Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O controle de todas atividades da empresa, incluindo o fluxo logístico, se tornou mais do que uma etapa da gestão. A multiplicidade dos processos tem exigido maior atenção às fases de cada procedimento, resultando em um desafio cada vez maior. Nesse sentido, a logística integrada surge como uma facilitadora.

A metodologia auxilia os gestores com o planejamento, implementação e o controle de todos os passos de uma gestão logística. Tornando a gestão de entregas mais simples, ágil e facilitando a comunicação entre todos os envolvidos. Neste artigo, você vai entender como esse processo funciona e como pode ajudá-lo. Confira!

Tela do sistema de gestão de entregas dLieve

Tela do sistema de gestão de entregas dLieve

 

Entendendo o que é logística integrada na prática

O modelo de logística integrada consiste na incorporação de todo o processo logístico. Onde, da origem dos produtos até a entrega ao cliente, farão parte de um procedimento unificado, com etapas que conversam e relacionam entre si.

Tornar o processo de logística integrado é possível com a utilização de um sistema inteligente que consiga controlar o fluxo e coordenar suas atividades. Nesse modelo, uma determinada equipe cuida do planejamento, da implementação e controla os procedimentos.

A comunicação é uma das maiores beneficiadas do modelo, ao mesmo tempo em que se torna sua aliada. Ter uma comunicação efetiva, vai garantir o andamento das atividades de forma coordenada e conectada em todas as pontas.

Na gestão de entregas, especificamente, essa vantagem é percebida na diminuição dos casos de cliente não encontrado. A empresa comunica o cliente, antecipadamente, sobre a data da entrega, permitindo que ele possa se programar para recebê-la.

Ao sinal de qualquer imprevisto, tanto por parte do entregador, quanto do consumidor, é possível fazer contato para reagendar a entrega do produto para um outro período. Dessa forma, é evitado o atraso na entrega do produto e a empresa não tem sua produtividade impactada.

Sua empresa é boa em produtividade logística? Receba um diagnóstico gratuito.

produtividade logística

 

Quais benefícios minha empresa pode ter?

 

redução de custos operacionais1. Redução de Custos operacionais

Com os ganhos em produtividade, na diminuição de erros operacionais, retrabalhos e no desperdício, a empresa terá uma redução significativa em seus custos.

 

satisfação de clientes 2. Satisfação de Clientes, Fornecedores e Funcionários

A integração torna os processos mais satisfatórios, pois os resultados positivos e a qualidade no serviço são facilmente notados. A redução de erros impactam diretamente o cliente, que influencia nas vendas e no fornecimento dos parceiros.

 

ganho de produtividade 3. Ganho de produtividade

A logística integrada corrige as falhas e otimiza os processos, com isso a empresa consegue identificar e aplicar melhorias no método de  trabalho. As etapas desnecessárias são eliminadas, tornado a produção mais enxuta, aumentando a agilidade na realização das atividades e impactando a produtividade positivamente.

 

aumento dos lucros 4. Aumento dos lucros da empresa

Dentro desse modelo, a empresa tem novas oportunidades de ganhos. A aplicação de estratégias melhores, a diminuição dos custos e a percepção de valor gerada no cliente, proporcionam aumento nos lucros do negócio.

 

destque no mercado5. Destaque no mercado

Todos os benefícios proporcionados pela logística integrada criarão uma vantagem competitiva da empresa no mercado. Dessa forma, a companhia será reconhecida por seus diferenciais e ganhará destaque perante a concorrência.

Na hora de fechar um negócio, os clientes vão preferir uma empresa com processos mais ágeis e que oferece maior efetividade em suas entregas. Os fornecedores, por sua vez vão preferir trabalhar com uma marca que construiu uma imagem positiva junto aos seus consumidores.

 

Aplique a logística integrada em sua empresa!

Tornar o processo logístico mais ágil e efetivo é o objetivo de todo negócio que atua com a entrega de produtos. Chegar até esse patamar de organização elevada e integração em todos os procedimentos, será possível apenas com investimento em tecnologia, inovação e sistemas que permitam o acompanhamento de toda a cadeia logística.

A logística integrada tornará a gestão da sua empresa mais saudável, permitindo alcançar resultados cada vez melhores. Para isso, porém, é fundamental estar sempre atualizado.

Existem diversos sistemas que oferecem gestão completa em áreas específicas. Ao investir em soluções como essa, o gestor precisa contar com inúmeros serviços. O que não é ideal, pois além de gerar mais processos, muitos sistemas não permitem integração.

O sistema dLieve atua de forma diferente. Unificando os processos e tornando toda a gestão integrada. Com ele, a empresa é capaz de gerenciar todas as etapas da cadeia logística e oferecer o melhor resultado a todos os envolvidos. Solicite uma demonstração do sistema!

 

Conheça todas as funcionalidades da dLieve!

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve