Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O atraso nas entregas é o maior fator de reclamação dos clientes. Segundo dados do Reclame Aqui, a falta de cumprimento com o prazo de entrega foi a o motivo de mais de 90 mil queixas registradas, só no primeiro trimestre de 2018. Um pedido em rota de entrega pode enfrentar fatores que impeçam seu processo de ser concluído, causando transtornos a todos.

A dLieve desenvolveu uma ferramenta que mostra como a empresa pode economizar tendo uma melhor gestão de entregas. Experimente e descubra como você pode melhorar a sua.

calculadora devolução de custos de entrega dlieve

Lidar com as adversidades da logística é um dos desafios de toda empresa que almeja o sucesso deve enfrentar. Veja a seguir, as dicas que listamos para te ajudar a lidar com os problemas de um pedido em rota de entrega. Vamos lá?

 

Pedido em rota de entrega: desafios diários

Ao sair do Centro de Distribuição, o pedido do cliente está sujeito a enfrentar inúmeros contratempos. Afinal, o pacote do cliente saiu da área de proteção e segurança da empresa, e agora precisa percorrer um trecho, que às vezes pode ser longo, para chegar até o cliente. Nesse meio tempo, alguns fatores podem impedir que a entrega seja concluída:

pedido em rota de entrega gestao de entregas dlieve chat com motorista atraso na entrega

Esses e outros fatores podem acontecer com qualquer pedido em rota de entrega. Mas o que vai determinar como o problema é resolvido, são as ferramentas que a empresa utiliza. A falta de um sistema de monitoramento, por exemplo, impede que a empresa identifique o imprevisto em tempo real e tome a devida ação necessária.

Isso quer dizer que a empresa só será comunicada quando o entregador chegar até o centro de distribuição ou caso ele entre em contato. Essa demora pode impactar o processo, prejudicando a imagem da empresa e inclusive a experiência do cliente.

 

Principais queixas dos clientes 

Entre as principais queixas dos clientes estão o atraso na entrega, falta de atualização sobre o pedido, avarias na encomenda, produto desviado etc. São situações que prejudicam diretamente a experiência do cliente que fez uma compra pensando na facilidade e comodidade de receber em casa, mas acabou tendo transtornos. 

pedido em rota de entrega gestao de entregas dlieve chat com motorista atraso na entrega

A falta de informação, atrasos e  erros podem causar danos para sua empresa, pois o cliente ficará com uma má impressão e vai evitar fazer negócios com você novamente, e pior ainda, vai fazer a propaganda negativa aos demais.

Grandes embarcadores e empresas estão utilizando sistemas simples de usar, que integram e automatizam algumas funções na rotina da logística de entregas.

O sistema dLieve é uma dessas alternativas eficazes! Ele permite que a empresa faça um monitoramento completo do percurso dos pedidos, em tempo real. Dessa forma, é possível saber onde está o pacote do cliente e no caso de qualquer imprevisto, é possível agir de forma rápida e estratégica.

 

De que maneira lidar com os imprevistos e ocorrências

Tomar algumas precauções e se manter atento ao mercado, são atitudes fundamentais para que o gestor logístico se mantenha informado sobre o que está acontecendo não só com os concorrentes, mas também com seu time logístico. Tudo em prol de garantir melhorias e comprometimento com os clientes que possuem pedido em rota de entrega. Veja alguns recursos que podem ajudar!

 

A Tecnologia como aliada no processo

A tecnologia agiliza os processos na logística e ajuda a tornar a gestão de entregas mais eficiente e dinâmica.

O sistema dLieve auxilia nessas etapas. A solução começa atuando desde a retirada do pedido do centro de distribuição. Por meio do leitor de código de barras, os pedidos são identificados e destinados aos veículos corretos. Assim, é possível evitar que os pacotes sejam despachados para outros carros e evitar falhas no processo.

pedido em rota de entrega gestao de entregas dlieve chat com motorista atraso na entrega

No momento da roteirização, a empresa consegue fazer o processo de forma automatizada e otimizada. Com isso, diante de qualquer imprevisto na entrega, o próprio sistema atualiza a rota para evitar atrasos, e tanto gestor, quanto motorista e cliente podem se atualizar.

Desde a saída do pedido em rota de entrega, o cliente é informado sobre o prazo e a previsão. Isso permite que ele se organize para receber seu pedido e caso não consiga estar no local, pode solicitar o re-agendamento, diretamente pelo sistema. Além disso, se o entregador não encontrar o cliente no local, pode enviar uma mensagem para verificar a possibilidade de entrega para outra pessoa ou local. 

Outros recursos do sistema dLieve também podem ser úteis para minimizar os danos causados por imprevistos e ocorrências. 

  • Re-agendamento de entregas:
    O sistema viabiliza que o cliente receba uma mensagem de previsão e link para o re-agendamento, isso faz com que a entrega seja automaticamente cancelada no aplicativo do motorista e ele saiba que não precisará ir até o local para tentar realizar a entrega.
  • Gestão de ocorrências:
    É possível que o motorista abra o registro de uma ocorrência de extravio, atraso, cliente ausente, etc. Esse recurso está disponível através do App e em tempo real, para que automaticamente o gestor possa visualizar em seu painel. O sistema permite inclusive que essa interação aconteça no SAC, caso ele opte por abrir um chat de comunicação com o time. 
  • Indicadores em tempo real:
    Os indicadores possibilitam que o gestor possa tomar decisões de forma mais agilizada e em tempo hábil para mitigar imprevistos e ocorrências.

 

O gestor de e-commerce está constantemente focado e preocupado em encontrar os melhores parceiros para auxiliar em seu processo de gestão. Com o objetivo de ser cada vez mais eficiente, é fundamental que todas as etapas do processo logístico estejam bem assessoradas. No entanto, para isso, deve-se deixar de lado os procedimentos manuais e investir em tecnologia.

Ela pode proporcionar mais segurança, reduzir os erros, minimizar o retrabalho, além de oferecer uma melhor experiência para o cliente. Afinal, um pedido em rota de entrega não precisa ser uma dor de cabeça para nenhum dos envolvidos (embarcadores, transportadoras e clientes). 

A dLieve disponibiliza um sistema completo que conta com funcionalidades inteligentes e robustas para auxiliar todas as camadas do processo de gestão de entregas. Torne a experiência de um pedido em rota de entrega cada vez melhor, quer saber como? Preencha o formulário e converse nossos especialistas.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *