Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A logística de transporte apresenta desafios que precisam ser superados diariamente. Garantir uma boa gestão do transporte, ter segurança para as cargas, aumentar a eficiência e a rapidez nas entregas, automatizar os processos, são apenas alguns deles. Contar com um software para logística de transporte é o caminho para saná-los.

Por outro lado, é necessário saber qual solução contratar. Neste artigo, mostraremos quais são as 5 funcionalidades obrigatórias em qualquer sistema especializado em gestão de entregas. Confira!

Tela do app de gestão de entregas dLieve

Tela do app de gestão de entregas dLieve

 

O que você entende por logística de transporte?

Importante lembrar que a definição de logística de transportes diz respeito a responsabilidade de transportar o maior volume de mercadorias, utilizando um número menor de custos e recursos e garantindo maior agilidade.

Não é apenas entregar um pedido ao cliente que realizou a compra, é necessário criar uma rota efetiva, para gastar menos combustível e exigir menos do veículo.

Isso deve ser feito em um curto espaço de tempo, atendendo o prazo de entrega informado ao cliente e garantindo a integridade dos pacotes. O processo deve se repetir inúmeras vezes, pois o volume de pedidos a serem entregues costumam ser altos.

O desafio está justamente em unir economia, agilidade e efetividade em um processo que deve ser replicado inúmeras vezes. Algumas funcionalidades, específicas de um software para logística de transporte são fundamentais para chegar a essa equação. Veja quais são a seguir.

 

1. Automatização de Rotas

A roteirização das entregas é, sem dúvidas, um dos processos mais complexos da logística de transportes. As empresas que não utilizam um sistema de gestão de entregas realizam essa tarefa manualmente. Para isso, é necessário contar com uma equipe ou profissional de planejamento.

A automação elimina esse processo, pois realiza a roteirização em poucos segundos. Além disso, o roteiro pode mudar ao decorrer do dia, caso o sistema identifique que um novo trajeto será mais rápido e econômico.

 

2. Previsão do horário de chegada

Saber o horário em que o pedido vai chegar é uma comodidade para o cliente e segurança para a empresa. Com essa informação, o cliente pode se programar para estar no endereço no momento da entrega. Dessa forma, empresa reduz consideravelmente os custos com uma nova tentativa de entrega.

relacionamento com o cliente

 

3. Visualização das entregas em tempo real

A gestão das entregas será mais segura com o acompanhamento em tempo real. Através do mapa, o gestor confirma se o entregador está cumprindo com a sua rota ou ainda se sofreu algum imprevisto. Ao sinal de qualquer problema no percurso, medidas de segurança poderão ser tomadas para evitar a perda da carga.

| Veja como rastrear mercadoria em tempo real utilizando o sistema dLieve

 

4. Chat direto com o motorista

O motorista identificou um problema com as informações de um cliente, como um erro de dados? Ou a central logística precisa realizar uma alteração no endereço de entrega? A comunicação pode ser feita de forma simples e rápida.

Por meio da funcionalidade de chat com o motorista, é possível estabelecer uma comunicação e evitar impactos na entrega.

 

5. Registro digital de assinaturas

No ato da entrega, o motorista solicita que o cliente registre o recebimento por meio de sua digital. Essa função elimina o risco de fraudes, reduz o volume de canhotos que precisam ser armazenados e automatiza a confirmação das entregas. Não será necessário aguardar o retorno do entregador para confirmá-las.

 

 

Conclusão

As 5 funcionalidades listadas acima são obrigatórias em todo software de logística para transporte, pois garantem maior efetividade nos processos, aumentam a segurança e agilizam as entregas.

Contar com um sistema que oferece todos esses recursos será fundamental para melhorar a gestão de entregas da sua empresa e garantir um melhor relacionamento com o cliente.

A dLieve desenvolveu um sistema completo com o objetivo de automatizar a logística de transporte nas empresas. O sistema conta com as 5 funcionalidades que listamos acima, além de uma gama de opções para auxiliar em todo o processo logístico do seu negócio.

O sistema da dLieve é indicado para empresas que precisam ter um diferencial competitivo e alcançar resultados mais expressivos em suas atividades. Conheça todas as funcionalidades que nosso software tem para oferecer para sua empresa!

dlieve gestão logística

Continue acompanhando o blog da dLieve e se mantenha informado sobre as tendências, novidades e ferramentas do setor.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve