Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Desde que a Black Friday chegou ao Brasil, em 2010, ela ganhou proporções inimagináveis. A primeira ação foi totalmente online e com o passar dos anos a data foi ganhando as ruas. Hoje, empresas de diversos segmentos aproveitam o período para movimentar suas vendas.

No ano passado, a data foi importante para aquecer a economia no Brasil. Segundo O Globo, a Black Friday 2018 teve os melhores resultados desde a sua chegada ao país. Comparada ao ano anterior, a data apresentou um aumento de vendas de 9,4%, gerando cerca de R$ 2 bilhões de reais. A ação se tornou tão importante, que a esperada promoção não se restringe mais à última sexta feira do mês de novembro e hoje se faz presente semanas antes e em alguns casos até depois.

A estratégia prolongada permite que as empresas organizem melhor a logística, aumentem as chances de venda e que os clientes possam aproveitar melhor as ofertas. Entretanto, esse período intenso exige preparação antecipada. Neste artigo, vamos apresentar 3 cuidados para sua logística na Black Friday.

 

1. Planejamento prévio

O planejamento logístico prévio vai guiar as ações da sua empresa antes da Black Friday. Ele é importante para que diversos pontos sejam definidos logo no início e problemas durante a campanha sejam evitados.

É interessante que você esteja por dentro das tendências do mercado e saiba o que vai movimentar as vendas. Por exemplo, o EXTRA aponta que neste ano os eletrodomésticos e eletrônicos lideram a intenção de compra dos consumidores. Esses produtos impactam o tipo de carga e o tempo de entrega, por isso, o gestor logístico precisa estar atento aos indicadores das operações.

Saber quantos pedidos estão sendo entregues no prazo, percentual de devoluções, índice de ocorrências, entre outros indicadores, é fundamental para garantir a oferta do melhor serviço. Baixe o e-Book KPI Logística, entenda melhor sobre esses aspectos e aprenda a usá-los.

Ebook KPI na logística

 

2. Estoque e entrega

Depois de se informar sobre os produtos que vão impactar as vendas no comércio durante a Black Friday, você deve planejar seu estoque e as entregas. Isso evitará que o cliente compre um produto que a loja não tem mais ou que o pedido seja entregue com atraso.

De acordo com um levantamento do Reclame Aqui, o atraso nas entregas corresponde a 3,9% das queixas durante a Black Friday. Uma alternativa para evitar problemas com o prazo de entregas nesse período, é notificar o cliente durante a compra sobre o prazo superior ao padrão. Ou ainda, permitir que o cliente retire seus produto na loja.

Além disso, se a sua empresa conta com um sistema de gestão de entregas como a dLieve, o processo de entrega se torna mais transparente para toda a cadeia logística, pois embarcador, transportadora e o cliente final recebem atualização em tempo real sobre o status das entregas.

No caso do cliente final, assim que sua mercadoria sai do centro de distribuição com destino ao local de entrega, ele recebe uma mensagem, via e-mail/sms, com o horário que sua compra chegará e tem a visibilidade em tempo real sobre onde se encontra seu produto. Isso facilita e qualifica o atendimento prestado.

entrega na black friday

 

3. Logística reversa

Por ser um período de aumento considerável nas vendas, todos os processos logísticos também são impactados. Com isso, o volume de entregas será maior, bem como as ações de logística reversa, devoluções ou troca de produtos.

Clientes que realizaram suas compras pela internet estão protegidos pelo artigo 49 do Código de Consumidor que orienta sobre o direito de arrependimento. Segundo a lei, dentro do prazo de sete dias corridos, o cliente pode devolver o produto por arrependimento.

logística black friday

Durante a Black Friday, é bastante natural que os consumidores façam compras desnecessárias, apenas para aproveitar a oferta e se arrependam depois. Nesse caso, o cliente está no direito de realizar a devolução.

A lei, entretanto, protege apenas os clientes que realizarem compras na internet. Além disso, a empresa também deve se preparar para retirar ou receber produtos que apresentaram defeitos, entre outros problemas.

 

Black Friday sem “dor de cabeça”

Apesar de ser um período intenso para o setor logístico, a Black Friday proporciona ganhos significativos. A ação movimenta diversas áreas, aumentando as vendas e as entregas. É possível ter bons resultados com a data, desde que haja planejamento para conduzir os processos.

Um sistema de gestão de entregas será fundamental para quem quer ter mais controle sobre as operações. O sistema dLieve permite que o gestor logístico tenha muito mais controle sobre os processos da empresa.

A ferramenta contribui com o monitoramento das entregas em tempo real, permite a otimização de rotas, entrega previsão de horário de chegada, envia alerta de atrasos, permite que a empresa tenha contato com o motorista, entre outras funcionalidades.

Além disso, a ferramenta permite integração com diversos TMS, ERPs e sistemas via API, EDI, WEBSERVICE e outros modelos. Veja tudo que o software dLieve oferece para te ajudar durante a Black Friday e em qualquer época do ano. Solicite uma demonstração do sistema preenchendo o formulário abaixo.

 

dlieve gestão logística

 

black friday logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve