Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Por muitos anos, as áreas comercial e logística foram vistas como departamentos isolados, onde cada uma deveria desenvolver suas atividades independentes. Hoje, porém, as empresas perceberam que é indispensável a conexão entre as áreas.

Os dois departamentos dependem um do outro. Por esse e outros motivos que, independentemente do porte da empresa, os setores devem estar alinhados.

Veja como você pode melhorar a produtividade da sua empresa. Acesse nosso ebook gratuito sobre Planejamento logístico e comece as melhorias agora mesmo!

ebook planejamento logistico

A seguir, você entenderá melhor a conexão entre as áreas e a necessidade dessa relação.

 

O que faz o comercial e a logística?

A área comercial, também conhecida como vendas, é responsável por prospectar, formar carteiras de clientes e vender os produtos ou serviços da empresa. Consequentemente, é uma das áreas com maior pressão. Afinal, os ganhos do negócio dependem desses profissionais.

Os profissionais desse departamento devem ter vasto conhecimento sobre os produtos vendidos pela empresa. Para poder oferecer a melhor opção ao cliente e garantir a sua satisfação.

A logística, por sua vez, atua na estocagem e distribuição dos produtos vendidos. Isso quer dizer que os produtos que chegam ao armazém devem ser devidamente armazenados, de forma que garanta sua segurança e conservação.

Após serem vendidos pelo departamento comercial, a logística deve cuidar da separação, empacotamento e distribuir aos parceiros logísticos ou profissionais que farão as entregas.

Cabe a logística também, garantir que a entrega será feita com qualidade, mantendo a integridade do produto, do pacote e atendendo o prazo informado ao cliente.

 

Comercial e Logística: uma dupla de sucesso

Percebemos, com essa breve apresentação, que as duas áreas estão diretamente ligadas. A logística depende da área comercial, para manter o giro do estoque, produtos chegando e saindo o tempo inteiro. Enquanto que a área comercial depende da logística para fazer as entregas no prazo e com qualidade para manter o cliente na carteira.  

comercial e logística

Por isso, a comunicação entre os departamentos é fundamental. A empresa deve oferecer ferramentas para que esse contato seja feito de forma simples e rápida. Evitando, assim, que o profissional precise se deslocar com frequência até o outro setor.

 

Exemplo de uso do comercial na logística da empresa

Depois que o comercial fecha uma venda, o pedido é transferido para a logística, que deverá cuidar da separação, do seu empacotamento e envio. Durante esse processo, o profissional de vendas é o único elo de comunicação que o cliente terá para saber o andamento de seu pedido.

Por mais que todas as informações tenham sido passadas durante a venda, o cliente pode entrar em contato solicitando uma posição sobre o prazo de entrega do pedido. Ou ainda, reclamar sobre atrasos e até contestar problemas após ter recebido sua compra.  

Dessa forma, será necessário que o comercial esteja sempre em contato com o setor de logística. Sempre consultando as informações sobre o pedido e até planejando formas de prestar um atendimento de qualidade ao cliente e a resolução de problemas.

Saiba como melhorar a produtividade na sua empresa. Te explicamos tudo nesse ebook com 23 estratégias de planejamento logístico


 

O reverso também funciona

Contudo, também é comum que os profissionais do departamento de logística precisem entrar em contato com a área comercial. Como por exemplo para confirmar informações sobre os itens do pedido, quantidade, dados do cliente, entre outras informações.

Há casos em que o cliente efetua a compra de um item específico e depois a logística identifica que não será possível atender. A ação mais comum, em situações como essa, é solicitar ao comercial que entre em contato com o cliente e ofereça um produto semelhante ou com outras características.

O comercial será sempre o interlocutor com o cliente e a logística o canal de efetivação da entrega.

relacionamento com o cliente

 

Comunicação facilitada

Manter os dois departamentos alinhados e integrados é a chave para o sucesso de uma boa gestão. Comercial e logística dependem um do outro, por isso a comunicação deve ser facilitada, contínua e sem ruídos.

Qualquer falha de operação em uma das áreas impactará diretamente na qualidade do atendimento ao cliente, nas vendas e na imagem da empresa.

Para que o processo seja realizado com sucesso, é importante contar com ferramentas que possibilitem o acompanhamento de todas as etapas por cada departamento.

Preocupada em manter comercial e logística alinhados, a dLieve desenvolveu um sistema de gestão de entregas para atender as demandas das empresas.

A solução, além de garantir uma relação de total interação entre as áreas, de forma fácil e possibilitada a qualquer agente do processo logístico. De forma prática, não será mais necessário o envio de e-mails e as ligações entre as áreas. Todas as informações serão encontradas dentro do sistema.

O controle e a gestão de entregas, oferecidos pelo sistema, ajudam distribuidoras de alimentos e bebidas e outros segmentos a se destacarem no mercado.

Com o sistema da dLieve, comercial e logística também contarão com a transparência de dados, onde os comprovantes de recebimento são digitalizados e as informações são entregues de forma mais clara.

Um dos resultados desse modelo de gestão é a redução nas reclamações e solicitações dos clientes. O cliente terá mais autonomia, pois será possível fazer o acompanhamento do próprio pedido em tempo real.

 

Concentre todos os seus dados logísticos em um só sistema!

Unifique as necessidades dos setores e torne sua empresa mais produtiva. Entre em contato!

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve