Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Os clientes são os maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empresa. Quando aprovam um produto, a tendência é indicá-lo. Por outro lado, se a experiência foi insatisfatória a empresa receberá críticas e não será mais considerada pelos consumidores. Você sabia que existe uma nova métrica para medir a satisfação de seus clientes?

As métricas são importantes para estimular melhorias na empresa. Marcas que não medem os impactos de suas ações não são capazes de evoluir seus serviços. Por isso, é fundamental medir seus resultados.

ebook kpi logistica

 

Usando ROX para medir a experiência do cliente

O mundo está mudando em ritmo acelerado, mas nem todas as empresas estão acompanhando essas mudanças. Algumas companhias apenas observam e reagem de forma lenta, impactando em como os seus clientes vão interagir com seus produtos e a experiência que terão desse relacionamento.

A empresa deve estar atenta em medir a experiência que o cliente tem com sua marca, pois isso impacta nos resultados do negócio. As métricas usadas até o momento não são mais suficientes para avaliar esses dados. É necessário buscar novas alternativas. ROX é a métrica que pode ajudar a sua empresa. Mas afinal, o que quer dizer isso?

 

O poder do consumidor conectado

A transformação digital mudou a forma com que pessoas e empresas se relacionam. Ela adicionou novos mecanismos para tornar o relacionamento mais ágil e prático, com isso surgiram dispositivos, redes sociais e aplicativos.

Conseguir acompanhar e se comunicar com o cliente em todos os mecanismos que a tecnologia oferece é um desafio que as empresas vem enfrentando desde então. Monitorar a jornada do cliente e identificar quais são os fatores que os conectam à marca deve ser uma tarefa constante, contar com algumas ferramentas pode facilitar essa tarefa.

rox

ROX (Return on Experience) é uma métrica que mede o Retorno da Experiência. A métrica mensura e traduz os dados sobre a experiência do cliente, ajudando a empresa a identificar, criar e promover ações e melhorias para tornar a experiência cada vez mais interessante para o consumidor.

 

Como melhorar o ROX na sua empresa

O relatório Consumer Insights Survey 2019, publicado pela PwC, mostra que os consumidores que estão dispostos a pagar preços mais altos são os mesmos que utilizam dispositivos inteligentes em suas casas. Esses consumidores buscam por serviços personalizados e costumam comprar pela internet com mais frequência.

Informações como essas são enriquecedoras, mas só serão obtidas se a empresa investir na identificação e medição dos dados. Veja como melhorar o ROX na sua empresa.

 

1. Invista na experiência do colaborador (employee experience)

Employee experience é um conjunto de ações desenvolvidas pela empresa para oferecer uma experiência melhor aos seus colaboradores. Profissionais mais felizes atendem melhor e buscam oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes. Com isso, a empresa terá colaboradores dedicados em oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

 

2. Construa uma comunidade com valores

Sua empresa de logística, independente do ramo de atuação, deve ter presença digital. As redes sociais têm o potencial de construir comunidades, dando espaço para que todos possam se expressar. Empresas atuantes nas redes sociais devem mostrar mais do que produtos, devem compartilhar seus valores e tornar o cliente parte disso. Se a sua empresa preza pela pontualidade, por exemplo, deve atuar de forma que isso fique transparente para seus seguidores e futuros clientes.

A pontualidade é algo que você, enquanto gestor, pode dominar. Basta eliminar processos manuais e optar por automação. Com um sistema de automação você consegue otimizar as rotas de entrega, bem como acompanhar em chat direto com o motorista, se existe algum problema na rota dele que irá atrasar ou impedir a entrega.

 

3. Crie experiências personalizadas para o cliente

Os clientes estão mais interessados na experiência que eles têm desde o processo de compra até o recebimento da mercadoria, do que no uso do produto em si.

rox

Uma experiência personalizada, com foco no cliente e ainda assim inovadora, tem muito mais a agregar do que um produto que é vendido em todas as lojas. A empresa deve investir em ações que surpreendam o cliente, construindo um relacionamento e conquistando-o para novas compras. Mas acima disso, fazer todo esse processo de forma facilitada e utilizando-se de métodos ágeis.

Experimente oferecer processos de compra melhorada aliado à serviços de entregas que encantam. A dLieve pode auxiliar nesse processo, e fazer com que a entrega ao cliente seja positiva para a sua marca.

 

4. Cuidado com os dados dos clientes

Os clientes estão mais informados sobre o uso e a importância de suas informações para as marcas. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para controlar a forma com que as empresas captura, armazenam e utilizam as informações de seus clientes. É preciso estar atento para lidar com essas informações de forma segura.

 

Medir a experiência do cliente é o caminho mais eficiente para que a empresa entenda a satisfação de seu público. Sistemas de gestão de entregas são ferramentas que podem ajudar com essa tarefa. As empresas que atuam no segmento de entregas, encontrarão dados e relatórios que vão apoiar o processo de ROX.

Conheça o sistema dLieve e explore todas as potencialidades que um sistema de gestão de entregas pode fazer pela sua empresa. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do sistema.

 

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve