Blog dLieve

Tecnologia e Logística

No Brasil, 30% das entregas realizadas chegam atrasadas aos seus destinos. No Rio de Janeiro o número chega a 50%. Ou seja, a cada mil pedidos, 500 não são entregues no prazo.

Diante desse cenário, a alternativa encontrada por algumas empresas para resolver o problema foi dobrar o prazo de entrega. No entanto, se avaliarmos, vamos perceber que a origem desse problema está ligada à coleta e entrega de mercadorias. 

O alinhamento dos dois processos é fundamental para minimizar as falhas, tornar cada etapa mais transparente, reduzir custos, entregar qualidade para o cliente e aumentar sua satisfação. A satisfação do cliente pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio, por isso, atente-se a essa questão!

Quer saber o impacto das devoluções de entregas para a sua empresa? Faça o teste em nossa Calculadora de Devolução de Entregas.

calculadora devolução de custos de entrega dlieve

A tecnologia pode te ajudar a eliminar os gargalos no processo de coleta e entrega de mercadorias. Neste artigo, vamos indicar 3 recursos para isso. Confira!

 

Coleta e entrega de mercadorias: 3 recursos para aplicar já

O planejamento da coleta e entrega de mercadorias deve ser bem estruturado e organizado. Na fase de planejamento, algumas informações, como o tipo de carga, influenciam nas etapas seguintes. A empresa terá que escolher o meio de transporte que fará a entrega, por exemplo, e essa decisão vai impactar em outros sentidos. 

A organização vai garantir que todo o processo seja realizado dentro da conformidade, otimizando as tarefas e recursos necessários. Logo, o planejamento e a organização são a base para ter sucesso nesse processo. 

Para te ajudar com essas tarefas, existe uma série de recursos no mercado. Soluções como o sistema dLieve, são completas e atendem todas as necessidades da gestão de entregas. Veja quais são esses recursos e porque são fundamentais para a sua empresa. 

 

Recurso #1. Otimização de Rotas

A otimização de rotas é um recurso que organiza a rota de entrega de forma rápida e automatizada. Em vez de ter que fazer todo processo manualmente, basta adicionar as informações sobre os veículos, locais de entrega e datas no sistema e o recurso otimiza as rotas de forma inteligente. 

Tela do sistema dLieve – Monitoramento

 

Recurso #2. Rastreamento e Informações em Tempo Real

A empresa deve acompanhar toda jornada de entrega de um pedido. Essa informação proporciona maior segurança para o pedido e ajuda a empresa a tomar decisões de forma mais rápida, caso seja necessário. 

O monitoramento em tempo real mostra o status de cada entrega ou coleta e o posicionamento de seus motoristas. Por entregar dados em tempo real, o recurso permite que a empresa identifique rapidamente qualquer imprevisto ou possibilidade de atraso. 

 

Recurso #3. Leitura de Código de Barras

A troca de pacotes é uma situação comum em empresas logísticas, mas que causa muitos transtornos ao cliente e prejudica a imagem da empresa. 

A Leitura de Código de Barras e QR Codes é um recurso que identifica cada pacote por meio de um código, que apresenta as informações sobre o pedido e veículo ou entregador que vai fazer a entrega. Com isso, diminuem os riscos de embarcar mercadorias de forma errada. 

 

Dica Importante!

Muitas vezes, por não ter previsibilidade do horário em que sua mercadoria será entregue, o cliente não se prepara para recebê-la ou está ausente, o que faz com que o motorista perca mais tempo parado no local tentando efetivar a entrega. O tempo parado acarreta em perda de produtividade e acaba proporcionando ainda mais atrasos com outras entregas.

Caso o cliente tenha informação sobre a hora exata que o motorista vai passar no local, ele poderá se preparar para receber a mercadoria, tornando o processo de entrega mais rápido e eficiente.

 

Uma eficiente gestão de entregas, serviços e coletas

Utilizar esses recursos vai te ajudar a minimizar os problemas com a coleta e entrega de mercadorias, garantindo que os prazos sejam cumpridos e proporcionando uma boa experiência ao cliente. 

Além disso, é de extrema importância que os recursos estejam alinhados e integrados com o time logístico da sua empresa e outros sistemas, como TMS, ERPs, via API, EDI, WEBSERVICE etc. A integração vai garantir que todo processo seja realizado de forma eficaz. 

O armazenamento de dados que esses recursos proporcionam ajudam as empresas a fazer análises de sua movimentação, entender a satisfação do cliente, avaliar índices de qualidade, entre outros indicadores importantes para o sucesso do negócio.

O sistema de gestão de entregas da dLieve, oferece os recursos que listamos neste conteúdo, permite o monitoramento desses e outros indicadores de desempenho, além de diversas outras funcionalidades. Conheça melhor o sistema e tudo que ele tem para oferecer!

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *