Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Além de saber a localização da carga e o andamento das entregas, a melhora do monitoramento logístico pode envolver até mesmo atividades que contribuam com a capacitação da equipe logística.

Ao implantar algumas medidas, você evita problemas com a mercadoria, consegue mais eficiência e segurança nos processos e ainda transmite mais a confiança ao cliente.

Veja como melhorar o monitoramento das suas operações logísticas com essas 3 dicas que listamos abaixo!

 

Como investir em monitoramento logístico

O monitoramento logístico é um processo realizado pelas empresas que querem ter total controle sobre o envio da carga, além de mais produtividade e segurança.

Na prática, a empresa pode aliar medidas mais técnicas, como a aquisição de softwares de rastreamento até outras ações que envolvem a capacitação dos colaboradores.

Vale lembrar que o transporte rodoviário no Brasil é responsável por 61% das cargas movimentadas, os outros 39% são divididos entre o transporte aéreo e marítimo. O monitoramento pode e deve ser aplicado em qualquer um desses modelos.

Com o monitoramento logístico, a empresa consegue:

  • Minimizar ou até evitar problemas com a entrega;
  • Aumentar o controle de suas operações;
  • Ter mais segurança em sua operação;
  • Tornar os processos mais produtivos;
  • Reduzir os custos.

 

comercial e logística

Com o sistema dLieve é possível dar baixa nas entregas de forma muito mais rápida, pois o andamento da atividade é acompanhado em tempo real.

A melhora das atividades impacta diretamente no empenho da equipe logística. Além disso, o monitoramento logístico aproxima o cliente da empresa, torna o processo mais transparente e aumenta a confiança do público.

 

1. Tenha informação de posicionamento em tempo real

Hoje em dia, o rastreamento é requisito imprescindível no transporte de mercadorias, principalmente porque pode minimizar os roubos de cargas. Porém, sozinho, ele não entrega o volume e a exatidão de informações que são necessárias para o processo logístico.

O recurso é utilizado para informar a localização da carga, contudo apenas informar sobre a posição da carga não é mais suficiente para uma gestão logística moderna. É necessário dispositivos que informem, por exemplo, como estão os indicadores de entregas em tempo real, que informem quais e porque ocorrências estão sendo registradas. É dessa forma que o gestor consegue se munir de informação para ter um monitoramento completo sobre sua operação.

Contar com um mecanismo de baixo custo para ter a capacidade de monitorar – visto que há sistemas que só precisam de um aplicativo instalado em qualquer smartphone android – é diferente de ter que instalar um hardware no veículo, como é o caso dos rastreadores.

Por exemplo, um sistema de gestão e monitoramento logístico como o da dLieve auxilia o gestor a dar baixa nas entrega em tempo real, permite comprovação eletrônica de entregas por meio de foto e assinatura digital.

Além disso, o sistema dLieve possui diversas funcionalidades que contribuem não só com o monitoramento logístico, mas com todo o processo de entrega. O software oferece valor para transportadoras, embarcadores e clientes finais, pois todos são beneficiados pelas vantagens da ferramenta.

Entre as principais funcionalidade da dLieve estão:

Previsão de horário de chegada

O cliente sabe quando vai receber seu pedido e consegue se programar para isso.

Otimização de rotas

O sistema otimiza as rotas de forma automática, de acordo com a proximidade dos endereços de entrega.

Controle de jornada

Informa os horários de início e fim da jornada dos motoristas, bem como as pausas para almoço e descanso. Os dados podem ser extraídos para gerar a folha de pagamento, em cumprimento com a legislação trabalhista.

Assinatura digital

A dLieve também acaba com o “pesadelo dos canhotos de entrega” ao oferecer o comprovante de entrega digital. O cliente final assina ao receber o produto e após a confirmação do motorista, isso é computado de forma automática na ferramenta.

Quer conhecer todas as ferramentas do sistema? Solicite uma demonstração gratuita.

demonstração gratuita dlieve

 

2. Capacite sua equipe logística

Ter uma equipe preparada para lidar com novas tecnologias e atender às necessidades da empresa é fundamental para o sucesso dos negócios. Esses profissionais devem estar alinhados com os objetivos da empresa, entender como funcionam os processos e fluxos, além de saber lidar com todos eles.

O investimento em tecnologia é uma regra para organizações que querem crescer, alavancar seus negócios e aumentar suas vendas. Para isso, porém, é preciso contar com um time logístico preparado, principalmente para atender as necessidades dos clientes.

rox

O papel da instituição é promover essa capacitação, garantindo que todos estão atualizados com a legislação do setor, aptos para utilizar novos softwares, bem como garantir um clima organizacional positivo e instigante.

 

3. Saiba analisar o desempenho das operações

O desempenho das operações mostrará resultados importantes para a tomada de decisões do gestor. Isso quer dizer que a partir de indicadores de desempenho e da sua análise, o gestor logístico consegue identificar os pontos que precisam ser melhorados, corrigidos e também aqueles que estão com bom resultado.

gerente de logística

Com essas informações, esse profissional poderá desenvolver ações e aplicá-las de acordo com a necessidade de cada operação. Como por exemplo, indicadores de desempenho de prazo de entrega podem apontar se a empresa está conseguindo cumprir com o sla de entrega.

A partir desse dado, é possível fazer uma análise mais criteriosa para entender o que está prejudicando esses prazos.
Existe uma série de indicadores de desempenho que apresentam dados relevantes para o setor logístico. A empresa pode escolher aqueles que melhor atendem ao seu modelo de negócio ou até criar o seu próprio indicador.

 

Melhora de todo o processo

Quando a empresa passa a investir no monitoramento logístico, acompanhando todas as etapas de seus processos e identificando o desempenho de cada um, os resultados positivos começam a ser percebidos.

Para que o monitoramento logístico seja bem executado e retorne com as informações esperadas, é preciso ter planejamento. O planejamento é o início e a base de tudo.

No planejamento o gestor se atenta a sua equipe logística, para o mercado em que o negócio está inserido, observa as tendências, reúne insights e resultados de indicadores, além de refletir sobre as ferramentas que podem auxiliar todo o processo.

Ter um sistema de gestão de entregas e monitoramento logístico eficiente permite que a empresa tenha uma visão precisa do status de entregas e ainda consiga dar baixa nos pedidos com mais agilidade.

O sistema dLieve foi desenvolvido com objetivo de potencializar essa gestão e melhorar o monitoramento logístico. Aproveite para agendar uma demonstração do sistema preenchendo o formulário abaixo.

dlieve gestão logística

 

Continue acompanhando o blog da dLieve e fique por dentro das melhores práticas do setor logístico.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve