fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O aumento no preço dos combustíveis levam as empresas a elevados custos logísticos. O impacto da instabilidade nos valores acaba atingindo, principalmente, o consumidor. Em um período de 12 meses – de 2017 a 2018 – o preço do combustível apresentou alta de 17,35%. Com isso, a empresa se vê obrigada a repassar suas despesas de alguma forma.

Ao repassar o aumento de suas despesas para o consumidor, a empresa lida com outro problema: a diminuição na procura e contratação de seus serviços. No final, não há como fugir da interferência em seus custos logísticos. Apesar disso, algumas ações podem ser executadas para auxiliar na diminuição das despesas. Veja quais são a seguir!

custos logísticos em transportadoras

 

Conheça seus custos logísticos

Os custos logísticos não se resumem apenas ao investimento ou aumento no preço dos combustíveis. Diversos fatores geram custos para as transportadoras e a empresa precisa identificá-los.

Para isso, é necessário ter conhecimento sobre as rotinas e processos da empresa e quais são os recursos, materiais, insumos utilizados em cada um deles.

Além disso, outros custos “invisíveis” devem ser considerados. Como por exemplo o tempo dedicado a determinada tarefa. São considerados como invisíveis, pois não saem diretamente do caixa da empresa. Porém, quanto mais tempo se perde em uma atividade, menos tempo pode ser dedicado a outras ações.

Em diversos casos, é possível multiplicar o número de tarefas no mesmo tempo em que apenas uma seria realizada. Ao ter conhecimento da rotina e dos processos, a empresa poderá se planejar para reduzir diversos custos, como:

  • coleta, transferência e entrega;
  • impostos e aluguel de armazéns;
  • gestão de riscos;
  • manutenção dos veículos;
  • combustível;
  • salário e treinamento de motoristas;
  • permanência da carga;
  • devolução de mercadoria;
  • novas tentativas de entregas.

Todas essas ações geram custos logísticos, mas que se não forem identificados e classificados, não poderão ser reduzidos.

 

Utilize tecnologia como aliada da transportadora

Como falamos anteriormente, os custos invisíveis são aqueles originários de ações que não retiram dinheiro diretamente da empresa. Quando é necessário pagar uma conta de energia ou pagar um abastecimento, por exemplo, o dinheiro é retirado do orçamento da empresa. No custo invisível não. Por isso, seu impacto pode ser menor.

Geralmente, esses custos estão relacionados diretamente com a produtividade do profissional. Algumas tarefas manuais, costumam ser repetitivas e exigem uma dedicação muito maior do profissional, por isso demoram mais. O colaborador leva horas para executar uma tarefa que seria concluída em poucos minutos, se fosse automatizada.

Tela do app de gestão de entregas dLieve

Tela do app de gestão de entregas dLieve

A tecnologia dos sistemas de gestão de entregas é uma aliada na redução de custos logísticos, pois além de agilizar a execução de diversas atividades, aumenta a efetividade de sua conclusão. Ou seja, não há riscos de precisar refazer o processo.

 

Gestão de entregas, serviços e coletas automatizados

As soluções oferecidas por um sistema de gestão logística atuam em diferentes frentes do processo. Com isso, a empresa reduz o tempo dedicado a tarefas totalmente manuais, aumenta sua efetividade e diminui as chances de erro. O tempo ganho pode ser utilizado em outras ações mais estratégicas ou para melhorar o relacionamento com o cliente.

A roteirização de entregas, por exemplo, é uma atividade que exige total atenção do profissional. Ao sinal de qualquer problema durante o trajeto do pedido, é necessário avaliar a rota e enviar um novo direcionamento ao entregador.

Enquanto isso, o motorista aguarda as informações de como deve prosseguir. A automatização elimina esse atraso, pois faz a otimização da rota automaticamente. Se o motorista é notificado de que o cliente não estará no endereço para receber seu produto, por exemplo, rapidamente o sistema direciona uma nova rota de entrega.

Enquanto isso, o cliente que tem uma previsão do horário de chegada do seu pedido consegue se programar para estar no endereço no momento da entrega. Isso evita que o pedido precise voltar para o centro de distribuição e fazer uma nova tentativa posteriormente.

dlieve

 

Outra solução é a possibilidade de reagendamento. A opção é uma extensão da previsão de chegada. Ao identificar que não será possível receber sua entrega o cliente pode reagendar a data e horário.

No ato da entrega, o cliente confirma o recebimento por meio da assinatura digital. Essa ferramenta reduz os casos de fraude e agiliza o processo interno, pois os profissionais recebem a confirmação imediatamente.

Durante o processo, a equipe de atendimento pode fazer contato diretamente com o entregador, por meio do chat, para solucionar qualquer problema. O motorista pode confirmar os dados do cliente, entre outras ações.

Acompanhar as entregas em tempo real permite que as transportadoras atuem ativamente na resolução de problemas, desenvolvendo estratégias para que os erros sejam corrigidos.

Ao tornar os processos mais simples, automatizados e seguros, a empresa reduz os custos com novas tentativas de entrega, atrasos, fraudes, entre outros problemas.

 

Faça uso de indicadores para uma boa gestão

Os indicadores chave de performance, KPIs, auxiliam no monitoramento da satisfação dos clientes e da efetividade dos processos. Por meio dessas análises, é possível identificar erros de gestão, atrasos em entregas, entregas com erros, entre outros dados.

ebook kpi logistica

 

Por meio do levantamento de dados apresentados pelos KPIs, a empresa avalia suas entregas e processos e pode buscar soluções para melhorá-los. Veja como avaliar a gestão da sua transportadora com os principais indicadores de desempenho. Confira o e-Book: KPI Logística: Avalie sua gestão com esses indicadores de desempenho.

 

Conclusão

A tecnologia torna os processos mais ágeis, facilita a gestão do negócio e influencia diretamente nos custos logísticos. Com uma gestão automatizada, a empresa pode rever suas despesas e aplicar estratégias para minimizar os gastos desnecessários.

Além de investir no potencial de seus profissionais e tornar o relacionamento com o cliente mais satisfatório.

A dLieve é um sistema de gestão que tem como objetivo desburocratizar os processos nas transportadoras, tornando-os mais simples e permitindo ao gestor mais tempo para lidar com situações mais complexas que exigem sua dedicação. Solicite uma demonstração gratuita.

Continue acompanhando os conteúdos do blog dLieve para se manter informado sobre as principais inovações no mercado e receber as melhores dicas sobre como reduzir os custos logísticos na sua empresa.

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve