Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A logística reversa é o processo que envolve o transporte de cargas do produto comprado pelo cliente, desde seu endereço até a loja ou centro de distribuição. Geralmente, é utilizada para que o cliente possa devolver um produto recebido com defeito, erro ou qualquer outra necessidade.

O fluxo da logística reversa é um desafio à ser encarado pelas empresas, pois além de lidar com o transporte do produto que já foi entregue, é preciso dar continuidade e manter todas as outras entregas em dia. Apesar disso, implementar um sistema de logística reversa proporciona diversos benefícios. Nesse artigo, você irá conhecer quais são esses benefícios.

Enquanto isso, que tal assistir esse Webinar, que conta pra você quais são as tendências em logística e transporte que só tem no Vale do Silício?

webinar-tendencias

Entenda o que é logística reversa

A logística reversa é o processo inverso ao de entregas, onde o produto é retirado no endereço do cliente e levado de volta para a empresa. A logística reversa também pode ser realizada pelo próprio cliente, com base nas orientações da loja.

Um processo de logística reversa é utilizado quando o produto precisa ser devolvido ou entregue de volta à empresa. Isso pode acontecer por uma série de motivos, como por exemplo o defeito, a entrega errada, etc. Quando o transporte é realizado pela própria empresa ou transportadora contratada, é necessário ter um processo organizado e bem definido.

Esse processo, não se limita apenas a retirada do item em um endereço e a devolução em outro. O produto deve ser entregue em segurança, sem avarias e além disso, a empresa pode ainda ter que enviar um novo item para o cliente ou mesmo garantir seu descarte correto. Nesse sentido, a logística reversa pode ser dividida em etapas.

3 etapas básicas do processo

A logística reversa conta com três etapas para que seu ciclo seja concluído de forma segura e garanta a satisfação do cliente. O primeiro passo está na devolução. O cliente entra em contato com a loja informando o motivo da devolução e é orientado sobre o processo a ser feito.

Essa etapa pode ser executada pelo próprio cliente, enviando o pacote por meio dos Correios, ou pela empresa que envia um transportador para retirar o item.

logística reversa

Em seguida, após receber o item, a loja ou distribuidor envia o produto para o fabricante ou importador. Nessa etapa, o produto é recebido e avaliado para que possíveis problemas sejam identificados.

Por último, após avaliar as condições do item, o fabricante ou importador entra em contato com a loja, para realizar a troca do produto e encaminhá-lo ao cliente ou fazer a devolução do dinheiro. O produto recebido e identificado com defeito ou qualquer outro problema será descartado para reuso ou outra forma apropriada.

A devolução de mercadorias faz parte da logística reversa

A devolução da mercadoria faz parte da primeira etapa da logística reversa. Por esse motivo, é de interesse da empresa que faz a gestão das entregas, que o processo seja realizado de forma organizada. Isso vai garantir que a devolução não sofra atrasos ou quaisquer imprevistos.

O alto custo gerado pela devolução é um deles, mas é possível minimizá-los. Antes de iniciar, a empresa deve saber os custos que uma devolução geram para sua empresa. Veja como descobrir com a calculadora de devolução de entregas.

Benefícios para a economia

Uma série de vantagens estão envolvidas nesse processo de logística reversa. Sua empresa pode estar um passo a frente se utilizar um sistema de automação para fazer a gestão de entregas de maneira mais eficiente. Seja para a mercadoria ir ou voltar, não podem ocorrer erros ou imprevistos. O sistema da dLieve é completo e pode ainda ser customizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Conheça!

Destaque frente à concorrência

O processo de logística reversa é bem visto por muitos clientes. Isso influencia no momento de escolher entre uma e outra empresa para realizar uma compra. De acordo com uma pesquisa da Invest, 67% dos consumidores entrevistados pesquisam sobre o processo de devolução antes da compra. Sua empresa tem que ficar de fora das estatísticas ruins.

Consciência ambiental

cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, e isso também se tornou um fator a ser considerado na hora de uma compra. Uma pesquisa da Europanel, encomendada pela empresa Unilever, revelou que 85% dos brasileiros têm preferência por produtos fabricados de maneira sustentável. Isto quer dizer, que fazer parte do processo de logística reversa, em que os produtos retornados também tem seu destino de descarte correto, é importante!

Menor impacto para a economia

Um produto que foi devolvido pelo consumidor pode ser matéria-prima para o desenvolvimento de outros itens. Além disso, a empresa pode realocar a mercadoria. Um mercado que vem crescendo no país é o de revenda de produtos seminovos provenientes da logística reversa.

Os custos de produção são reduzidos, o impacto para o meio ambiente é menor e o cliente terá acesso a um produto de qualidade, porém com valor menor.

 

Vantagem competitiva para a empresa

A empresa será fortemente beneficiada por uma política de logística reversa. Além da economia citada no tópico anterior, construir uma imagem de empresa preocupada e compromissada com o meio ambiente é muito vantajoso.

Hoje em dia está mais forte a tendência das pessoas em contar com empresas que reforçam a sua responsabilidade sócio ambiental. Vender produtos de qualidade deixou de ser um diferencial. Agora, os clientes estão preocupados com as alternativas de descarte que terão para lidar com a grande demanda de produtos que são adquiridos diariamente no mundo.

 

Utilizando automação para a gestão de entregas

O processo de logística reversa, assim como de qualquer entrega, exige o cuidado com a retirada, o transporte e a entrega do produto. Durante todo esse percurso, a empresa precisa ter garantias de que o seu pacote será transportado e recebido em segurança.

Garantir que esse processo seja realizado com segurança e eficiência é um desafio, por isso é necessário contar com um sistema de automação completo e eficiente.

A dLieve desenvolveu possui sistema para auxiliar a gestão de entregas da sua empresa, com ferramentas que vão garantir a eficiência nos processos e a segurança nas retiradas e envios de mercadorias. Independentemente do seu ramo de negócios, a gestão de entregas será feita de forma precisa.

 

Além de contar com todas as funcionalidades necessárias para uma gestão de entregas efetiva, o sistema da dLieve pode ser personalizado de forma que atenda as necessidades específicas de cada segmento. Veja como a dLieve pode ajudar a sua empresa. Solicite uma demonstração gratuita.

Continue acompanhando nosso blog para se manter informado em tudo o que acontece no mundo sobre gestão de entregas.

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve