fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A falta de gestão estratégica prejudica a operação e as finanças da empresa. De acordo com dados apresentados em uma pesquisa recente, realizada pela Levee, as 500 maiores empresas do país têm prejuízo de 250 milhões de reais por ano por causa da improdutividade. Aliado à isso, também estão os processos trabalhistas, que prejudicam as companhias. Atualmente existem mais de 2 milhões desses processos em andamento na justiça.

As empresas de transporte e logística podem reduzir esses problemas investindo no controle da jornada do motorista. Monitorar o trabalho desses profissionais auxilia no desenvolvimento de ações estratégicas, redução de custos e também ajuda proporcionar uma rotina de trabalho mais eficiente e saudável. Neste artigo, mostraremos como é possível fazer o controle de jornada do motorista de forma eficaz.

Aproveite e descubra 23 estratégias de planejamento logístico para aplicar em sua empresa, com esse e-book. Clique e faça o download.

ebook planejamento logistico

Controle de jornada do motorista

O controle de jornada do motorista é uma atividade obrigatória por lei para todas as empresas, independente do seu tamanho ou número de funcionários. A atividade garante segurança ao trabalho do profissional, bem como o direito ao descanso e período de alimentação. Dessa forma, o motorista exerce sua atividade com bem estar e mais segurança.

Para as empresas, além de evitar processos trabalhistas e punições, aumenta também a produtividade do profissional, e permite uma gestão eficiente do trabalho dos motoristas. As companhias que não fazem o controle de jornada do motorista, tem mais dificuldade para acompanhar suas atividades e saber se o trabalho está sendo efetivo.

 

Formas de controlar a jornada

Existem duas formas de fazer o controle de jornada do motorista: física e digital. Na versão física, o motorista faz o registro manual, anotando o horário de entrada, saída, pausas etc. O cartão de papel pode ficar dentro da empresa ou ser levado com o profissional. Procedimentos que não garantem precisão.

Controle de jornada do motorista

A empresa pode optar por um sistema auxiliar para acompanhar a jornada e as entregas realizadas pelo motorista. Assim, é possível comparar as informações dos registros feitos com os horários das entregas.

Na versão digital, existem softwares no mercado que permitem o registro da jornada de trabalho. Nesse caso, um relógio de controle é instalado em um local da empresa e o profissional faz o registro das suas entradas e saídas. A desvantagem desse recurso é que fica limitado ao local em que está instalado. Ou seja, se o motorista sai de manhã para fazer uma entrega em outra cidade, não consegue fazer o registro de seu horário de almoço, por exemplo.

Outras soluções foram criadas para resolver esse problema presente tanto no controle físico quanto digital, como é o caso do sistema dLieve. A empresa pode contratar recursos que podem ser usados tanto em computadores do tipo desktop, quanto em smartphones. O sistema acompanha a jornada do motorista, registrando as suas paradas para descanso, inclusive. Com esse tipo de controle de jornada do motorista, você pode exportar informações direto do sistema, para sua folha de pagamento, evitando transtornos posteriores.

 

Vale a pena utilizar um sistema de automação?

A automação é a forma mais eficiente de fazer o controle de jornada do motorista. O sistema não permite alterações, rasuras, erros ou fraudes. Os resultados apresentados são objetivos e seguros, além disso facilitam o acompanhamento. As informações são geradas e lançadas de forma automática no sistema. Isso elimina o trabalho manual e os riscos de inconsistências.

Os sistemas de automação atendem empresas de todos os portes. A dLieve desenvolveu um sistema de gestão completo, capaz de monitorar toda a gestão de entregas. Com isso, facilita o controle de jornada do motorista. Conheça todas as funcionalidades.

 

Benefícios do controle de jornada do motorista

A utilização de um sistema de automação para fazer o controle de jornada do motorista oferece diversos benefícios para a empresa. Veja alguns a seguir:

  • Acompanhamento em tempo real do cumprimento da jornada dos motoristas;
  • Monitoramento do veículo e do profissional;
  • É bem aceito pelos motoristas, além de ser fácil de usar;
  • Auxilia na redução de despesas com horas extras;
  • Ajuda a proteger a empresa de ações trabalhistas;
  • Requer investimento inicial relativamente baixo.

Além disso, permite que outras ações sejam monitoradas, emite relatórios de eficiência e ajuda no desenvolvimento de ações para melhorias no serviço.

 

Melhorias para transportadoras, embarcadores e motoristas

O sistema de controle de jornada do motorista beneficia todos os envolvidos no processo. A ferramenta permite que toda rotina do profissional seja monitorada à distância e em tempo real. Ou seja, é possível acessar o sistema e verificar a localização de cada motorista e não só do caminhão.

Controle de jornada do motorista

O sistema dLieve conta com a função controle de jornada, por onde é possível saber, com exatidão, qual foi o horário do início e do fim da jornada de trabalho e entregas de cada funcionário. O sistema segue a legislação trabalhista, nº 13.103/2015 e as regulamentações da ANTT e Contran.

Além disso, com as informações sobre a localização do motorista e possíveis ocorrências com os pedidos, a empresa consegue resolvê-las imediatamente. Evitando problemas ao cliente.

 

Controle e avalie o desempenho de sua frota para mais produtividade

O controle de jornada do motorista proporciona segurança ao trabalhador, que tem a garantia de seus horários de descanso respeitados. As jornadas são acompanhadas e realizadas dentro da lei, sem exceder o limite de horas permitido e, caso seja necessário, o profissional será devidamente remunerado pela atividade extra.

A empresa, por sua vez, estará atuando conforme a legislação, evitando processos jurídicos e proporcionando maior bem estar aos seus colaboradores. Outros profissionais também são beneficiados, como é o caso do departamento pessoal, que terá o tempo otimizado, por meio dos relatórios e arquivos gerados pelo sistema.

 

Dessa forma, a rotina de todos os profissionais se torna mais produtiva, ágil e eficiente. O sistema dLieve ajuda as empresas que precisam fazer uma gestão completa da cadeia logística, acompanhando todas as etapas do processo de entregas. Veja como a dLieve pode te ajudar. Solicite uma demonstração gratuita.

Outros recursos também irão auxiliar na gestão logística da sua empresa. Quer saber quais são? Continue acompanhado o site e o blog da dLieve e fique por dentro de tudo sobre as tendências e soluções do mercado de logística e entregas.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve