fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O cenário da logística e dos transportes mudou nos últimos anos. A revolução tecnológica e a transformação digital estão proporcionando ferramentas para tornar os processos mais eficientes e ágeis. Atualmente, garantir a entrega de um produto é uma necessidade básica para as empresas, não mais um diferencial. Por isso, ter controle logístico é parte fundamental de todo o processo.

As métricas e indicadores de desempenho são essenciais para que a empresa possa identificar seus erros e melhorar seus processos. Veja nesse E-book como avaliar a sua gestão logística com KPIs.

ebook kpi logistica

 

Torre de controle logístico na prática

A torre de controle consiste em uma central de integração e inteligência logística, criada para melhorar a eficiência dos processos. Nesse método, o foco é dado ao planejamento, aos processos, execução, métricas e correção dos problemas em tempo real. Ou seja, a empresa consegue minimizar os erros e garantir uma melhor eficiência em toda sua cadeia.

A metodologia da torre de controle é formada pelos pilares de segurança, qualidade, produtividade e redução de custos. Além disso, utiliza algumas ferramentas para atingir o objetivo. Entre essas ferramentas estão:

  • Conexão de metas;
  • Automação;
  • Rastreabilidade;
  • Monitoramento;
  • Programação;
  • Padronização operacional;
  • Uso de métricas;
  • Excelência na execução.

Em suma, a torre de controle logístico permite que a empresa veja, identifique e tome atitudes. A metodologia é um apoio para a tomada de decisão. Dessa forma, diminui-se o tempo de dias e horas entre a resolução de um problema, permitindo que a empresa faça mais, com menos. Maximizando assim seus potenciais e reduzindo os custos.

controle logístico

Os 3 pilares base

Uma torre de controle logístico opera com base em 3 pilares. São eles:

  • Tecnologia: é necessário contar com as informações que são recebidas através de algumas tecnologias, como ERP, Rastreamento, TMS, Comunicação com motorista, sistemas de análises etc. Esses dados devem ser centralizados, fazendo com que essa conexão ajude na tomada de decisão. O pilar da tecnologia permite que a empresa tenha visibilidade em tempo real e consiga gerenciar seus processos.
  • Pessoas: conduzem os processos e tomam decisões de acordo com as informações a que têm acesso. Essas decisões são responsáveis por resolver os problemas bem como criar estratégias que ofereçam resultados operacionais positivos para o negócio.
  • Processos: a torre de controle logístico é capaz de operar com diversos processos. A empresa consegue desenvolver o planejamento, executar pagamentos, fazer auditoria de fretes, cotações, além de analisar o tempo real de cada transporte e outros recursos.

 

Área de atuação

Todos os processos são acompanhados por meio da torre que controla desde o momento da saída do produto até o seu destino final. Nesse sentido, a torre de controle logístico pode ser utilizada para atuar em algumas frentes da empresa. Veja quais são:

  • Tempo improdutivo e movimentações desnecessárias: ajuda a identificar as rotas que são muito longas e aumentam o custo operacional. Além disso, acompanha as rotas, aguarda a carga e descarga no local de entrega e identifica trajetos desnecessários.
  • Capacidade produtiva: acompanha e apresenta informação sobre a produtividade das equipes e o desempenho dos recursos utilizados, como máquinas, equipamentos etc.
  • Ociosidade veicular: verifica e entrega informações sobre a melhor ocupação da capacidade do veículo.
  • Tratativa de ofensores: ajuda a lidar com problemas como quebra mecânica, abastecimento, pneus furados, restrições e outros incidentes ou ocorrências.
  • Custos operacionais: entrega informações sobre os custos da operação, como o pagamento de aluguéis, consumo de combustível, custo de insumos, pneus e peças.
  • Roteirização e programação: apresenta informações sobre o raio de rodagem, a quantidade de coletas e entregas, necessidades de atendimento de cada demanda etc.
  • Turnover: ajuda a reduzir os casos de turnover, com a avaliação e aplicação de melhorias da jornada de trabalho dos motoristas e equipe operacional.

 

torre de controle logistico

Foto: Grupo Apisul

 

Benefícios observados

  • Redução de custos nas operações: reaproveitamento de veículos para outras entregas. A torre de controle logístico mostra as entregas de uma mesma região, assim é possível usar um veículo para realizá-las.
  • Informação e monitoramento em tempo real: a informação é online, isso permite que a empresa saiba exatamente o que está acontecendo com a entrega e possa tomar decisões de forma rápida.
  • Diferencial competitivo para a empresa: a torre de controle logístico ajuda a aumentar o desempenho da operação, reduz o tempo de entrega e oferece mais segurança aos envios.
  • Maior eficiência em tomadas de decisões: proporciona maior eficiência até para grandes embarcadores, que precisam acompanhar a satisfação de todos os envolvidos no processo.
  • Visibilidade para aumentar a sua receita: a empresa pode compartilhar as informações objetivas por meio da torre de controle logístico com outros mercados que oferecem oportunidades de maiores ganhos.
torre de controle logístico

Foto: IBL Logística

 

A metodologia que se encaixa na sua operação

A torre de controle logístico é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer modelo de negócio. Seu conceito e aplicação não foram desenvolvidos com o foco no atendimento a um determinado tipo de operação.

Qualquer empresa de transporte e logística pode usar a metodologia, independentemente do que será transportado. Isso quer dizer que até mesmo grandes operações podem contar com os benefícios desse recurso.

 

Visibilidade operacional é a chave

O sucesso de uma gestão de processos logísticos só é possível quando a empresa identifica seus gargalos e consegue solucioná-los em tempo de não prejudicar o cliente ou o seu próprio investimento. Para isso, é fundamental ter a visibilidade de toda operação. É nesse ponto que a torre de controle logístico se faz tão necessária e eficaz.

A metodologia permite que a empresa tenha visão sobre tudo que está acontecendo em seus processos, podendo agir de forma ágil e eficiente.

A dLieve desenvolveu um sistema de automação completo para atender as necessidades das empresas que atuam com gestão de entregas, nos mais diversos segmentos. Podendo ser inclusive customizável, para corresponder às expectativas mais exigentes dos clientes. O sistema, estrutura os pilares da torre e oferece todo o suporte para as tomadas de decisões, através de suas ferramentas e funcionalidades.

Quer maximizar a eficiência logística da sua empresa, tendo controle operacional, tático, estratégico e reduzindo os custos? Inclua a torre de controle logístico na rotina da sua empresa. Em seguida, veja como a dLieve pode ajudar! agora.

Continue acompanhando o blog da dLieve e mantenha sua equipe informada sobre tudo o que acontece no mundo da logística e dos transportes.

 

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve