fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A Pronto Light atua como um e-commerce, fazendo entregas de alimentos congelados, um mercado que está em ascensão no país. A pesquisa mais recente do setor, realizada em 2015 pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), apresenta dados que comprovam esse fato.

Segundo a pesquisa, o setor aumentou o faturamento em 24% se comparado com os anos de 2013 e 2014. Enquanto que a frequência do consumidor no mercado caiu 4,3% no ano da pesquisa. O comportamento dos consumidores afetou a operação da Pronto Light, que se modernizou para atender o público e aumentar a sua produtividade em 15%. Confira como tudo aconteceu!

Case de Sucesso Pronto Light

 

A Pronto Light e o novo conceito em alimentação

Como dissemos anteriormente, a Pronto Light é um e-commerce de venda e distribuição de alimentos. No site da empresa, o cliente encontra uma série de alimentos prontos, congelados e separado em porções, de acordo com os seus objetivos:

  • emagrecimento;
  • detox;
  • ganho de massa;
  • ou de acordo com sua própria programa de alimentação.

O cliente tem a opção de comprar os pratos em porções ou kits para o café da manhã, almoço, jantar, lanches, etc. Além das opções, sem glúten, zero lactose e low carb. Na Pronto Light, os pedidos são entregues durante todos os dias da semana, e o cliente ainda pode optar por entrega noturna. A entrega noturna é realizada das 20h às 23h, ideal para quem passa o dia fora e não tem quem possa receber seu pedido.

Esse novo conceito vem atraindo adeptos, por proporcionar comodidade, qualidade e facilidade em ter a alimentação da semana pronta para esquentar e comer.

 

Como surgiu a empresa

A ideia de criar a Pronto Light surgiu de uma dificuldade enfrentada por Eduardo Dimand. O empresário começou a praticar fisiculturismo e foi orientado por especialistas sobre a importância de ter uma alimentação saudável para alcançar seus objetivos. Com uma rotina atribulada em casa e no trabalho, era praticamente impossível controlar as calorias e porções consumidas. Dimand precisava de algo prático, mas não encontrou nada que oferecesse praticidade e fosse saudável ao mesmo tempo, respeitando a dieta que precisava.

Sentindo essa necessidade e a falta de opções, o empreendedor decidiu oferecer essa solução para pessoas que tinham as mesmas necessidades que ele. Foram três anos desenvolvendo os produtos, testando e vendendo para os amigos. No quarto ano, Dimand convidou Pedro Pandolpho e Fernando Negrão para ingressarem no negócio e profissionalizar o projeto.

pronto light

Pedro Pandolpho, Fernando Negrão e Eduardo Dimand

 

Hoje, a Pronto Light é um sucesso de vendas. Recentemente precisou mudar de sede para conseguir atender a demanda que vem aumentando a cada dia. A empresa produz e entrega cerca de 30 mil pratos por mês na Grande São Paulo, e a expectativa é de que a capacidade aumente em sete vezes.

 

Os desafios a enfrentar no caminho

Apesar de todo sucesso e crescimento do negócio, a Pronto Light enfrentou grandes desafios de gestão – natural de quem está começando a empreender. O maior deles estava relacionado com a sua principal operação: a entrega dos produtos. O processo de entregas era feito de forma manual. Os pedidos chegavam e era necessário separá-los, listar os locais de distribuição e fazer a roteirização.

Nesse processo, um profissional ficava responsável por fazer a baixa e preencher o relatório de entregas com as informações do cliente ou responsável pelo recebimento. Uma tarefa que exigia tempo e atenção, pois qualquer erro prejudicaria as entregas.

Depois que a entrega era realizada, os canhotos eram assinados e os profissionais precisavam armazenar os comprovantes. Um local era necessário para destinar aquela série de documentos. Ou seja, muito tempo perdido com a quantidade de etapas manuais que o processo exigia, além de um espaço físico para armazenagem de papéis.

A falta de segurança e de garantia da entrega eram fatores importantes que também preocupavam os gestores. Além disso, entregas noturnas, que eram um benefício para o cliente, acabavam se tornando um inconveniente quando não era possível saber o momento exato em que seria executada.

 

Uma transformação que só veio com automatização

A automatização foi essencial para modernizar toda operação e aumentar a produtividade da equipe. A implementação de um sistema de gestão de entregas ajudou a operacionalizar o processo de forma ágil.

O cliente realiza o pedido e suas informações são enviadas para o sistema, que roteiriza as entregas, permite a confirmação do recebimento por meio de assinatura digital e ainda oferece o acompanhamento do pedido em tempo real.

Com isso, não é mais necessário realizar nenhuma etapa desse processo de forma manual. O motorista realiza as entregas e assim que o cliente confirmar o recebimento, a baixa no sistema é realizada. O cliente pode acompanhar o seu pedido quando sai da empresa e sabe exatamente quando chegará em seu endereço.

Felipe Pronto Light

Depoimento do expedidor Felipe Cristiano Ponsado.

 

“A implementação do sistema dLieve trouxe recursos para monitorar meu portador online, roteirizar a entrega, ter previsão de horário de chegada, e ainda consigo avisar o meu cliente que estamos a caminho de sua residência através de um sms. Também, facilitou a organização dos registros, já que o portador dá baixa direto pelo aplicativo, indicando todas as informações necessárias” – Felipe Cristiano Ponsado, expedidor

O resultado disso, foi o ganho de 15% em produtividade, aumento da eficiência logística, maior qualidade no atendimento, redução no volume de processos manuais, diminuição no volume de papéis utilizados, segurança, menor número de reclamações de clientes e melhor armazenamento dos arquivos, agora digitalmente.

 

Um processo eficiente e indispensável à todo e-commerce

A possibilidade de comprar pela internet e receber em casa é uma comodidade para o cliente, mas muitos empreendedores não imaginam as dificuldades que são enfrentadas por esse modelo de negócio.

Garantir que as entregas sejam feitas no prazo, de forma segura e organizada, é fundamental para empresas que vendem pela internet, independentemente de seu segmento e tamanho.

Um sistema de gestão de entregas é fundamental para gerenciar o trabalho dos motoristas, acompanhar pedidos, garantir o sucesso das entregas e minimizar as etapas e o tempo necessário para a execução de tarefas. Veja como a sua empresa pode ganhar eficiência operacional. Faça uma demonstração gratuita do sistema dLieve.

Continue acompanhando os conteúdos do blog e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece em gestão de entregas!

 

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve