fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A gestão de entregas deixou de ser apenas uma etapa do processo para se tornar uma estratégia de negócios, que influencia na redução de custos e experiência de compra do cliente. O alcance de bons resultados, se torna um processo natural para as empresas que contam com um bom planejamento logístico.

Depois do sucesso do e-book sobre indicadores de desempenho logístico, a dLieve preparou mais um e-book gratuito, desta vez sobre o planejamento logístico.

ebook planejamento logistico-cta-blog

O planejamento logístico vai ajudar a empresa a guiar os seus processos e tomar decisões mais assertivas. Dessa forma, é possível minimizar os impactos dos problemas enfrentados, reduzir custos e tornar a operação mais eficiente. Veja nesse artigo, 5 boas práticas de planejamento logístico para começar a aplicar desde já.

 

Os pilares de um bom planejamento logístico

O desenvolvimento de um planejamento logístico é o primeiro passo a ser tomado pelas empresas que querem otimizar seus processos de entrega. A ação está baseada em alguns pilares essenciais, como a frequência de monitoramento, a análise de indicadores, o entendimento das necessidades do cliente, entre outros.

A seguir, explicaremos quais são esses pilares e como utilizá-los. Confira!

 

1. Mantenha uma frequência de monitoramento

O monitoramento em tempo real permite que a empresa tome decisões ágeis, à medida em que os problemas vão aparecendo. Isso quer dizer que é possível evitar que o um imprevisto chegue até o cliente ou tome proporções maiores.

2. Convide a tecnologia para jogar no seu time

A tecnologia é um recurso fundamental para empresas que se preocupam com o futuro. É impossível se destacar no mercado e tornar o negócio competitivo sem contar com as suas ferramentas.

planejamento logístico

A tecnologia facilita os processos, diminui o volume de tarefas a serem executadas e as etapas necessárias para sua conclusão. Também possibilita muitas vezes, a integração entre setores, e com isso, torna a empresa mais eficiente.

3. Desempenhe uma logística proativa

A logística proativa é uma estratégia que ajuda a prevenir e minimizar as ocorrências. Por meio de recursos de monitoramento, antecipação de erros e falhas é possível identificá-los e desenvolver ações que diminuam ou até evitem os impactos negativos à operação.

4. Analise constantemente seus indicadores

Os indicadores de desempenho medem a eficiência e a qualidade dos processos e do atendimento ao cliente. Entre as informações obtidas por meio desse recurso, é possível identificar o volume de entregas que estão sendo realizadas no prazo, a satisfação do cliente com o serviço de forma geral, entre outros.

As informações são fundamentais para a tomada de decisões da empresa. Com base nesses dados, é possível aplicar melhorias que tornarão os processos mais eficientes. Somente medindo a eficiência de seus processos é possível melhorar os serviços.

5. Conheça as necessidades do cliente

Nenhum cliente é como o outro, e o mapeamento das necessidades dele vai ajudar a empresa a criar soluções que sejam adequadas a cada perfil. Quanto mais alinhada com as expectativas do cliente a empresa estiver, maior será o índice de satisfação em relação ao seu serviço.

planejamento logístico

O cliente é a peça fundamental do negócio, é para ele que todas as atividades serão executadas. Ou seja, não faz sentido ter uma operação que não esteja baseada nesse pilar.

 

Estratégias alinhadas ao seu propósito

Existe uma série de boas práticas que podem ajudar a otimizar e tornar a gestão da empresa mais eficiente. Neste artigo, elencamos as principais, pois sem qualquer um desses pilares sua gestão estará fadada a fracassar em algum momento.

No e-book sobre planejamento logístico, você vai encontrar outras estratégias que darão suporte e tornarão sua gestão mais eficiente.

 

Impedir alguns problemas pode ser impossível, mas a diferença está na forma com que a empresa vai lidar e resolver cada um deles. Acompanhar todos os processo de perto e saber exatamente o que está acontecendo com os procedimentos realizados dentro e fora da empresa é essencial para isso.

Por esse motivo, ter um sistema de gestão de entregas com monitoramento em tempo real é fundamental. A dLieve pode te ajudar com essa e diversas etapas do seu planejamento logístico. Veja as funcionalidades que o nosso sistema oferece e solicite uma demonstração gratuita da ferramenta.

Para se manter sempre informado sobre as tendências da gestão de entregas, continue acompanhando o blog da dLieve.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve