Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A empresa que atua como distribuidora de alimentos depende quase que totalmente dos serviços de logística. Além de ter que garantir a entrega no prazo, o gestor deve manter a produtividade da equipe e a reduzir os custos constantemente.

O mercado de distribuição de alimentos é bastante concorrido, com isso pequenos erros podem ser extremamente prejudiciais para a imagem do negócio. Nesse ramo, ter uma boa gestão é decisivo para que a distribuidora de alimentos tenha sucesso ou não. Veja como ter uma gestão eficiente.

 

Como fazer a gestão de distribuidora de alimentos

O primeiro passo para uma gestão de sucesso é o investimento em tecnologia e inovação. Contar com sistemas que façam a integração e sincronização dos processos usados pelo serviço vai ajudar a empresa a se automatizar e ser mais produtiva.

Diversas empresas ainda utilizam ferramentas como o Excel para gerenciar planilhas de controle de entregas, o que acaba aumentando o volume de trabalho da equipe. Os profissionais devem se dedicar mais às atividades estratégicas e cada vez menos às manuais.

 

Monitoramento de transporte de alimentos

Uma distribuidora de alimentos depende totalmente do transporte para atender seus clientes e a tecnologia deve ser aliada desse processo.

Por meio de soluções tecnológicas, o gestor consegue aumentar o controle sobre as entregas, a eficiência de sua equipe e, em consequência de um oferecer um bom serviço, vai aumentar a satisfação dos clientes.

Veja como o monitoramento de entregas pode impactar de forma positiva a sua gestão!

 

monitoramento de entregas

 

Visibilidade de dados para transportadoras

Outro benefício de investir em tecnologias que permitem o monitoramento e proporcionam aumento da produtividade é a entrega de dados. Soluções como essas permitem a visibilidade de informações analíticas.

Na prática, isso quer dizer que o gestor terá acesso a relatórios de atrasos, de recalculo de rota, entre outros fatores que influenciam na entrega. Dessa forma, será possível identificar os principais gargalos de sua operação.

Assim como em outros segmentos, o setor de transportes também está investindo na transformação digital, buscando alternativas e soluções que sincronizem as informações, com objetivo de ter acesso a informações com agilidade.

Quanto mais rápido uma informação chegar até a empresa, a solução também será encontrada com maior agilidade e efetividade. Estar à frente desse movimento, vai colocar sua empresa em um patamar altamente competitivo, impulsionando cada vez mais o crescimento do negócio.

 

Redução de custos em transporte de alimentos

Desperdício resulta em um aspecto apenas: prejuízo. Por isso, a diminuição de desperdícios está entre os principais objetivos de uma gestão. Quando o gestor consegue diminuir o desperdício nos processos da empresa, a eficiência da distribuidora de alimentos é impactada positivamente.

Identificar quais são os processos e problemas que causam a ineficiência no transporte é o primeiro passo para alcançar a solução para reverter esse cenário.

distribuidora de alimentos

Descubra quais problemas que podem causar a ineficiência no transporte da sua empresa

 

Investimento e retorno para distribuidora de alimentos

Investir é fundamental para quem quer crescer, porém todo e qualquer tipo de investimento deve ter retornos claros para a operação. Criar mais processos, contratar mão de obra, comprar mais produtos, são atitudes comuns entre os gestores que atuam no mercado de distribuição de alimentos.

O que deve ser considerado antes de fazer qualquer um desses investimentos é que nem sempre eles retornaram com bons resultados. A contratação de mais mão de obra, por que a equipe não dá conta de realizar todas as entregas, por exemplo, não quer dizer que solucionará o problema.

Muitas vezes os impasses estão no processo e não no número de profissionais que a empresa tem. A distribuidora de alimentos deve contar com mecanismos que façam o trabalho menos difícil e demorado, enquanto que os colaboradores devem ser destinados a pensar de forma estratégica, buscando soluções para os problemas.

Um sistema de gestão logística atua na resolução e apresentação de problemas frequentes, como o acompanhamento do motorista, a otimização das rotas, previsão de chegada, alerta de atrasos, entre outros.

Algumas dessas situações seriam controladas manualmente por um profissional, enquanto outras só chegariam ao conhecimento da empresa, quando o cliente reportasse com uma reclamação. Como é o caso comum de atraso.

Investir em uma plataforma que ofereça todos esses dados é o tipo de investimento que dará retorno dia a dia, com a automação e aumento da produtividade em cada processo.

 

Faça uma demonstração gratuita do sistema dLieve!

A dLieve é um sistema que soluciona problemas e dores de profissionais e empresas de diversos segmentos, assim como o setor de distribuição de alimentos.

Com a solução, a empresa ganha maior controle da operação logística. Dessa forma, é possível reduzir trabalhos manuais e ganhar eficiência para o processo.

dlieve gestão logística

 

Nosso sistema de gestão de entregas permite que a empresa acompanhe rota de entrega, o tempo e a posição do carro, otimize os trajetos, tenha a confirmação de recebimento imediata do cliente, além de contar com treinamento, poder personalizar o sistema com a identidade visual da empresa e ter integração com outros sistemas já contratados.

Conheça todas as ferramentas que a dLieve tem para te ajudar.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve