Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O drone é um equipamento com tecnologia semelhante a de um brinquedo de controle remoto. Por meio de um controle via rádio, é possível guiar o aparato a executar algumas funções e percursos. Em geral, os drones são utilizados para realizar tarefas que o ser humano não consegue.

O equipamento é capaz de capturar imagens aéreas e de locais que o homem não consegue chegar, como canyons, vulcões etc. O recurso vem sendo testado para o uso no transporte de cargas. Grandes marcas como Amazon e iFood já utilizaram a tecnologia para fazer entregas. Será que a entrega com drones será o futuro do delivery?

Enquanto isso, que tal conhecer as Tendências em Logística e Transporte do Vale do Silício nesse webinar?

webinar-tendencias

 

Qual a finalidade em utilizar entrega com drones

Fazer um item chegar ao seu destino pode ser um grande desafio para o transporte de cargas. Seja aéreo, terrestre ou marítimo, situações como mau tempo, panes mecânicas e atrasos podem impossibilitar o sucesso de uma entrega no prazo.

Nos Estados Unidos, especialistas em medicina, do Centro Médico da Universidade de Maryland, fizeram testes para a entrega de órgãos com drones. Como um aliado na melhoria da saúde humana, os pesquisadores concluíram que o drone foi muito útil, fazendo não só o transporte, como também o monitoramento dos critérios de viabilidade do órgão, como a temperatura do rim.

entrega com drones

Foto: Revista Veja online | Lucas Guerreiro

O uso de drones para realizar esse e outros tipos de entrega, tem se tornado cada vez mais comum. No Brasil, a empresa iFood realizou o seu primeiro teste de entrega utilizando um drone. A ação aconteceu durante o Carnaval de 2019.

 

Vantagens

As empresas começaram a enxergar as vantagens de investimento nesse tipo de recurso. Os drones não enfrentam o trânsito, com isso as entregas são mais rápidas. Além disso, a tecnologia deles não causa impactos ao meio ambiente, como acontece com os veículos movidos a combustíveis fósseis.

A facilidade de locomoção é maior para os drones, que podem acessar terrenos acidentados, superar barreiras físicas etc. Locais que são classificados como área de risco e impedem as transportadoras de realizar suas entregas, podem ser acessados com o drone.

A médio e longo prazo, o custo é consideravelmente reduzido. O drone não precisa de um motorista para conduzi-lo e nem de combustível para funcionar. Basta ter um operador guiando o trajeto do recurso. Esse trajeto pode ser otimizado com o auxilio de um sistema de automação.

A eficiência do drone, comparada a uma série de impeditivos enfrentados pelo segmento de entregas tradicional, é muito maior. Além disso, a tecnologia já existe, basta destiná-la à esse uso. Ou seja, não haverá custo para o desenvolvimento de uma solução.

 

Desvantagens

Por outro lado, o uso de drones também apresenta desvantagens. Os drones não são capazes transportar cargas mais pesadas, esse tipo de transporte dependerá do modelo tradicional. Um fator delicado é a privacidade invadida. O drone pode sobrevoar casas e passar em frente de janelas. Como saber que o equipamento não está carregando uma câmera?

O equipamento não é muito silencioso, isso pode impactar na poluição sonora das cidades. Esses e outros fatores têm impedido que uma regulamentação seja criada para o uso de entrega com drones.

Mas afinal, trata-se do futuro do delivery?

O mundo está em constante transformação e a tecnologia é a grande responsável pelas mudanças. No passado, os filmes já mostravam cenários com céus repletos de objetos voadores. No contexto atual, esses equipamentos podem ser os drones realizando entregas.

entrega com drones

Ao que tudo indica, os drones são mesmo o futuro do delivery, mas é preciso estar atento e acompanhar as mudanças no mercado e o avanço da tecnologia para ter certeza.

 

Mesmo a modernidade precisa de gestão

Independentemente de quais recursos serão utilizados, as empresas terão que investir na gestão de entregas. Os sistemas de gestão deverão acompanhar o avanço da tecnologia e as tendências mundiais, oferecendo ferramentas e funcionalidades para auxiliar as empresas.

A dLieve tem a missão de estar sempre atualizada e oferecer um sistema completo para tornar a gestão de entregas mais eficiente. Além de todos os recursos da solução, o cliente pode customizar o serviço para que atenda o que a empresa precisa. Conheça todas as ferramentas que o sistema tem para oferecer. Solicite uma demonstração gratuita.

Continue acompanhando o blog da dLieve e fique por dentro de todas as tendências sobre gestão de entregas.

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve