Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Comprovar que o cliente recebeu seu pedido é fundamental para a segurança e prosperidade das empresas. Por muitos anos, e em alguns lugares até hoje, o recurso usado para essa comprovação é o canhoto de entrega de mercadoria em papel.

No entanto, esse recurso vem caindo em desuso. A tecnologia oferece soluções mais ágeis e seguras. Atualmente é possível por exemplo, capturar a foto quando a mercadoria sai do centro de distribuição e ao ser entregue ao cliente. Outro recurso viabilizado pela tecnologia é a coleta da assinatura digital do cliente. 

Tudo isso proporciona mais confiança tanto para a empresa, quanto para o cliente, além de menos burocracia na logística de entregas. Falando nisso, como estão as devoluções de entregas na sua empresa?

Calcule o índice de eficiência desse processo com a nossa Calculadora de Devolução de Entregas.

calculadora devolução de custos de entrega dlieve

Continue com a leitura e veja porque você deve abandonar o canhoto de entrega de mercadoria em papel de uma vez por todas!

 

Canhoto de entrega de mercadoria em papel: abandone essa prática agora

O uso de papel, de forma geral, está sendo deixado para trás. Além de acumular muito material, o papel pode sofrer rasuras, ser danificado e até mesmo se perder. A digitalização tem dominado todas as áreas que buscam segurança e maior eficiência nos processos. Informações que são digitalizadas são mais fáceis de armazenar, de serem enviadas e apresentam menos riscos em relação a perda. 

canhoto de entrega de mercadoria dlieve sistema de gestão de entregas

Com o avanço da tecnologia e o uso de aplicativos, a adoção de recursos inovadores vem auxiliando a rotina dos profissionais. Um exemplo do crescimento e da importância desses recursos para a sociedade é que o Governo Federal definiu que a digitalização de documentos é uma prioridade para 2020.

No que se refere ao setor logístico, a avanço da tecnologia vem sendo percebido em diferentes âmbitos. A digitalização e a automação dos processos, por exemplo, podem gerar uma redução de custos de 47%, até 2030. É o que revela um relatório da PwC. 

Já no processo de entrega, de acordo com a consultoria McKinsey and Company, os veículos autônomos serão responsáveis por cerca de 80% das entregas em um futuro próximo. Se até os veículos serão mais tecnológicos, a comprovação de entrega ao cliente também precisa se modernizar. 

 

Por que usar a comprovação de entrega digital

Durante muito tempo, a assinatura foi o principal recurso de verificação em diferentes setores da indústria. Após assinado, o canhoto de entrega de mercadoria é levado pelo motorista para a empresa, que por sua vez faz o armazenamento do documento.

Esse documento ficará armazenado por um período específico (existe uma regulamentação para a quantidade de anos que se deve guardar e também as condições de armazenagem para que a documentação não se deteriore). Caso ocorra uma contestação posterior do cliente, referente à uma possível falha na entrega, a empresa tem como comprovar que o processo foi realizado dentro da conformidade. 

No entanto, uma das grandes desvantagens do canhoto de entrega de mercadoria em papel é que ele pode ser extraviado antes de chegar até a empresa.

canhoto de entrega de mercadoria dlieve sistema de gestão de entregas

Imagine a seguinte situação: o motorista sai para realizar uma entrega normalmente. Conclui a entrega e o recebedor assina o canhoto. No trajeto de volta, ele acaba perdendo esse canhoto. No dia seguinte o cliente entra em contato informando que seu pedido foi entregue a outra pessoa e está com avarias. Como a empresa conseguirá comprovar que a entrega foi realizada para o cliente, que houve conferência e o pedido não apresentava avarias? Pode parecer que não, mas situações como essa são frequentes e acabam prejudicando a imagem da empresa.

Esse é um dos motivos que nos levam a afirmar que o uso de um recurso digital, através de um sistema de gestão de entregas, oferece melhor desempenho ao seu time logístico, mais confiança e segurança para o cliente e mais agilidade ao seu processo, além de dispensar um pouco a burocracia.  

Importante lembrar que o canhoto de entrega de mercadoria digital não substitui a necessidade da nota fiscal. O documento é emitido e entregue ao cliente, mas o canhoto é um recurso de otimização e segurança para todos. 

 

Armazenamento mais seguro e eficaz

Como você viu, quando o recebedor assina o canhoto, o papel é devolvido ao entregador, que terá que percorrer todo o caminho de volta para a empresa dar a baixa na entrega. Nesse meio tempo, diversos imprevistos podem acontecer, colocando em risco o documento. 

No caso da comprovação digital, esse risco não existe. O cliente confirma o recebimento de seu produto por meio de sua assinatura digital. Em seguida o aplicativo envia essa comprovação diretamente para o sistema. Ou seja, mesmo que o motorista perca o dispositivo móvel, a comprovação é enviada para o sistema de forma automática. 

Logo, os operadores não precisam aguardar a chegada do motorista no centro de distribuição para dar a baixa no sistema, nem mesmo a sua empresa precisa aguardar telefonemas, emails ou outros meios para saber que a mercadoria que o seu cliente comprou já foi entregue e está tudo certo. Todos os envolvidos no processo de entrega, podem checar a informação da confirmação da entrega em tempo real e de maneira simultânea, cada um no seu dispositivo. Isso permite que os demais profissionais, possam se dedicar a outras atividades, mais estratégicas.

 

Mais organização, controle e agilidade em suas comprovações

Usar um sistema para a gestão logística de entregas vai ajudar a sua empresa a ter mais agilidade, organização e maior controle de suas comprovações de entrega. O sistema dLieve auxilia desde o início do processo.

canhoto de entrega de mercadoria dlieve sistema de gestão de entregas

No momento do carregamento, os pacotes são identificados através da leitura de código de barras. Dessa forma, há mais controle sobre o que é colocado no veículo e os profissionais envolvidos na entrega. 

O entregador também pode fotografar o pacote e fazer outra foto no momento da entrega. Assim, é possível comprovar que o pacote que saiu do centro de distribuição é o mesmo que foi entregue. Depois que o cliente conferir seu pacote, deve registrar que recebeu o pedido com a sua assinatura digital. Essas informações são enviadas direto para o sistema e o operador pode conferir em tempo real. 

Tais recursos permitem que a empresa tenha maior controle sobre as suas operações, consiga realizar os processos de forma mais ágil, flexível e organizada. A empresa terá as informações sobre a sua entrega, registradas no sistema e poderá consultar a qualquer momento que for necessário. Além disso, pode explorar o sistema para utilizar outros recursos que tenham a ver com o seu negócio e processos internos, como a checagem dos KPI’s que pode ser verificada dentro do sistema, no sentido de explorar esses dados disponíveis para tomadas de decisões empresariais.

 

A dLieve atua com Gestão de Entregas e Monitoramento em Tempo Real. Oferecemos inúmeras vantagens para Embarcadores e Transportadoras, que impactam no aumento da sua eficiência logística, ajudam a minimizar o número de reclamações de clientes, reduzem as devoluções e a logística reversa e oferecem transparência dos dados.

Quer saber um pouco mais e ainda descobrir outras formas de transformar sua operação logística? Converse com um dos consultores dLieve. Você poderá testar o sistema e ver todos os recursos que podem ajudar a sua empresa. Preencha o formulário abaixo!

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *