Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O gerente de logística é responsável pela liderança da equipe. O profissional precisa manter o fluxo da cadeia de suprimentos, desenvolver um planejamento eficaz, estar informado sobre os processos da área e tecnologias que podem auxiliar a execução das tarefas.

A maior parte das inovações do setor são desenvolvidas no exterior e esse profissional deve estar atento às novidades do mercado internacional, especialmente Estado Unidos e China. Veja a seguir quais são as outras habilidades fundamentais para esse perfil.

Aproveite para conferir o e-book sobre planejamento logístico e tenha uma gestão mais eficiente da sua empresa.

ebook planejamento logistico

 

Quais habilidades destacam um bom gerente de logística?

Uma operação logística precisa de um profissional para conduzir e orientar a equipe, definir processos e tomar decisões estratégicas para o negócio. O gestor deve ter expertises que são fundamentais para a condução desse tipo de negócio. A seguir, mostraremos quais são as 11 habilidades de um bom gerente de logística:

 

1. Liderança dentro e fora da crise

Um líder é o agente de mudanças de sua equipe, capaz de motivar e engajar os colaboradores até diante das situações mais difíceis. Esse profissional deve se posicionar diante de um problema, identificando e direcionando a equipe para resolvê-lo da melhor forma possível. Isso exige, principalmente, a capacidade de lidar com situações de risco, e sob pressão.

2. Cumprir os prazos estabelecidos

Não há como falar das habilidades de um bom gerente de logística, sem mencionar prazos. Para atuar com maestria nesse cargo, cumprir os prazos que são lançados diariamente nas demandas do setor de logística, é um fator prioritário.

3. Estar atento aos melhores recursos tecnológicos para a empresa

A tecnologia oferece recursos capazes de tornar os processos eficientes e econômicos. Dessa forma, influenciam positivamente na experiência do cliente com a empresa, melhorando sua visibilidade e competitividade no mercado. Verifique se a sua empresa já utiliza um sistema de automação para agilizar processos e reduzir custos.

4. Visão estratégica do negócio

A logística é vista como uma área exclusivamente operacional. O que é um erro, pois é a visão estratégica do negócio que otimiza os processos e reduz erros. O profissional que tem essa habilidade consegue se destacar, apresentando soluções e identificando oportunidades.

 

gerente de logística

 

5. Entender de KPI’s para tomada de decisões mais assertivas

O gerente de logística lida com muitos dados, planilhas, relatórios e estatísticas. Saber analisar os KPI’s da empresa é uma das metas que se espera de um bom gerente de logística. Decisões tomadas de forma errada podem prejudicar os processos, a imagem e o faturamento dos negócios. Em contrapartida, o gerente de logística que consegue acertar em suas decisões pode alavancar os números no seu segmento.

6. Bom relacionamento com os motoristas e transportadoras

O sucesso de uma empresa depende das relações de confiança que são construídas entre seus colaboradores. Essa construção deve partir do gerente de logística, mantendo sua integridade, valorizando os profissionais e estando sempre disponível para auxiliá-los. Por esse motivo, manter um bom relacionamento tanto com os motoristas, quanto as transportadoras, é essencial.

O alinhamento das necessidades da empresa com o dia a dia vivenciado por esses dois eixos (motoristas e transportadoras), é um fator de atenção. Uma vez que o gerente de logística está atento à tudo o que envolve essa questão, sem dúvida obtém melhores resultados.

7. Desenvolver o lado criativo

A criatividade também é necessária no setor logístico. Alinhada ao conhecimento técnico, essa habilidade ajuda no desenvolvimento de soluções, serviços e estratégias que ofereçam melhor qualidade para o cliente. Um bom gerente de logística, está sempre atento às novidades do setor, para possivelmente aplicar as tendências do mercado na sua empresa.

8. Capacidade de se adaptar aos mais diversos momentos

O comportamento do mercado é mutável. O gerente de logística deve estar preparado para lidar com essas mudanças. Empresas engessadas e que não se adaptam ao perfil de seus clientes, perdem para os concorrentes e podem ser esquecidas pelo mercado.

9. Conhecimento da teoria à prática

O conhecimento teórico é fácil de adquirir, mas a prática só acontece no dia a dia. Um gerente de logística deve ter conhecimento aprofundado sobre o negócio, mas principalmente vivência prática para indicar soluções funcionais.

 

gerente de logística

 

10. Investir no networking externo

As parcerias construídas com outras empresas, profissionais e fornecedores formam uma rede de apoio. O envolvimento com esses agentes pode levar os negócios a caminhos mais distantes, unir interesses e proporcionar bons resultados.

11. Ser um profissional proativo

O gerente de logística não pode esperar os problemas aparecerem para serem resolvidos. O profissional deve estar sempre em busca de soluções que otimizem os processos, reduzam os custos e tornem as tarefas mais eficientes.

 

O alinhamento de todas essas habilidades que apresentamos constroem o perfil ideal para gerenciar um negócio. O trabalho do gerente de logística pode ser impulsionado pela organização e a automação que são obtidas por meio de um sistema de gestão de entregas.

A dLieve desenvolveu uma solução completa para ajudar gerentes e processos do setor. Veja como o sistema pode te ajudar, solicite uma demonstração gratuita.

Continue se informando e não perca nenhuma novidade sobre as tendências do setor no blog da dLieve.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve