Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O controle de entregas é uma atividade que proporciona benefícios para todos os envolvidos no processo logístico.

A empresa que precisa enviar um produto para o seu cliente, por exemplo, terá a segurança de que ele chegará até o seu destino. Enquanto isso, a transportadora monitora o envio e consegue garantir a efetividade da entrega. Por fim, o cliente receberá seu produto no prazo informado, podendo acompanhar e se programar para receber o pedido no horário previsto de entrega.

controle de entregas

Veja agora os principais benefícios encontrados por empresas, transportadoras e clientes que podem utilizar o controle de entregas:

 

Benefícios para a Empresa

Independente de qual segmento atua, o controle de entregas vai mostrar para a gestão da empresa que o seu serviço está sendo realizado dentro do prazo e que seus clientes estão sendo atendidos como esperado. Além disso, o controle de entregas carrega uma função estratégica.

controle de entregas

Controle de entregas em poucos cliques

A partir desta estratégia, é possível reduzir custos da sua empresa. Imagine que uma loja online, de médio a grande porte, trabalha com a venda de cosméticos e atende o país inteiro. Para garantir a entrega de seus produtos, contrata uma transportadora.

Apesar de contratar uma transportadora, a empresa continua tendo que organizar a sua operação. O gerente de logística precisa controlar o estoque, o envio dos produtos, gerenciar as entregas, saber se o cliente recebeu seu pedido etc. Por isso, ao investir no controle de entregas como estratégia, a empresa terá os seguintes benefícios:

  • Aumentará sua eficiência logística;
  • Terá redução das devoluções e logística reversa;
  • Reduzirá o número de reclamações e o custo relacionado ao SAC;
  • Maior transparência dos dados.

 

previsao horario de chegadaGestão eficiente e tempo otimizado

O controle de entregas tem benefícios que vão além do corporativo. Ele influencia diretamente na vida pessoal dos colaboradores da empresa. A rotina atribulada e estressante de qualquer negócio tende a deixar os funcionários mais cansados e irritados ao longo do tempo.

O gerente de logística ocupa uma posição fundamental e tem grandes responsabilidades dentro da empresa. Uma delas é garantir que o cliente vai receber seu pedido no prazo esperado, e evitar que a entrega do produto cause problemas – como o atraso na entrega do produto.

Um sistema de gestão de entregas disponibiliza informações sobre o status da entrega em tempo real, gera relatórios e contribui com o relacionamento com o cliente. Assim, permite que o profissional dedique o seu tempo a outras questões importantes. Também, a agilidade na automatização dos processos resultará em uma diminuição de questões críticas que esse profissional precisa lidar.

Case de Sucesso Pronto Light

Confira esse case da empresa Pronto Light e veja como o sistema de gestão de entregas auxilia o time logístico

 

Benefícios para a Transportadora

O controle de entregas tem papel estratégico para as empresas, pois interfere nos processos de diversos setores e na reputação do negócio perante aos seus clientes. Para a transportadora a entrega é o seu principal produto. Por isso, ela precisa garantir que o serviço seja executado com total eficiência.

Caso contrário, ela perde o cliente que a contratou e terá sua reputação abalada perante aos consumidores.

software de roteirização

Rastreamento em tempo real

Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com processos otimizados e utilizar as melhores práticas do setor se tornou praxe. Empresas que não trabalham dessa forma têm poucas chances de conquistar bons clientes. Mas se todas as transportadoras estão trabalhando dessa forma, o que fazer para se destacar?

Trabalhar de forma personalizada, buscando atender as necessidades do cliente e contar com tecnologias de rastreamento em tempo real, são aspectos que estão fazendo as empresas de transportes se diferenciarem no segmento logístico.

Diversas empresas já estão à procura de transportadoras que utilizam tecnologias de rastreamento por oferecer maior segurança nas negociações logísticas. Quem investir nesse modelo sairá na frente da concorrência. Além disso, transportadoras que trabalham com modelo de consolidação de cargas, que oferece fácil manuseio e economia de tempo, também lidam com os riscos da segurança.

O rastreamento é uma solução que vai contribuir com esse modelo de negócio, pois com ele é possível monitorar a mercadoria durante todo o trajeto. Para otimizar o trabalho, a empresa também pode contar com um canal de comunicação com os motoristas.

controle de entregas

 

Benefícios para o Cliente final

O cliente final não tem nenhum controle sobre o seu pedido após a realizar a compra. Todo processo de produção ou separação e empacotamento do produto fica por conta da empresa. Apesar de ser notificado sobre a conclusão de algumas etapas, depois que o pedido é despachado para a transportadora, é comum que o cliente não consiga ter muitos detalhes e informações sobre o processo de entrega.

Por consequência, o cliente só tem conhecimento sobre o status do produto quando ele chega em sua casa.

Essa situação é péssima, pois além de criar uma ansiedade em quem está esperando por sua compra, o produto pode chegar ao endereço de entrega e não ter ninguém para recebê-lo. Com isso, a compra retorna para o centro de distribuição.

Com a adoção de um sistema de gestão de entregas, o cliente agora pode acompanhar o trajeto do seu pedido. O controle de entregas automatizado possibilita que o consumidor acompanhe o envio da sua compra, e saiba até o dia e o horário em que ela vai acontecer.

Dessa forma, o comprador tem mais confiança no processo e consegue se programar para garantir o recebimento do produto.

software de roteirização

Atraso nas entregas

Como falamos acima, em algumas compras o cliente tem conhecimento da entrega de sua compra apenas quando ela chega em seu endereço. Em outros casos, a transportadora comunica que o pedido saiu para a entrega, mas não dá uma previsão de quando ele chegará e, por consequência, os atrasos ficam embutidos nesse tempo desconhecido.

Diversos fatores podem influenciar na efetivação da entrega, como o local de origem e de destino do pedido, o número de entregas que serão feitas naquele dia ou para aquela região e como é definida a ordem de entrega.

Outro fator importante é que a transportadora pode sofrer um imprevisto em seu trajeto e não conseguir concluir a entrega, mas dificilmente o cliente saberá disso. O controle de entregas automatizado também auxilia nesse ponto, pois a rota do entregador é recalculada caso aconteçam imprevistos e o cliente é logo atualizado com uma nova previsão de horário.

 

assinatura-digital-1Comunicação e confiança

Uma das características fundamentais de um bom sistema de gestão de entregas é que ele permita pensar no cliente final e na sua satisfação com a compra.

A entrega é a segunda razão que faz com que o cliente escolha uma marca para comprar online, ficando atrás apenas do preço oferecido. Além disso, cerca de 76% dos clientes dizem que a experiência de entrega é a principal aspecto considerado ao avaliarem se uma empresa valoriza o cliente.

Mas não basta entregar o produto, é fundamental saber como foi a experiência do consumidor. Muitas vezes, pensamos que por ter atendido o prazo informado ao cliente, cumprimos com o nosso papel. Porém, durante todo processo, diversos fatores podem ter influenciado negativamente a experiência do consumidor.

Por isso, um bom sistema de gestão de entregas, além da eficiência da entrega, deve permitir questionamentos, possibilitar que o consumidor ofereça sugestões, solicite esclarecimentos, etc. Tudo isso deve ser garantido no recebimento do produto, para evitar que o cliente esqueça de dar sua opinião ou propague uma insatisfação que prejudique a imagem da marca.

É importante ter em mente que a opinião do cliente ajudará a empresa a corrigir seus erros e implementar soluções que otimize o seu serviço. Além disso, o canal aberto não serve apenas para queixas, feedbacks positivos também são bastante interessantes e bem-vindos.

dlieve rastrear mercadoria

Sobre a dLieve

A dLieve é um sistema de gestão logística que permite o controle em tempo real de entregas, coletas e serviços. Por meio de um software, que funciona tanto no celular quanto na tela do computador, a empresa contratante faz o gerenciamento das entregas de forma muito mais fácil e otimizada. Entrega informações precisas para sua equipe, enquanto o cliente final recebe a data e o horário de chegada do seu pedido.

A dLieve também permite a integração com diversos ERPs, TMS, além de ter o selo SAP® member, que possibilita a integração de forma ágil e customizável.

Entre as inúmeras funcionalidades que o sistema fornece, você poderá contar com:

  • Roteirização
  • Check List de Veículos
  • Controle de Jornada
  • Alertas de Atraso
  • Chat com Motorista
  • Previsões de Chegada
  • Monitoramento de Entregas
  • Relatórios de Coletas no Prazo
  • Cerca Virtual
  • Reagendamento pelo Cliente
  • Assinatura Digital e Foto do Comprovante
  • Indicadores em Tempo Real
  • App em modo Online e Offline
  • Status das Notas Fiscais
  • Sistema Customizável e muito mais.

 

Solicite uma demonstração do sistema dLieve!

dlieve gestão logística

1 Comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve