Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A logística é um processo que envolve uma série de tarefas operacionais e tem objetivo de garantir que os produtos dos clientes serão entregues dentro do prazo e das conformidades. Para que a atividade seja realizada com sucesso, é necessário ter controle de todo o processo. O controle de logística em excel está entre os modelos mais utilizados.

Atualmente, uma série de melhorias estão disponíveis para tornar o processo logístico mais eficiente, principalmente no que diz respeito ao controle de logística em excel. Utilizar esse recurso como única alternativa de controle, não é o recomendado.

Aproveite para avaliar o desempenho do seu setor logístico com as orientações do nosso e-book de KPI.

ebook kpi logistica

Estar atento para identificar os sinais de que o seu controle de logística em excel apresenta riscos para a empresa, é fundamental para evitar danos ao negócio. Veja como reconhecê-los.

Devo fazer exclusivamente o controle de logística em excel?

As planilhas são um recurso importante para o controle e podem ser usadas em diferentes contextos, inclusive para apoio ou como controle secundário. Porém, não deve ser usada como a única ferramenta.

O equilíbrio é fundamental para ter sucesso no processo. No início da implantação de um sistema de automação, por exemplo, as planilhas podem ser utilizadas em paralelo. Até que a equipe se sinta totalmente segura e habituada ao software.

Um sistema de gestão de entregas é completo e presta suporte nas tarefas em que as planilhas não totalmente capazes de atender. Como por exemplo, no cruzamento de dados, organizando o fluxo de trabalho, automatizando processos e identificando gargalos. Além disso, o uso de um sistema ajuda a reduzir o tempo entre as tarefas.

 

Quando acender o alerta do uso de planilhas?

O controle de logística em excel é um procedimento bastante comum. Como dissemos anteriormente, algumas empresas utilizam esse recurso em paralelo com uma ferramenta de automação, mas outras usam as planilhas como único meio de controle. Usá-las exclusivamente sem nenhum sistema de apoio, pode ser bastante prejudicial para o negócio.

controle de logistica em excel planilhas gestao de entregas

A seguir, vamos mostrar quando identificar que o processo pode estar prejudicando sua empresa:

  • Não encontra informações com facilidade, pois precisa pesquisar em diferentes abas ou arquivos;
  • Gasta uma boa parte do dia tentando entender e interpretar tanta informação;
  • A atualização das informações não é feita automaticamente e em tempo real, depende de um profissional para adicionar os dados;
  • Todo o processo é mais demorado. O funcionário precisa adicionar as informações sobre a saída do pedido, recebimento do cliente, entre outros dados.
  • As divergências e os erros são mais frequentes. As planilhas dependem completamente da ação humana para operar. Ou seja, caso um profissional esqueça, cometa erros, ou mesmo adicione uma informação equivocada, todo o processo pode ser prejudicado.
  • Impede a tomada de decisão estratégica e ágil. A demora na atualização das informações prejudica a resolução de problemas, pois o profissional depende dos dados para decidir qual ação tomar.
  • Aumenta a necessidade do contato por telefone. Os motoristas não têm acesso às planilhas, por isso ao sinal de qualquer problema, precisam entrar em contato com a empresa para receber uma orientação.

Outros problemas também são enfrentados por empresas que fazem o controle de logística em excel, como a falta de relatórios e análises rasas dos processos. Um bom gestor deve ir além e não ficar limitado pelas informações que as planilhas oferecem. É preciso explorar outros recursos, identificar insights, avaliar os feedbacks etc.

 

Alinhamento: planilhas X sistema de gestão de entregas

O controle de logística em excel é prejudicial quando utilizado como único método de gestão. Utilizar um sistema de automação para gestão de entregas é o ideal para garantir que os processos estarão bem alinhados.

controle de logistica em excel planilhas gestao de entregas

Ele permite a integração das informações, tornando o processo mais ágil, eficiente e econômico. Além disso, a ferramenta auxilia com o atendimento ao cliente e proporciona uma melhor experiência de compra.

Com o sistema de gestão, diversos processos são automatizados, como por exemplo a criação e otimização das rotas dos motoristas. As rotas são inseridas e atualizadas automaticamente. Caso o motorista não encontre o cliente em casa, por exemplo, o sistema atualiza e define uma nova data, ou mesmo um novo local de entrega, mais próximo de sua localização. 

O sistema também apresenta uma previsão de quando as entregas serão realizadas, de acordo com as informações capturadas por geolocalização, que mostram o trânsito e o tempo entre um trajeto e outro.

O controle de jornada é feito com eficiência e maior segurança. A empresa não fica dependente das informações do motorista, o sistema informa o horário exato do início e do fim da jornada, bem como os intervalos para almoço e descanso. As informações sobre o momento em que o motorista chegou e saiu do cliente também são visualizadas no sistema.

controle de logistica em excel planilhas gestao de entregas

Em caso de problemas com o pedido ou com a jornada, o sistema informa em tempo real. Isso facilita a tomada de decisões, evitando atrasos. O motorista pode fazer contato com a empresa através do chat.

O cliente também tem maior controle dos seus pedidos, sabendo exatamente o dia e o horário que o seu produto será entregue. Com isso, consegue se programar para estar no local no momento da entregaIsso é bom para a transportadora e embarcador, pois garante que a entrega seja realizada na 1º tentativa, evitando custos extras e clientes insatisfeitos.

No ato do recebimento, fica registrada a assinatura digital do recebedor, comprovando a entrega do pedido. A informação é atualizada automaticamente e os profissionais da área operacional têm acesso de forma imediata, podendo fazer as devidas baixas ou outros procedimentos.

 

A dLieve desenvolveu um sistema completo que conta com essas e outras funcionalidades pensadas para atender empresas do setor logístico e de transportes. Com a ferramenta, o controle logístico é mais eficiente, seguro e ágil.

O sistema conta ainda com recursos de análise, que entregam índices de eficiência dos processos, identifica erros e ajudam ao gestor obter uma tomada de decisão mais estratégica para o negócio. A empresa pode continuar usando suas planilhas, como apoio ao processo e também para transferência e leitura dos dados, mas estará atendido de maneira completa e eficiente pelo sistema.

A automatização é fundamental para o sucesso das atividades logísticas. A dLieve pode ajudar a sua empresa nesse processo. Faça uma demonstração gratuita e comprove.

dlieve gestão logística

 

Continue acompanhando os conteúdos do nosso site e nosso blog e fique por dentro de todas as novidades, tendências e ferramentas que vão ajudar na logística do seu negócio.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve