fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A gestão de transportes é complexa, tanto para quem precisa contratar uma transportadora, quanto para quem gerencia. Problemas como a falta de comunicação e acompanhamento da frota, imprevistos na entrega ao cliente, informações imprecisas ou duplicadas, estão entre os principais enfrentados pelo setor. Um sistema logístico é capaz de corrigir essas falhas operacionais.controle logisticaO avanço da tecnologia tem proporcionado a criação de diversas soluções de gestão logística, porém a empresa deve saber avaliar o que cada uma tem para oferecer. Alguns pontos são essenciais para garantir uma boa gestão logística. Veja o que você deve considerar antes de contratar um sistema logístico para sua empresa.

 

Funcionalidades essenciais para seu sistema logístico

Um sistema logístico deve oferecer todas as funcionalidades necessárias para que o profissional faça uma gestão centralizada. Alguns sistemas são focados no rastreamento do entregador, outros na assinatura digital de recebimento, outros na otimização de rotas e assim por diante.

Essa divisão de funcionalidades pode causar confusões no gerenciamento, duplicando as informações ou fazendo com que os dados sejam imprecisos. A unificação dos serviços em um único lugar tornará o processo mais produtivo. Confira a seguir quais são as funcionalidades que um sistema logístico deve oferecer para quem quer ter uma gestão segura e eficiente.

 

Acompanhamento em Tempo Real

Acompanhamento em Tempo RealO sistema logístico deve mostrar os dados em tempo real. Dessa forma, o gestor poderá controlar cada uma das entregas, avaliar a situação e buscar soluções para os problemas assim que eles forem identificados no painel.

Essa funcionalidade proporcionará, principalmente, maior agilidade na resolução de conflitos, evitando aborrecimentos para o cliente.

 

Roteirizador de entregas

Roteirizador de entregasO roteirizador de entregas fará a otimização das suas rotas de forma simples e proporcionará economia. Sem essa funcionalidade, o gestor teria que planejar as entregas sozinho, estudando os trajetos e as tarefas a serem executadas em cada lugar.

O objetivo da funcionalidade é aproveitar o caminho da melhor forma possível, vendo quais entregas estão próximas, buscando o melhor trajeto e garantindo os prazos.

 

Chat com o motorista

chat-com-motoristaA empresa deve ter a possibilidade de fazer contato com o motorista, caso seja necessário, e ter essas informações salvas em um ambiente seguro. O sistema logístico deve oferecer essa funcionalidade, que vai garantir segurança e facilitar a comunicação com a equipe.

 

 

Previsão do horário de chegada

previsao-horario-de-chegadaChegar em um local para fazer entrega e não encontrar o remetente é uma situação comum no setor logístico. Na maioria dos casos, o motorista faz mais uma nova tentativa de entrega, mas o cliente não pode contar com isso. Algumas empresas orientam o entregador a voltar com o pacote para o galpão.

A previsão de chegada é uma funcionalidade que evita esse problema. O cliente tem acesso às informações sobre o motorista, onde ele está e a previsão de sua chegada. Dessa forma pode se organizar para que alguém esteja no endereço para receber a entrega.

 

 

Alerta de atrasos

Alerta de atrasosImprevistos e acidentes acontecem a todo o momento e os motoristas não estão livres de sofrer com eles. Situações como essas causam impactos na entrega, como atrasos que prejudicam o cliente e a imagem da empresa.

Uma forma de evitar isso é contar com o alerta de atrasos. Por meio dessa funcionalidade, o motorista envia alertas para o cliente, avisando sobre o atraso na entrega, e para o centro de distribuição, comunicando o problema de forma antecipada.

 

Assinatura digital

assinatura-digital-1Além de eliminar papéis a assinatura digital proporciona maior segurança para as entregas das empresas, evitando fraudes.

É muito comum, no e-commerce, o cliente realizar uma compra, receber o produto e em seguida acionar o cartão de crédito informando que não reconhece aquela transação.

As empresas que não armazenam seus comprovantes de recebimento, com a assinatura do cliente, acabam perdendo a oportunidade de confirmar a venda. A assinatura digital elimina esse tipo de fraude.

 

Mobile e Desktop

Mobile e DesktopA gestão de entregas depende das informações oriundas de diferentes locais, pois cada motorista retém um volume de dados. Por isso, o sistema logístico deve ter opções de uso no mobile e no desktop. O motorista fará as atualizações diretamente de seu smartphone.

Além disso, o gestor terá mobilidade para acompanhar e conduzir os processos, podendo acessar seu sistema de onde estiver.

 

Online e Offline

Online e OfflineMuitos dos sistemas disponíveis para desktop e mobile costumam depender da internet para serem acessados. Apesar de ser um benefício, já que pode ser utilizado de qualquer navegador e não exige instalação, há também a limitação de sinal e conexão. A comunicação e os direcionamentos de rota que os motoristas precisam estar sempre disponíveis.

Depender da internet não é viável quando se tem diversos processos para gerenciar, profissionais e rotas para coordenar. O sistema logístico não pode limitar o trabalho de um entregador pela falta de internet na região.

 

O fim do papel

o fim do papelOs processos estão se tornando cada vez mais automatizados e digitais, em todos os segmentos. Com o setor logístico não seria diferente. São muitos motoristas para gerenciar e diversas informações, papéis e comprovantes transitando de um lugar para o outro com esses profissionais.

O modelo de gestão que ainda utiliza comprovantes físicos, em papel, encontra problemas em seus processos. Um documento físico pode rasgar, molhar ou se perder quando a atividade é realizada na rua, sob sol ou chuva.

O ideal é atualizar o método de trabalho e digitalizar todas as informações. O sistema logístico deve livrar a empresa da necessidade de ter que armazenar papéis de comprovantes de entregas. As planilhas de controle de entregas também devem ser eliminadas. Veja porque não usar planilha de controle de entregas nunca mais.

 

Dados que viram informação

dados que viram informaçãoOs relatórios são parte fundamental da tomada de decisão de uma empresa. Por meio desse informativo, a empresa tem acesso a dados que mostram como está a execução de seus processos, onde estão perdendo e ganhando dinheiro, além de projetar o investimento e o crescimento do negócio.

Essas informações vão auxiliar os gestores a desenvolver estratégias de contenção de gastos e até a cuidar da imagem da empresa, avaliando o número de entregas não realizadas e reclamações recebidas.

 

 

Faça uma demonstração do sistema dLieve!

O sistema logístico da dLieve oferece benefícios que permitem à empresa ter uma gestão automatizada, segura, centralizada e econômica. Todas as funcionalidades necessárias para controlar as entregas da empresa são disponibilizadas em uma única plataforma que permite o acesso por aplicativo ou desktop.

aviso chegada

O controle das entregas é feito de forma segura e ágil, pois ao chegar no endereço do remetente, o entregador faz a captura de seu nome, documento, assinatura e confirma que a entrega foi realizada, no aplicativo. É importante destacar que a assinatura do cliente é feita por meio da digital na tela do smartphone.

dLieve está investindo na inovação para proporcionar uma experiência melhor entre quem precisa entregar um pedido e quem está esperando para recebê-lo. Oferecendo soluções que atendam o negócio amplamente e eliminam a necessidade de contratar outros sistemas.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para contratar o sistema logístico ideal, aproveite e faça um teste com a dLieve. Solicite agora uma demonstração gratuita dos serviços da dLieve.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve