Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve

Os impactos de não ter gestão logística em tempo real

por | 28/01/2020 | Logística | 0 Comentários

Empresas que não têm gestão logística em tempo real perdem capacidade de melhorar o atendimento de acordo com as necessidades e o perfil dos seus clientes. Isso porque faltam dados e informações confiáveis e atualizadas sobre os processos.

Outros aspectos também são prejudicados pela falta de informação e otimização do tempo. Neste artigo, vou mostrar quais são esses aspectos e você irá entender o que a sua empresa está perdendo por não investir em  gestão logística.

 

1. Tomada de decisões é demorada

A falta de indicadores em tempo real impede a agilidade na tomada de decisão, o que pode gerar diversas consequências negativas.  Da falta de entendimento global e controle das operações por parte do gestor, até problemas clássicos como o atraso na entrega.

devolucao de entrega

Quando a empresa não é notificada sobre um imprevisto durante o trajeto do entregador, como falha mecânica no veículo ou até por não ter encontrado o cliente no endereço, não é possível orientá-lo sobre como proceder.

Dessa forma, o entregador terá que retornar ao centro de distribuição com o pedido do cliente e fazer uma nova tentativa de entrega. Esse processo gera insatisfação para o cliente, transtornos e custos para a empresa.

A dLieve é um sistema de gestão de entregas que apresenta um dashboard com informações atualizadas sobre os status de entrega e outros indicadores. Clique na imagem abaixo para saber mais.

CTA dlieve sistema

 

2. Gastos elevados com pessoal

A falta de um recurso que faça o monitoramento de forma automática exige que a empresa invista em mais profissionais para fazer o acompanhamento dos status de entregas e ocorrências. A contratação gera mais custos para o negócio.

Além disso, tarefas manuais podem ser demoradas e estão sujeitas a falhas humanas, que podem ser minimizadas quando são automatizadas.

gastos com pessoal

 

3. Falhas no atendimento ao cliente

A falha no atendimento ao cliente pode acabar sendo mais um resultado negativo dos dois tópicos anteriores.

Quer um exemplo? Vamos imaginar que a sua empresa não acompanha indicadores em tempo real e não sabe que determinada entrega está atrasada.

Mesmo contando com mais funcionários, pode ser difícil dar conta de todas as cobranças em relação aos pedidos. Sendo que é preciso entrar em contato com o motorista para só depois repassar essa informação, a fim de que ela chegue até o cliente final que já está impaciente com a falta de transparência na entrega da encomenda.

Quando a comunicação não é automatizada, o tempo de resposta ao cliente é maior – o que acaba causando transtornos. Isso quando o cliente consegue contato imediato. Interferências, linhas ocupadas ou profissionais que não estão em seus postos podem fazer com que o atendimento leve ainda mais tempo para ser realizado.

Além disso, a empresa pode tentar contato com o cliente para alterar a data da entrega ou informar sobre um atraso e não conseguir.

tempo de resposta ao cliente

Essa demora na tratativa com o cliente era um grande problema enfrentado pela BAT Transportes. Isso porque as chamadas dos clientes eram frequentes e sempre que o cliente queria saber sobre sua entrega, o operador logístico precisava ligar para o entregador, se informar sobre o status do transporte e, em seguida, retornar para o cliente.

O processo era demorado, pois era feito manualmente, envolvida mais de um processo e acabava gerando custos para a empresa. A empresa também corria o risco de não conseguir contato com o motorista e ter que fazer o cliente esperar.

A solução encontrada pela BAT Transportes foi investir em um sistema de gestão de entregas e logística que permitisse o monitoramento em tempo real, entregando dados atualizados sobre os pedidos dos clientes, e a comunicação de forma automatizada, por meio de aplicativo.

Por consequência, a BAT Transportes conseguiu reduzir em 90% o tempo de resposta ao cliente. Assim, a empresa conseguiu melhorar o desempenho de suas operações e de seu atendimento.

bat transportes case logística“Hoje não sofremos mais com erros no repasse de informações entre o motorista e a central. Acessamos o sistema e já vemos exatamente onde ele se encontra.”

Claudio Passos  – Gerente de Transporte na BAT Transportes

 

 

Logística e tecnologia caminham juntas

Nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu consideravelmente no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística 4.0 baseada em soluções e ferramentas inovadoras permitem que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.

Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente.

Entre essas soluções estão sistemas como dLieve, que permite a integração das três pontas da cadeia – embarcadores, transportadoras e clientes finais – e que é focado no processo de entregas e coletas, proporcionando que a gestão seja feita em tempo real.

O software da dLieve oferece diversos recursos para automatizar o processo de entregas e reduzir custos , ele:

  • Faz a otimização de rotas de forma automática, sempre que o motorista tiver um imprevisto;
  • Informa a previsão de chegada do pedido para o cliente;
  • Permite que o cliente altere o dia de entrega do seu pedido;
  • Emite alerta de atrasos para o cliente e operadores logísticos;
  • Oferece ferramenta de chat para facilitar a comunicação com o motorista;
  • Faz o controle da jornada de trabalho dos motoristas;
  • Apresenta indicadores das atividades do processo logístico;
  • Entre outros recursos.

Com o sistema dLieve, o entregador não ficar guardando diversos papéis de canhotos de entrega. A confirmação é feita diretamente no aplicativo, por meio da assinatura digital.

assinatura digital

Esse recurso evita que os operadores dependam dos canhotos assinados para dar baixa no sistema. Tudo é feito de forma automática.

O software também permite integração com TMS, ERPs e sistemas via API, EDI, WEBSERVICE e outros modelos. É um sistema que oferece assertividade, facilidade e mais qualidade para toda operação.

Quer saber tudo que o sistema dLieve pode fazer por sua operação logística? Preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas.

 

dlieve gestão logística

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *