Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A equipe logística é formada por um time de profissionais dedicados a garantir a entrega eficiente dos pedidos dos clientes.

Na logística, a operação é integrada de forma que a distribuição dos produtos seja realizada com a maior organização e garantia do cumprimento dos prazos. Para isso, é fundamental contar com uma equipe logística especializada.

A equipe logística, entre diversos aspectos, deve estar atenta e alinhada com o planejamento logístico da empresa.

Ter um planejamento eficiente é o primeiro passo para melhorar a performance da equipe. Fizemos um ebook onde apresentamos 23 estratégias de planejamento logístico para melhorar a sua gestão. Confira!

ebook planejamento logistico

A seguir, veja como gerenciar a sua equipe logística mantendo o foco na performance e na comunicação.

 

Como montar uma equipe logística de bom desempenho

Ter uma equipe logística com bom desempenho é uma conquista estratégica. Ou seja, é preciso avaliar quais são as habilidades necessárias para que a equipe consiga conduzir os processos e suas atividades de maneira qualificada.

Bons profissionais de logística devem ser, além de outras características, proativos e organizados. Em um processo seletivo, esses e outros pontos devem fazer parte dos critérios de seleção. O profissional escolhido também deve ser avaliado por sua experiência e conhecimento específico na área.

Ao chegar nessa fase, a empresa deve aplicar algumas técnicas para ter um gerenciamento focado na performance e na comunicação. Essas técnicas são boas práticas fundamentais para uma boa equipe logística, veja quais são:

  • Mantém a organização do estoque;
  • Utiliza checklist no controle de tarefas;
  • Faz o monitoramento dos transportes;
  • Conta com recursos de automação de processos;
  • Analisa os dados;
  • Reduz os custos e elimina os desperdícios;
  • Gerencia as atividades de forma automatizada e frequente;
  • Está sempre buscando a melhoria contínua.

Além disso, é essencial manter as equipes de diferentes setores alinhadas, com uma comunicação fluida e objetiva.

 

Alinhando o foco da sua equipe logística em performance e comunicação

A comunicação e a performance são aspectos importantes para uma boa equipe logística. Por serem tão necessários, é possível imaginar a dificuldade que muitas empresas enfrentam para alinhar os dois pontos.

equipe logistica

Uma comunicação eficiente é aquela que não deixa ruídos ou falhas de entendimento. No setor logístico, a divergência na comunicação pode prejudicar toda a operação. Imagine que durante uma entrega, o endereço do cliente foi informado errado e o motorista não consegue falar com a empresa para confirmar os dados.

Além de atrasar as entregas, é possível que o pedido volte para o centro de distribuição, causando insatisfação no cliente. A falta de comunicação também prejudica a performance, pois uma entrega atrasada impacta em todo cronograma.

Ou seja, a comunicação e a performance devem estar alinhadas para garantir uma boa gestão. Veja a seguir algumas dicas para alinhar a comunicação e a performance da sua equipe logística.

 

Seja acessível e forneça feedbacks de desempenho

Diversos problemas em um processo logístico não podem ser evitados, por causa de uma série de questões, mas podem ser resolvidos rapidamente para minimizar os impactos. Isso só será possível, porém, se o gestor estiver sempre disponível para auxiliar a sua equipe. Além disso, essa conexão ajuda no desenvolvimento dos profissionais, que poderão tirar dúvidas sempre que possível e na melhoria dos processos.

Quando há proximidade entre a liderança e os profissionais, a criação e mudança nas estratégias acontece com mais frequência. Os profissionais se sentem seguros em apresentar suas ideias.

O gestor também deve criar uma cultura de feedbacks de desempenho. Ter essa prática como uma rotina vai ajudar na melhoria dos processos e no desenvolvimento técnico da equipe.

 

Crie uma rotina para sua equipe logística

Além da rotina de feedbacks, a equipe logística precisa ter outras rotinas. Como por exemplo, de organização dos processos ou da sequência de tarefas que precisam ser realizadas. A conferência dos pedidos que devem ser entregues no dia, a verificação dos profissionais que vão fazer as entregas e em quais regiões, entre outras tarefas.

O controle de jornada dos motoristas precisa ser acompanhado constantemente. O gestor deve se mostrar disponível para resolver qualquer problema que possa surgir.

Depois de formar a rotina de sua equipe, avalie periodicamente como o processo está caminhando, o que está dando certo e o que não está apresentando uma performance adequada. Faça ajustes quando necessário e incentive os colaboradores a ter iniciativa de sempre apresentar novas ideias ou soluções, para aprimorar as tarefas.

 

Equipe logística lado a lado com a tecnologia

Todos os processos que citamos nesse artigo podem ser inseridos em seu processo de gestão, para alinhar a comunicação e aumentar a performance da equipe logística. Esses processos se tornam difíceis e demorados quando são feitos manualmente.

equipe logistica

Ter acesso e acompanhar todas as tarefas da equipe, é humanamente impossível de se fazer com eficiência, sem o uso da tecnologia. A automação dos processos integra as informações, faz o cruzamento de dados e pode ainda ser usado para tirar insights para a resolução de problemas.

A tecnologia é uma aliada importante na rotina da equipe logística e, quando bem explorada, auxilia na otimização e na melhoria dos resultados.

O sistema dLieve é uma solução completa que integra as atividades de uma operação de logística de entregas, tornando a comunicação mais eficiente e aumentando a performance dos colaboradores.

 

Com a dLieve, é possível acompanhar toda a rotina dos entregadores, verificar atrasos, resolver problemas mais rapidamente, gerenciar e otimizar a rota de entregas, analisar os dados e ter uma tomada de decisão mais rápida. Conheça todas as funcionalidades do sistema.

Veja como o sistema dLieve pode ajudar a sua empresa, melhorando a comunicação e aumentando a performance da equipe logística. Solicite uma demonstração gratuita do sistema e comece a mudar a rotina da sua empresa.

dlieve gestão logística

Quer saber mais sobre as tendências e novidades do setor logístico, bem como ferramentas que podem tornar sua empresa mais eficiente? Continue acompanhando nossos conteúdos!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve