fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Manter um bom relacionamento com o cliente deve estar entre os principais pilares de uma empresa. A preocupação com a qualidade do produto ou serviço oferecido é colocada como prioridade no mundo dos negócios.

Cuidar dessa relação é um dos caminhos para garantir a fidelização com a empresa. Com algumas ações, é possível se destacar no mercado e tornar o relacionamento com o cliente uma referência de boas práticas.

relacionamento com o cliente

 

Destacando seu relacionamento com o cliente

O sucesso de uma empresa não é um caminho estável para nenhum gestor. Pelo contrário, é uma trajetória com muitos altos e baixos. Nem sempre um novo produto ou serviço será visto com valor pelo cliente. Por isso, eles devem se aproximar ao máximo do atendimento das necessidades do público-alvo.

Isso só é possível quando a empresa entende e conhece profundamente o seu público. Quais são os principais desafios e problemas que eles encontram no dia a dia e como a empresa pode solucioná-los.

Quanto mais a empresa conhece o seu público-alvo, mais ela entende o que eles precisam. Com isso, é possível desenvolver novos produtos ou serviços para atendê-los. Veja a seguir o que fazer para ter mais sucesso no relacionamento com o cliente e destacar a sua empresa.

 

1. Combine tecnologia ao atendimento do cliente

Quando definimos um público-alvo entendemos que eles têm características em comum. São elas que o tornam o cliente ideal para aquela empresa. Porém, apesar de fazer parte de um conjunto, cada cliente é único, tem suas particularidades.

A empresa deve entender isso, colocando-se no lugar do cliente e ouvindo o que ele tem a dizer. Disponibilizar um canal de ouvidoria é uma alternativa para tornar o relacionamento com o cliente mais próximo. Ele poderá reportar sua insatisfação e registrar possíveis queixas.

Confira nosso material com 6 formas de modernizar suas entregas:

monitoramento de entregas

A ideia de aliar tecnologia ao atendimento do cliente possibilita que o servido ao consumidor seja mais rápido.

Além disso, a empresa terá dados monitorando as principais reclamações dos clientes. Esta informação é valiosa para estar sempre em busca da satisfação dos clientes, inovação do produto e destaque da concorrência.

Experimente investir em:

  • Chatbots
  • Sistemas para automatizar e monitorar sua gestão

 

2. Valorize os feedbacks

O ideal é que o cliente não precise registrar uma reclamação, solicitar devolução do dinheiro ou cancelar a contratação do serviço para que a empresa identifique seus erros.

Os feedbacks diários devem ser usados para que a empresa faça uma autoavaliação do que está oferecendo ao cliente.

Além disso, após fechar um negócio, deve-se tomar como boa prática a ação de fazer contato com o cliente e saber como foi a sua experiência.

Pergunte como foi o processo de compra ou contratação, se as informações ficaram claras, se não houve dúvidas posteriores etc. Pergunte também sobre a sua experiência com o produto ou serviço. Foi satisfatória? Resolveu seu problema? Precisa melhorar?

Crie um checklist de perguntas que precisam ser respondidas.

Se sua empresa tiver um e-commerce, por exemplo, o cliente pode ter um canal aberto já na espera pela entrega da mercadoria. Informá-lo o horário que receberá o produto, e caso algum atraso na entrega ocorra,  permitir que ele entre em contato sem burocracia, é uma maneira eficiente de melhorar o relacionamento com o cliente e de modernizar a entrega dos seus produtos.

 

3. Ofereça respostas efetivas na resolução de problemas

Evitá-los nem sempre está nas mãos da empresa. Imprevistos acontecem e, no mundo dos negócios, é comum que um empreendimento dependa de outros para rodar a sua operação.

Apesar disso, o cliente não pode ser impactado por uma adversidade. Na verdade, o cliente não está interessado em saber de quem é a culpa, ele só quer receber aquilo que comprou ou contratou. Ficar à espera de uma resposta pode ser muito frustrante para o cliente e ainda prejudica a imagem da empresa.

Mas o que fazer para evitar isso? Não se exima das responsabilidades e das respostas que devem ser dadas ao seu público. Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é fingir que não há nada de errado quando o cliente já notou o problema. Esteja preparado para lidar com eles.

relacionamento com o cliente dlieve

Seja transparente com o seu público. O cliente comprou um produto e houve um imprevisto com a entrega? Trânsito no percurso, acidente na via, etc? Avise o seu cliente. Qualquer alteração ou interferência na rota de entrega, que poderá mudar o prazo, deve ser comunicado.

Muitas vezes a empresa não tem essa atitude não por descuido, mas porque nem ela tem o controle sobre suas entregas. Por isso, é fundamental contar com um sistema de gestão logística.

 

Controle das operações logísticas

A dLieve possui um desses sistemas e oferece soluções para diferentes perfis e tipos de empresa no monitoramento de entregas. Desde redes de lojas – que entregam móveis e eletrodomésticos no Brasil todo, até por empresas que oferecem assistência médica a domicílio – cujos clientes precisam saber quando essa ajuda vai chegar.

O sistema da dLieve consiste em um software que ao receber informações básicas (endereço, quantidade de mercadorias, quem comprou…) do vendedor/empresa que deseja entregar um produto e/ou serviço ao consumidor, faz o controle das entregas em tempo real.

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve