Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A logística é uma das áreas da administração de empresas que mais causam impacto na operação. Isso acontece, principalmente, porque a logística empresarial atua em quatro áreas. São elas:

  • Compras;
  • Movimentação;
  • Armazenamento e;
  • Distribuição ou last mile.

A complexidade está em lidar com essas quatro áreas de forma satisfatória e garantir um bom atendimento ao cliente. Por isso, o gestor deve estar sempre em busca de tecnologias e ações que otimizem as tarefas no setor. A seguir, você vai conferir 5 práticas para aplicar agora e que mudarão a sua gestão para melhor. Confira!

 

1. Visibilidade das informações na logística empresarial

A logística empresarial é uma das áreas mais importantes de uma organização. Por isso, costuma ter contato com diferentes áreas da empresa. Dessa forma, é fundamental que o gestor tenha total visibilidade sobre as informações da operação logística e dos impactos que ela causa em outros departamentos.

O problema é que ter esse acompanhamento não é tão simples e quanto mais complexo se torna o setor, mais difícil é acompanhar as informações. A solução, nesses casos, é contar com um software de gestão. Esse tipo de sistema, além de auxiliar com a gestão e acompanhamento das informações, gera relatórios para guiar as tomadas de decisão.

Veja como os indicadores de desempenho podem te ajudar a avaliar a sua gestão logística. Baixe o e-Book KPI Logística: Avalie sua gestão com esses indicadores de desempenho.

ebook kpi logistica

 

2. Comunicação Eficiente

A comunicação é essencial para o bom funcionamento de qualquer serviço. Com a logística empresarial não seria diferente.

A área depende de atividades e setores diferentes, onde os processos acontecem de forma simultânea. Por isso, a comunicação deve ser clara, direta e rastreável.

A solução é investir na padronização da comunicação, em seguida criar um canal confiável que permita o envio e o recebimento de mensagens. Por último, esse canal deve oferecer a possibilidade de o gestor fazer a busca por mensagens específicas.

 

3. Fornecedores atualizados e modernos

O segmento de logística empresarial lida com diversos fornecedores. Essa é a maneira mais rápida e efetiva de garantir que as entregas serão realizadas. Porém, o problema é encontrar bons fornecedores, que sejam dedicados e prestem um serviço de qualidade.

A solução é oferecer uma forma de avaliação para que os clientes possam informar como foi a entrega realizada por cada empresa. Dessa forma, é possível construir uma base com apenas os melhores prestadores de serviços.

 

4. Atenção na devolução

A devolução de entregas gera uma despesa indesejada para a empresa. Além de normalmente vir acompanhada de um transtorno para o cliente, é um custo que nenhum gestor gostaria de lidar. No entanto, é natural acontecer. O importante é estar preparado para resolver o mais rápido, com o menor custo possível.

A tecnologia permite que algumas situações sejam revertidas e a empresa evite a devolução de entregas. Entre as soluções estão:

 

chat com motorista

Chat com motorista

Ter um canal de comunicação com os motoristas é uma facilidade que otimiza os processos dos gestores.

Conversar rapidamente com seu entregador via apps de mensagens, que funcionam com ou sem internet, dá segurança para a equipe. Assim, caso o motorista chegar ao endereço do cliente e encontrar dificuldades para realizar a entrega, o gestor pode prontamente auxiliá-lo nesse procedimento.

 

previsao horario de chegadaPrevisão de chegada

O cliente não está disponível para receber a mercadoria? Esse é um problema comum que gera devolução de entrega. Para evitar isso, avisar a previsão do horário de chegada para o consumidor é uma boa forma de prepará-lo para o recebimento.

Dessa forma, é possível evitar a devolução como também aumentar a produtividade dos motoristas.

 

alerta-de-atrasosAlerta de atrasos

Imprevistos acontecem o tempo todo. Essas situações impactam na eficiência dos motoristas e na imagem da empresa.

Para contornar a situação, o entregador pode enviar um alerta de atraso para o cliente e para o centro de distribuição. Assim, é possível evitar a devolução de entrega.

 

otimização de rotasOtimização de rotas

Com os sistemas de roteirização, é possível localizar a rota mais curta para o motorista.

Encurtando o trajeto de entregas, aumentamos a produtividade dos colaboradores e reduzimos a taxa de devolução de entregas.

 

Confira também nosso artigo sobre como reduzir a devolução de mercadoria.

 

5. Controle em tempo real

A logística empresarial é um processo muito dinâmico. Diversas situações podem acontecer com a entrega de um único produto. Quando diversos itens são colocados na linha de operação, o risco de problemas se torna ainda maior.

Acompanhar todas as etapas é fundamental para garantir que o mínimo de erros aconteçam. O problema é que contar com uma planilha de controle de entregas torna o processo passível de erros.

O ideal nesses casos é contar com um sistema de gestão logística que permita o controle em tempo real. Com esse tipo de solução, a empresa consegue acompanhar todos os pedidos, monitorar os processos e evitar que erros maiores aconteçam.

logística empresarial

Tela do sistema de gestão de entregas dLieve. Controle todas as operações em tempo real.

O controle de entregas em tempo real proporciona diversos benefícios, como:

Além de ter controle sobre o processo de todas as entregas, o cliente e a empresa terão mais segurança no recebimento dos pedidos.

 

Conclusão

A logística empresarial envolve diversas etapas de um processo relativamente complexo. Quando feito de forma manual, a identificação de problemas e sua resolução, se tornam mais difíceis e demoradas. Causando transtornos para o cliente e impactando a imagem da empresa de forma negativa.

As práticas que listamos acima são procedimentos necessários para tornar a logística empresarial automatizada, segura e eficiente. Dessa forma, a empresa reduz os problemas de cada etapa e evolui o atendimento de novas transações.

Contar com a tecnologia é essencial em qualquer uma das etapas, um sistema logístico trabalha em benefício da empresa e apresenta dados que vão gerar insights para que melhorias sejam aplicadas.

O objetivo não é eliminar de vez os erros e problemas, pois isso seria impossível, mas sim evitar que um problema chegue até o cliente, podendo ser resolvido quando o produto ainda está a caminho.

A dLieve é um sistema de gestão de entregas com diversas funcionalidades que atendem empresas que buscam modernizar o processo logístico e se destacar no mercado. A solução pode ser usada tanto no celular, tablets e outros dispositivos móveis, quanto em computadores.

dlieve sistema logístico

Com esse sistema, é possível fazer o controle em tempo real de entregas, coletas e serviços. Além de recursos como:

  • Roteirização
  • Check List de Veículos
  • Controle de Jornada
  • Alertas de Atraso
  • Chat com Motorista
  • Previsões de Chegada
  • Monitoramento de Entregas
  • Relatórios de Coletas no Prazo
  • Cerca Virtual
  • Reagendamento pelo Cliente
  • Assinatura Digital e Foto do Comprovante
  • Indicadores em Tempo Real
  • App em modo Online e Offline
  • Status das Notas Fiscais
  • Sistema Customizável e muito mais.

A dLieve também permite a integração com diversos ERPs, TMS, têm o selo SAP® member, que permite a integração de forma ágil e customizável e entrega informações precisas para a equipe de logística. Solicite uma demonstração gratuita e veja como o sistema pode ajudar.

 

Conheça todas as funcionalidades da dLieve!

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve