Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Planejamento é importante em qualquer área de negócios. No segmento logístico, o planejamento pode levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso, quando não é bem realizado ou sequer é feito. Em relação às coletas e entregas não é diferente.

Na carga fracionada, por exemplo, a empresa sabe que cada item no transporte será entregue a um cliente. Ou seja, aquele caminhão terá que fazer várias paradas. Já na carga de lotação, o veículo é utilizado para uma única entrega, seja por uma necessidade do cliente ou do tipo de carga. Isso quer dizer que não será possível contar com aquele caminhão para outras entregas.

Ao se planejar, a empresa saberá exatamente como distribuir seus pedidos, terá uma estimativa de tempo de entrega e poderá organizar a escala de trabalho dos motoristas. Entretanto, o planejamento sozinho não é suficiente. Essa organização deve ser feita de forma estratégica para alcançar bons resultados para a empresa.

Veja 23 estratégias de planejamento logístico que você pode utilizar em sua empresa.

ebook planejamento logistico

 

Planejando coletas e entregas

Um bom planejamento depende da informação e da capacidade de análise e ação do gestor logístico. Isso quer dizer que o profissional deve buscar ferramentas e soluções que contribuam com a sua atividade, estar sempre atento ao processo, observar o andamento dos pedidos e acompanhar as atividades de sua equipe.

Algumas ações vão direcionar a realização das tarefas para garantir qualidade e eficiência. Veja como a seguir:

Controle da operação

O controle prévio sobre as etapas que serão executadas deve ser feito antes de iniciar o trabalho. É esse controle que vai orientar sobre os processos que devem acontecer naquele dia.

As informações sobre a quantidade de veículos, motoristas disponíveis, volume de carga, número de entregas etc., devem estar organizadas. Além disso, é importante ter acesso fácil a esses dados, sempre que for preciso.

Atenção com a legislação

Algumas cidades contam com leis que regulamentam os serviços de coletas e entregas. Há casos em que as entregas e coletas de mercadorias devem ser feitas em horário comercial, ou ainda, em horários específicos, conforme determina a lei.

Outros detalhes, que regem sobre custo de frete, por exemplo, também devem ser considerados. A Lei 11.442 dispõe sobre o Transporte Rodoviário de Cargas – TRC e determina que:

Art. 11.  O transportador informará ao expedidor ou ao destinatário, quando não pactuado no contrato ou conhecimento de transporte, o prazo previsto para a entrega da mercadoria.

§ 1o  O transportador obriga-se a comunicar ao expedidor ou ao destinatário, em tempo hábil, a chegada da carga ao destino.

§ 2o  A carga ficará à disposição do interessado, após a comunicação de que trata o § 1o deste artigo, pelo prazo de 30 (trinta) dias, se outra condição não  for pactuada.

§ 3o  Findo o prazo previsto no § 2o deste artigo, não sendo retirada, a carga será considerada abandonada.

Entretanto, a empresa pode adicionar ao custo da entrega, a Taxa de Restrição ao Trânsito, que é um valor cobrado para compensar os custos necessários com a restrição de horário entre coletas e entregas. A taxa cobrada sobre o frete pode chegar em até 20%.

Roteiros otimizados

tela de roteirização do motoristaO motorista deve sair do Centro de Distribuição com a sua rota traçada. Caso haja algum imprevisto, durante o trajeto, é interessante que o motorista consiga saber rápido sobre isso. Dessa forma, o planejamento não será prejudicado.

Existem sistemas que permitem que a rota do motorista seja otimizada automaticamente em caso de mudança de trajeto, horário de coletas e entregas, trânsito e outros imprevistos.

 

Informação em tempo real

Quando o motorista sai do Centro de Distribuição a empresa não pode perder o controle sobre as informações das coletas e entregas. O acesso a esses e outros dados é fundamental para otimizar os processos e aumentar a eficiência das operações logísticas.

O ideal é ter um monitoramento em tempo real, que permita acompanhar todo o trajeto, bem como as pausas, mudanças de percurso realizados pelo motorista.

 

Resultados acessíveis

Outra informação que deve ser acompanhada em tempo real são os índices de desempenho logístico. Número de entregas realizadas, tempo te atendimento, qualidade do serviço, entre outros dados são importantes para identificar erros e gargalos no processo.

Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada do setor, pois elimina processos, reduz o tempo de realização das tarefas e permite que a informação sobre a finalização das entregas seja automática.

 

Gestão de entregas com tecnologia

O planejamento de coletas e entregas deve ser realizado para garantir a eficiência no processo logístico. Ao ter todo o processo centralizado, com informações integradas e acessíveis, o gestor consegue ter uma visão ampla da operação. Essa visão vai ajudá-lo a estruturar o setor e reduzir os gargalos. Além disso, a empresa terá mais segurança no envio dos pedidos.

O uso da tecnologia, nesses casos, proporciona diversas vantagens para todos os envolvidos no processo logístico. Por meio de softwares, a empresa consegue acompanhar todas as etapas das coletas e entregas.

Pensando em tornar o processo logístico mais eficiente, nós desenvolvemos um sistema completo, com recursos que atendem a todos os fluxos.

A ferramenta permite que a empresa monitore o trajeto do motorista em tempo real. Com isso, o gestor logístico fica informado durante todo o processo de coleta  e entrega das mercadorias. Desse modo, evita problemas com o cliente por falta de informação, por exemplo.

dlieve case de sucesso logística

Além disso, caso o cliente entre em contato com a empresa, os atendentes poderão informar com precisão se o pedido será entregue no prazo. Depois que o pedido é entregue, o sistema atualiza a informação automaticamente. Ou seja, não é necessário aguardar o retorno do motorista com os comprovantes de entrega (canhotos) para ter informações sobre o pedido.

As rotas de entrega também são otimizadas pelo sistema. Quando o motorista enfrenta trânsito ou o cliente reajusta o horário de entrega previsto inicialmente.

O sistema oferece outras funcionalidades e também pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa. Solicite uma demonstração gratuita e veja os benefícios que o sistema tem para oferecer.

dlieve gestão logística

 

Continue acompanhando outros conteúdos sobre gestão logística em nossos canais no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve