fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Vale do Silício é o nome dado ao maior polo de tecnologia do mundo. Localizado em São Francisco, na Califórnia, a região abriga grandes empresas e centros de estudos de tecnologia. Nesse local, acontece uma série de testes e lançamentos de soluções que transformam a vida de milhares de pessoas.

O conhecimento e as inovações que são compartilhadas no Vale do Silício fazem região, um verdadeiro polo de tendências dos mais diversos segmentos, entre eles transporte e logística.

A dLieve esteve no Vale do Silício no início de 2019 para uma imersão, com objetivo implementar novas estratégias para os negócios e futuramente expandir seus negócios para o mercado internacional.

Confira nosso webinar sobre as Tendências em Logística e Transporte do Vale do Silício

webinar-tendencias

 

Transporte e logística no Vale do Silício

O Vale do Silício é formado por empresas que estão criando soluções para facilitar processos em variados ramos de negócios. No que diz respeito ao transporte e logística, muitas iniciativas estão sendo tomadas.

Nota-se que a preocupação dos profissionais não está mais resumida apenas em como fazer com que um produto vá de um determinado lugar para outro. Existem outros desafios que os especialistas buscam solucionar e você saberá mais sobre a seguir.

 

Same day e Next day delivery

Diminuir o tempo entre a compra e a entrega do produto é um desafio que as empresa estão querendo combater. O Same day e Next day delivery é uma estratégia onde é garantido ao cliente que o seu pedido será entregue no mesmo dia da compra ou no máximo no dia seguinte.

Acontece dessa forma com restaurantes e farmácias, mas as empresas querem ampliar a estratégia aplicando em outros segmentos. Dessa forma, diminuiria o tempo de espera e a expectativa em relação ao recebimento do pedido, aumentando assim, a satisfação do cliente.

Gigantes como a Amazon aplicam o modelo Same day através do Amazon Prime. A entrega no mesmo dia está disponível em mais de três milhões de itens em pedidos qualificados acima de US $ 35. Outro exemplo é o Walmart, que lançou o next day delivery nos EUA de forma gratuita.

 

Informação em tempo real

A informação em tempo real é uma necessidade para quem trabalha com a entrega de produtos. Apesar disso, poucas empresas no Brasil utilizam esse recurso. Nos Estados Unidos, por exemplo, o recurso é considerado como obrigatório.

Ter acesso a esse tipo de informação pode ajudar a empresa a solucionar os problemas no momento em que eles aparecem. A informação em tempo real funciona para todos os envolvidos no processo: o vendedor, o embarcador e o cliente final.

No Brasil, essa tendência é o que propõe o sistema da dLieve. Clique aqui para saber mais e solicitar uma demonstração gratuita.

 

Transporte com Drones tripulados

Algumas empresas estão há mais de dez anos trabalhando no desenvolvimento de soluções que permitam o transporte de passageiros sobre a terra.

Os drones tripulados são parecidos com carros, que podem sobrevoar pequenas áreas. Ainda há muito o que ser feito nesse sentido, principalmente no que diz respeito à legislação.

transporte e logística drones

 

Lockers em locais estratégicos

Lockers são armários posicionados em locais estratégicos. O pedido do cliente é deixado naquele local e uma senha é enviada para que ele possa ir até lá, quando quiser, para retirá-lo.

A Amazon e a Fedex já utilizam esse método, que diminui os custos com a taxa de entrega para o cliente e os custos de logística para a empresa.

transporte e logistica lockers amazon

 

Entrega dentro da sua casa

É uma prática que ainda está sendo testada. Clientes que têm as “smart lockers” – fechaduras digitais, podem gerar uma senha para o entregador no momento em que ele chega. O entregador recebe a senha temporária, entra na casa e deixa o produto no local adequado.

Nos Estados Unidos, o teste já vem sendo realizado pela empresa Walmart. Se o produto entregue for perecível, o entregador pode deixá-lo dentro da geladeira. O recurso oferece maior comodidade ao comprador e garantia de entrega para a empresa.

 

Bicicletas elétricas com Baú na frente

Outro recurso que já vem sendo utilizado por lá são as entregas com bicicletas elétricas. A solução pode ser usada, principalmente, para entregas em regiões mais próximas e de áreas planas.

Usando 3 bicicletas para fazer entregas, a empresa consegue economizar 365 litros de gasolina por dia. Além disso, esse transporte não agride o meio ambiente e não atrapalha nem é afetado pelo trânsito.

 

Entregas com Drones

A entrega com drones começou a ser testada nos Estados Unidos há alguns anos. Os testes foram realizados por grandes empresas, como Amazon. No Brasil, a empresa iFood fez o seu primeiro teste com drone durante o carnaval de São Paulo.

O uso do recurso ainda enfrenta alguns desafios, como por exemplo a redução de ruídos, o trânsito dos equipamentos e até a própria legislação, que ainda não foi criada. Ainda assim, há um grande potencial para o uso de drones, facilitando os processos para muitas empresas.

transporte e logística drones

 

Uma entrega de “valor”

O transporte e logística de entregas se tornou uma consequência natural da venda de um produto. Todos os clientes esperam que haverá uma opção para receber o pedido. Ou seja, oferecer um serviço de entrega não é mais um diferencial.

As empresas estão à procura de recursos que satisfaçam os clientes e ofereçam valor, entregando mais do que o produto comprado. Com isso, no Vale do Silício, os desafios de transporte e logística estão relacionados com a forma que a entrega será feita. Procurando sempre atender uma necessidade específica e tornando o processo personalizado.

Medir os índices de experiência do cliente vai ajudar a empresa a obter melhores resultados. Falamos sobre isso no artigo sobre ROX.

A dLieve voltou do Vale do Silício com muita informação e insights sobre tendências e os testes que estão sendo desenvolvidos. Todo esse conteúdo tem sido aplicado diariamente em pesquisas internas para aprimorar os recursos e ferramentas oferecidos em seu sistema. O objetivo é sempre entregar as melhores soluções para atender as necessidades dos clientes.

webinar-tendencias

Confira todas as funcionalidades que já foram desenvolvidas até hoje clicando aqui.

Além de todas as novidades, a dLieve foi uma das empresas selecionadas para o Programa Startout Brasil e estará em Toronto, conectada com um dos melhores ecossistemas de inovação do mundo! Continue acompanhando os conteúdos do blog para saber todas as novidades que a dLieve vai trazer na bagagem.  Solicite uma demonstração gratuita!

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve