fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Quem trabalha com logística enfrenta diversos desafios em sua rotina. Entre eles está o volume de entregas diário, a divergência de horários, indisponibilidade de motoristas, volume e tamanho da carga, distância a ser percorrida, etc. Todos esses pontos podem gerar atrasos para a empresa, por isso o otimizador de rotas é necessário.

O otimizador de rotas é uma ferramenta desenvolvida para evitar que a logística de transportes seja impactada por fatores que influenciam em sua rotina. Neste artigo, mostraremos como esse sistema pode te ajudar. Afinal, você não quer mais atrasar suas entregas, não é mesmo? Confira!

 

Por que você precisa de um otimizador de rotas?

A roteirização de entregas é um dos processos mais importantes para a gestão logística. É por meio dele que toda a rotina da entrega será definida. Alguns profissionais e empresas, responsáveis por essa tarefa, usam estratégias específicas para fazer o planejamento. Uma delas é dividir a cidade ou região em setores. Uma outra tática bastante utilizada, é definir as entregas de acordo com o conhecimento do entregador. Cada um atende a região que conhecer melhor.

Esses pontos, porém, não levam em consideração fatores extremamente importantes, como percurso, trânsito, combustível necessário, tempo e recursos dedicados, entre outros.

O otimizador de rotas cria um planejamento com as rotas mais adequadas e determina quais motoristas deverão atendê-las, em poucos segundos. O sistema da dLieve conta com uma inteligência matemática que faz a estimativa dos percursos, usando como base mapas de geolocalização para identificar as melhores rotas, de acordo com o trânsito e as distâncias.

otimizador-de-rotas

Quais são os principais benefícios desse recurso:

  • Redução de custos operacionais da empresa;
  • Facilidade na criação das rotas de entrega;
  • A automação do processo gera mais agilidade;
  • Melhoria na gestão dos veículos de transporte de sua frota;
  • Ganho de tempo! É possível fazer mais entregas em um mesmo dia e até mesmo economizar combustível;
  • Diminuição do número de reclamações e consequentemente um aumento do número de clientes satisfeitos.

Além disso, a empresa que utiliza um otimizador de rotas consegue tomar decisões de forma mais estratégica e efetiva. Em vez de contratar mais motoristas e adquirir mais veículos para atender os clientes, a empresa analisa o cenário a partir dos dados entregues pelo sistema e identifica os pontos de melhoria.

As informações orientam sobre quais métodos e soluções são melhores para cada situação. Sua empresa ganha tempo para tomar a melhor decisão, sem perder agilidade no atendimento ou prejudicar o cliente.

 

Chega de atrasos! Evite erros desnecessários

Sua empresa não precisa mais sofrer com os problemas e as consequências dos atrasos causados por uma gestão mal coordenada. Situações como essa prejudicam a imagem corporativa, comprometem o relacionamento com o cliente e causam transtornos, muitas vezes irreversíveis. Esses transtornos podem ocorrem, pois a otimização de rotas é um desafio difícil para ser superado de forma manual. Nesse momento, um sistema de gestão de entregas é fundamental.

A empresa que consegue solucionar essa questão terá grande parte de seus desafios diários vencidos e se tornará cada vez mais preparada para atender com agilidade e credibilidade.

 

Revolucione as suas entregas

otimizador de rotas

O sistema dLieve foi desenvolvido com o objetivo de atender as demandas das empresas que precisam garantir efetividade para suas entregas. O software é completo e oferece inúmeras ferramentas para auxiliar a gestão logística da sua empresa.

Além do otimizador de rotas, o sistema permite a flexibilização de seus recursos, ou seja, a empresa pode customizar o software de acordo com as funcionalidades que necessitar. Entre as principais soluções que já são oferecidas pela ferramenta estão:

  • Alerta de atrasos;
  • Assinatura digital;
  • Controle de jornada;
  • Controle de reagendamento;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Previsão do horário de chegada;
  • Entre outros.

Confira a lista completa com todas as funcionalidades da dLieve.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da dLieve e os materiais educativos do site para se manter informado sobre dicas e soluções que vão melhorar a gestão logística da sua empresa.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve