Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A roteirização de transportes é o planejamento do trajeto que a frota ou os entregadores devem fazer para realizarem as entregas dos clientes. Uma roteirização deve ser feita com base no caminho mais adequado para cada entrega e veículo. Para isso deve considerar a distância, trânsito, pedágios, tipo de veículo, riscos etc.

Trata-se de um processo trabalhoso, que exige tempo, dedicação e análise, mas neste artigo, mostraremos como a roteirização de transportes pode ser feita de forma simples, ágil e eficiente. Confira a seguir!

Aproveite para medir a produtividade logística da sua empresa, através desse diagnóstico preparado pela dLieve.

produtividade logística

 

Entendendo a roteirização de transportes e como ela pode ser um diferencial competitivo para sua empresa

A roteirização de transportes é uma atividade estratégica que determina a sequência de visitas que cada entregador realizará, dentro de uma área ou região, e um espaço de tempo. A partir dessa atividade é que as entregas serão programadas e realizadas. Isso quer dizer que, conforme o método que ela é realizada, poderá ser benéfica ou maléfica para o seu negócio.

A atividade parte de um planejamento, onde o roteirizador deve considerar todos os pontos que listamos no início do texto. Os fatores apresentados vão influenciar no tempo de percurso e no custo da entrega, além de garantir que o pedido seja entregue conforme esperado.

roteirizacao de transportes

Por ser um processo complexo, a roteirização de transportes, quando feita de forma manual, exige uma análise profunda por parte do responsável. Ainda assim, não garante que o motorista cometa atrasos, pois o trânsito na cidade e os contratempos podem acontecer a qualquer momento.

Quando esse tipo de situação acontece, é necessário direcionar o entregador para uma nova rota ou o próprio profissional pode utilizar mapas para verificar percursos mais rápidos. Porém, o uso de uma ferramenta externa, que não está sob o controle da empresa, pode prejudicar a segurança.

Com tantos contratempos, é possível imaginar quanto a empresa tem a perder ao utilizar processos manuais para a sua roteirização de entregas, não é mesmo? O cliente é o primeiro a ser impactado negativamente. Por isso, é fundamental contar com ferramentas de roteirização de entregas, que proporcionem agilidade e eficiência ao processo.

 

Quais os requisitos de um sistema completo

roteirizacao de transportes

A realização da roteirização de transportes de forma eficiente, ágil e fácil só será possível se a empresa investir em um sistema de automação. Para isso, devem ser avaliados alguns elementos fundamentais, antes de contratar um sistema. Veja quais são a seguir:

 

✓ Planejamento das rotas

O planejamento de rotas é a funcionalidade que vai criar os roteiros de entrega da empresa de forma automática. O sistema utiliza uma série de variáveis matemáticas para determinar a rota de cada entregador. Esse sistema inteligente, também altera a rota automaticamente, caso algum obstáculo ou contratempo seja encontrado.

✓ Cálculo e estimativa do tempo de entrega

O sistema de gestão deve fazer uma estimativa do tempo que cada entrega levará para ser feita. Essa informação pode ser usada no futuro para que a empresa avalie a qualidade do serviço e identifique os gargalos em sua operação.

✓ Flexibilidade para mudanças, ajustes e customização

Ter flexibilidade para fazer mudanças, ajustes e customização é fundamental para que a empresa consiga gerenciar suas entregas da melhor forma e adaptar às suas necessidades. Mesmo que o sistema já disponha de um planejamento eficiente, pode ser um diferencial fazer um ajuste de acordo com os parâmetros de sua empresa.

✓ Criação de relatórios das rotas por veículo e por frota

Um sistema completo tem que oferecer a criação de relatórios automatizados, das rotas feitas por veículo ou por frota. Esses dados ajudarão no desenvolvimento do negócio e também a verificar os indicadores de sua empresa.

✓ Organização dos horários de trabalho dos motoristas

Após ter as informações sobre cada rota, a empresa pode criar as suas próprias escalas de acordo com as entregas que cada colaborador fará. Dessa forma, é possível reduzir custos e jornadas de trabalho, bem como evitar que os profissionais fiquem ociosos.

✓ Cadastro de informações sobre a carga transportada

Um bom sistema de roteirização de transportes deve possibilitar que a empresa registre todas as informações sobre a carga que será transportada. Em caso de roubo, perda ou quaisquer outros tipos de danos aos pedidos, essas informações serão extremamente necessárias.

 Equipe de suporte disponível e eficiente

A comunicação entre a equipe de suporte e os motoristas deve ser facilitada. O sistema deve oferecer recursos para que esses profissionais estejam sempre disponíveis e possam se comunicar com eficiência.

 

Vantagens que podem ser observadas rapidamente

O sistema de roteirização de transportes, que atende todos os requisitos mencionados no tópico anterior, proporcionará uma série de vantagens, através de todas as suas funcionalidades, que serão percebidas no curto prazo.

O investimento na ferramenta é compensado todos os dias, pois a empresa diminui o risco de erros no processo, reduz as despesas com as rotas, tem mais segurança para suas entregas e aumenta a qualidade no atendimento ao cliente.

Além disso, o tempo dedicado a tarefa de roteirizar as entregas diminui drasticamente, permitindo que os profissionais do setor se dediquem às atividades mais estratégicas.

 

Que tal dar o primeiro grande passo?

O primeiro grande passo para mudar a realidade e os processos da sua empresa, impactando os custos logísticos e alcançando resultados mais positivos é se dedicar ao planejamento da roteirização de entregas. É fundamental entender o impacto que essa atividade pode causar no negócio.

Em seguida, invista na automação desse processo. Como falamos anteriormente, apenas com a automação, por meio de um sistema de gestão de entregas será possível alcançar agilidade, reduzir os custos da atividade, minimizar erros e atrasos, entre outros problemas.

Como consequência, sua empresa aumentará a qualidade do serviço, o atendimento ao cliente e terá acesso a resultados que tornarão a empresa mais eficiente e competitiva no mercado.

 

A dLieve é um sistema de gestão de entregas que oferece ferramentas e funcionalidades, que vão proporcionar uma melhoria no processo de entregas do seu negócio. Além disso, permite a customização, para que você crie e gerencie recursos específicos conforme o seu modelo de negócio. 

Solicite uma demonstração gratuita e veja tudo que o sistema tem para oferecer.

dlieve gestão logística

 

Saiba um pouco mais sobre os avanços em gestão de entregas, que já estão acontecendo no Vale do Silício. A dLieve viajou até lá para conhecer de perto as novidades e contou tudo no webinar Tendências em Logística e Transporte do Vale do Silício. Confira!

webinar-tendencias

 

Continue acompanhando os conteúdos no blog da dLieve, acesse os materiais educativos disponíveis no site e fique por dentro das melhores ferramentas de gestão logística para o seu negócio.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve