Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Os KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de performance que medem o desempenho dos serviços e pode ser utilizado em diversos segmentos. Na logística, o mais utilizado e essencial é o OTIF (On-Time In-Full), que na tradução livre para o português significa que o produto foi entregue de forma completa e no prazo.

Confira também como calcular outros indicadores de desempenho no eBook “KPI Logística

ebook kpi logistica

Neste artigo, vamos explicar o que é esse indicador, a sua importância para o segmento de logística e como ele pode ser calculado. Confira!

 

O que é OTIF?

O On-Time In-Full (OTIF) é um indicador de performance que mede o desempenho de dois aspectos da logística:

  • On time: é a pontualidade da entrega, ou seja, se o cliente recebeu seu pedido no prazo;
  • In full: refere-se à situação em que o pedido foi entregue. Isso quer dizer se foi recebido completo, sem erros.

Esse indicador também pode usar a sigla DIFOT (Delivery In-Full On-Time) que quer dizer que a entrega foi feita por completo e dentro do prazo. No Brasil, a sigla não é tão utilizada. Por isso, sempre que o objetivo for avaliar se uma entrega foi feita dentro do prazo e sem erros, OTIF é a sigla utilizada.

On Time

Entregue no prazo significa que a empresa conseguiu realizar a entrega para o seu cliente na data acordada ou até antes do prazo definido na compra.

Um ranking do Reclame Aqui, site de registro de reclamações, revelou que a queixa mais registrada, no ano de 2018, é referente ao atraso na entrega. Por isso, a empresa que consegue atender o On Time se diferencia no mercado atual.

In Full

Entregar um produto no prazo não é suficiente para o cliente. Ele quer receber o seu pedido sem qualquer avaria, dano ou problema. Dentro das especificações informadas ou definidas no ato da compra (isso inclui cor, quantidade, etc). Por isso, o termo In Full refere-se ao número de pedidos que foram entregues por completo.

 

otif controle de entregas

Como calcular o OTIF?

Para calcular o OTIF, primeiramente, deve-se multiplicar o desempenho de cada indicador separadamente. Após ter os dados percentuais do desempenho de On Time e In Full, multiplica-se as duas informações. Vamos a um exemplo:

A taxa de entregas no prazo foi de 92%;

A taxa de entregas completas, sem erros foi de 79%;

OTIF: 0,92% x 0,79% = 0,726

Os resultados do indicador podem ser estimados de 0 a 1. Sendo 0 considerado como péssimo e 1 como ótimo. Alcançar a métrica máxima é um grande desafio, levando em consideração que diversos fatores são avaliados separadamente.

 

Tecnologia para KPIs de logística

O uso de KPIs na logística é fundamental para medir o desempenho do serviço e oferecer melhorias para o cliente. Porém, a obtenção dessas informações deve ser útil, retornando os dados de forma rápida, do contrário não será possível utilizá-las.

Por isso, as empresas devem contar com soluções que permitam que os dados sejam capturados e mensurados quase que de forma imediata. Nesse sentido, apenas um sistema logístico será capaz de atender a empresa.

O software aumenta a eficiência da operação e contribui para que o gestor consiga acompanhar e mensurar os indicadores chave.

 

OTIF e outros KPIs com dLieve

Apesar de sua importância para o mercado de logística, o indicador OTIF é apenas uma das métricas que um gestor deve acompanhar. Existem outros KPIs que podem ser acompanhados e avaliados pelo sistema dLieve, uma ferramenta de gestão de entregas, coletas e serviços.

Por meio do sistema dLieve, o gestor pode calcular métricas como o OTD (On Time Delivery), que apresenta resultados sobre as entregas feitas no prazo. Além de uma série de funcionalidades. Veja alguns dos KPIs entregues pelo dLieve.

 

previsao horario de chegada1. OTD (On-Time Delivery)

O indicador apresenta a porcentagem de entregas que foram realizadas dentro do prazo. Ou seja, sem atraso. Isso quer dizer que sempre que o cliente receber seu pedido antes ou na data acordada no momento da compra, o indicador OTD foi positivo ou alcançou a meta.

 

visibilidade em tempo real2. Taxa de devolução

Essa métrica indica qual foi a taxa de devolução de um total de pedidos entregues. A devolução pode acontecer por diversos fatores, que poderão ser identificados posteriormente. Com esse indicador, o objetivo é identificar se a taxa de devolução é crítica ou está dentro dos limites.

 

3. Índice Ocorrências

Indica qual a porcentagem de ocorrências geradas por um total de pedidos. Nesse dado diversos fatores podem ser considerados, como a notificação de atraso, extravio, produto danificado, entre outros.

A partir da informação, a empresa pode criar estratégias para minimizar o resultado negativo.

 

4. Melhores motoristas

Permite identificar quais são os motoristas melhor avaliados.

Os clientes têm acesso a um sistema de avaliações, no próprio aplicativo de entregas, onde podem avaliar o serviço do motorista.

 

alerta-de-atrasos5. Melhores transportadoras

O dado é gerado a partir de uma série de informações. Ao final da análise, é gerado um resultado de quais são as melhores transportadoras. Com isso, a empresa tem mais segurança na hora de contratar um determinado serviço.

 

Avalie a sua gestão com esses indicadores de desempenho

Por meio de uma análise de KPI, a empresa pode avaliar suas entregas e processos buscando soluções para melhorá-los. Basta preencher o formulário abaixo com os seus dados, e terá acesso ao material.



 

Como a dLieve pode ajudar?

O OTIF, assim como os outros indicadores apresentados previamente, são fundamentais para o sucesso do negócio. Identificar os principais problemas que o serviço de entregas pode apresentar é o primeiro passo em busca de uma solução para os clientes.

É importante enfatizar que os indicadores podem apresentar informações críticas sobre o negócio e evitar que problemas maiores sejam causados. Atender o cliente com excelência e oferecer o melhor serviço deve ser a prioridade de quem atua no segmento de logística.

Contar com um sistema de gestão logística permite monitorar, gerenciar e metrificar todo o processo com a automatização. Gerando, assim, uma melhor prestação de serviços e redução de custos.

dLieve é um sistema de gestão de entregas que tornará a todo o procedimento de logística da empresa mais eficiente. O processo passa a ser acompanhado de ponta a ponta, permitindo que o cliente também tenha acesso ao seu pedido, acompanhe o envio e com isso reduza o número de entregas não realizadas.

dLieve veio ao mercado para inovar no processo de gestão logística, pensando em solucionar problemas e dores, seja de embarcadores, indústrias, operadores logísticos e acima de tudo, melhorar e aumentar a satisfação e experiência de compra dos clientes.

 

Somos o sistema de gestão de entregas com mais funcionalidades do mercado brasileiro!

Dentre as principais funcionalidades utilizadas por gestores, estão:

  • Previsão de horário de chegada,
  • Alertas de atrasos,
  • Chat com o motorista,
  • Assinatura digital,
  • Monitoramento em tempo real,
  • Controle de jornada,
  • Controle de reagendamentos,
  • Redução de logística reversa,
  • Controle de pagamentos e mais uma série de soluções.

Veja como nosso software pode solucionar os seus problemas e proporcionar maior escalabilidade para o seu negócio.

 

Conheça todas as funcionalidades da dLieve!

dlieve gestão logística

1 Comentário

  1. maquinaria ocasion arburg

    No habia regresado tu sitio web por un tiempo, porque me pareció que era pesado, pero los últimos articulos son de buena calidad, así que supongo que voy a añadirte a mi lista de blogs cotidiana. Te lo mereces amigo. 🙂

    Saludos

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve