Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O transporte de cargas é afetado por uma série de desafios: atrasos na entrega, avarias no produto, extravios de pedidos e outros problemas, que assim como esses, podem acontecer por falhas no processo ou por questões que não estão no controle da gestão logística. O monitoramento em tempo real pode minimizar e até impedir parte desses problemas. É uma das alternativas que a empresa logística de entregas pode utilizar para controlar e reduzir o impacto deles, bem como garantir eficiência e aumentar a credibilidade do negócio.

Veja neste artigo, como fazer e quais os benefícios que monitoramento em tempo real pode oferecer para sua empresa.

Enquanto isso, que tal saber mais sobre como modernizar suas entregas? Acesse esse infográfico e descubra.

gestao de entregas

 

Vantagens oferecidas pelo monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real oferece diversos benefícios para a empresa. A seguir confira alguns pontos que são notados de forma imediata. No futuro, a empresa perceberá que o recurso oferece muito mais, e que pode impactar na gestão de uma maneira mais completa, aumentando inclusive os lucros.

 

Mais segurança para as cargas transportadas

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas de entregas é o roubo e extravio das cargas. O roubo de mercadorias se tornou tão comum que algumas regiões são sinalizadas como sendo de risco e são evitados os trajetos por parte das empresas que fazem as entregas.

O monitoramento em tempo real permite que a empresa e o cliente acompanhem o envio, desde o momento em que sai do centro de distribuição até a chegada ao destino. Com isso, um extravio pode ser identificado quase que de imediato. Permitindo assim, que a empresa tome as devidas providências para reduzir o impacto e prejuízo.

 

Redução de custos para a empresa

O monitoramento em tempo real é uma das funcionalidades essenciais que ajuda a reduzir os custos da empresa em alguns sentidos. O primeiro deles é em relação aos equívocos com as entregas. Caso o motorista faça um trajeto diferente, por engano, a empresa pode acioná-lo. Isso evita que o entregador perca tempo e gaste combustível. Outro ponto está relacionado com os casos de golpe ou fraude por parte de falsos clientes, que realizam a compra, recebem o produto e depois entram em contato afirmando que não receberam seus pedidos.

monitoramento de entregas

A empresa tem como provar que a entrega foi realizada pelo registro do monitoramento e por meio da captura de foto e assinatura na entrega. Além disso, em caso de roubo ou extravio da carga, a empresa terá como provar à seguradora que perdeu a sua carga e ser ressarcida.

 

Existe diferença entre rastreamento e monitoramento?

Existem diferenças e são bem simples de identificar. A começar pelo monitoramento em tempo real, é um processo que registra e analisa as ocorrências que surgem ao decorrer do percurso que a carga faz até chegar ao seu destino. Por meio dele, é possível identificar problemas no trajeto e ter acesso à informações que possam ajudar a corrigi-los.

Já o rastreamento permite saber onde o produto esteve e isso não acontece em tempo real. O objetivo do recurso é ter informações sobre a rota, distância percorrida, tempo de realização ou previsão, quanto de combustível foi ou será gasto e outros detalhes.

O monitoramento de cargas faz o acompanhamento em tempo real. Com esse recurso, a empresa e o cliente podem verificar todos os movimentos da mercadoria. Caso sofra um atraso, a empresa consegue prever quanto impactará no horário da entrega e apresentar uma nova previsão de chegada. As informações ficam registradas, formando o histórico de todas as cargas. A empresa pode usar esses dados para criar novas estratégias para as entregas futuras.

 

Mais credibilidade e fidelidade para seus clientes

A empresa que utiliza o monitoramento em tempo real tem mais vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Isso porque o recurso aumenta a credibilidade e a fidelidade de seus clientes.

monitoramento de entregas

Ao realizar uma compra, o cliente deseja ter segurança e garantias de que o seu pedido será entregue. Quem compra online quer ter a garantia de que receberá seu pedido dentro do prazo e sem qualquer avaria. O monitoramento em tempo real previne surpresas também para o seu cliente e os riscos são minimizados.

 

O impulso que você precisa para aumentar sua produtividade

O monitoramento em tempo real é mais do que um recurso de segurança e efetividade para o transporte de cargas. É um recurso estratégico, pois além de oferecer diversos benefícios, como a redução de custos, garante um melhor aproveitamento da frota da empresa e consequentemente, aumenta a sua produtividade. Veja aqui como a Pronto Light aumentou em 15% a produtividade do seu time logístico.

A produtividade aumenta porque ao identificar um problema em sua rota, a empresa pode fazer ajustes, como uma alteração no trajeto, para evitar que um atraso cause impactos negativos no prazo de entrega. Caso o problema seja com o veículo de transporte, por exemplo, a gestão de entregas pode re alocar a carga em outro veículo, enquanto realiza a manutenção no carro ou enviar um mecânico para corrigir as falhas apresentadas. Além disso, a empresa reduz as etapas e os processos de comunicação com o cliente, diminuindo o número de chamados e atendimentos. O cliente poderá fazer todo o acompanhamento em tempo real e não terá mais que entrar em contato solicitando informações sobre o seu pedido. Dessa forma, a equipe de atendimento se dedica a outros processos, mais complexos ou estratégicos.

 

O monitoramento em tempo real é essencial para todos os envolvidos com o processo de entrega. Ficou curioso? Conheça o sistema dLieve. Solicite aqui uma demonstração gratuita e continue acompanhando o blog da dLieve para se manter informado sobre gestão de entregas.

Solicite uma demonstração gratuita e veja tudo que o sistema tem para oferecer.

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve