Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Avarias de mercadoria são problemas que podem prejudicar a experiência de compra do cliente. Investir em um mecanismo de controle, para garantir que as mercadorias estão sendo entregues em perfeitas condições, vai reduzir os índices de reclamação e tornar a gestão de entregas ainda mais eficiente.

Neste post, você vai entender como o sistema de gestão de entregas dLieve  é capaz de ajudar empresas a diminuírem as avarias de mercadorias e aumentar a satisfação do cliente.

 

Avarias de mercadoria: principais causas 

As avarias de mercadoria são diversas, podendo ocorrer por manuseio inadequado, queda, armazenagem incorreta, desgaste, umidade, entre outros fatores. O pacote pode chegar na transportadora danificado ou sofrer algum dano durante o seu transporte. 

Quando o cliente recebe seu pedido e o produto está danificado, as consequências para a empresa podem ser muito negativas. Além de receber a reclamação do cliente, ter que ressarci-lo ou até indenizá-lo, a imagem da empresa será prejudicada. 

Isso porque esse processo costuma ser lento e frustrante para o consumidor. Ele geralmente recebe o pedido, procura um canal para entrar em contato com a empresa pedindo explicações e fica esperando um retorno. Para evitar essa demora, é fundamental que empresas invistam em recursos que contribuam com essa gestão, proporcionando uma comunicação mais ágil entre embarcador, transportadora e cliente final. 

 

3 formas de evitar avarias de mercadorias

Auxiliar o processo de entregas com informações em tempo real, é o que o sistema  de gestão de entregas dLieve se propõe a fazer. A ferramenta não elimina erros de fabricação do produto ou de mau armazenamento, mas proporciona uma resposta mais fácil e assertiva em situações de falha na entrega do produto, o que por inúmeras vezes é um aspecto que  precisa de mais atenção que eventuais problemas de fábrica. 

Um exemplo disso, são os materiais de construção classificados como frágeis e que, portanto, precisam ser transportados com bastante cuidado. Tanto o embarcador quanto a transportadora irão precisar do máximo de garantias para que a carga chegue de acordo com a expectativa do cliente final. 

Veja a seguir 3 passos para minimizar problemas com avarias de mercadoria, utilizando o sistema dLieve.

 

1. Capturar fotos do produto no ato da entrega

Uma boa prática durante o processo de entrega é instruir o motorista ou entregador a tirar uma foto no ato de entrega da mercadoria. Isso fará com que ele tenha um cuidado extra durante o descarregamento, já que o seu gestor também terá acesso à imagem.

Além disso, através dessa comprovação do produto sendo entregue em perfeitas condições, o gestor também ganha mais segurança caso o cliente venha com alguma reclamação de avaria após a entrega ter sido concluída.

 

2. Verificar e analisar o feedback do cliente

O feedback do cliente é importante para que a empresa consiga adotar práticas de atendimento cada vez melhores. Com relação às avarias de mercadoria, o cliente recebe uma mensagem por SMS, e-mail ou WhatsApp para que possa avaliar o serviço realizado. 

O consumidor então envia seu feedback à empresa, que já recebe um retorno imediato sobre a entrega. Esse ponto é importante porque mostra a iniciativa da empresa. Ou seja, ela deixa de ser passiva aos problemas, não fica esperando que o cliente insatisfeito resolva buscar um canal para manifestar sua opinião.

Com a foto mostrando possíveis avarias de mercadoria e o feedback do cliente, a empresa terá recursos para buscar uma solução rápida para o problema. Isso pode até mesmo evitar devoluções. Se for sua política, a empresa consegue enviar um novo produto para o cliente por outro entregador ainda no mesmo dia. 

Você pode pensar que não, mas a experiência do cliente está entre um dos fatores que mais devem se ter atenção hoje em dia nas empresas. Está ligado diretamente com a métrica ROX – índice que mede a satisfação de seus clientes.

Esses recursos permitem que a empresa tenha uma tomada de decisão mais rápida e estratégica, solucionando o problema do cliente imediatamente. Dessa forma, por mais que as avarias de mercadoria causem um transtorno inicial, a rápida resolução fará com que o cliente se sinta satisfeito de ter adquirido um produto em uma empresa que assume e corrige seus erros. 

Depois de resolver o problema do cliente, a transportadora pode usar esses recursos para identificar os erros que causaram danos na mercadoria e trabalhar para corrigi-los.

Em se tratando de métricas como a que citei ainda há pouco, existem outras, que assim como a ROX, que também são essenciais para o mercado da logística de transportes e entregas. É recomendado que você esteja de olho no monitoramento delas com frequência. Saiba mais no e-book de KPI na Logística. Veja como calcular os principais indicadores de desempenho logístico da sua empresa.

 

3. Utilizar o escaneamento via código de barras 

As avarias de mercadorias não são o único problema que podem acontecer com os pedidos de um cliente. A troca e o erro no envio das mercadorias são situações comuns, que costumam acontecer quando a mercadoria é colocada por engano em outro transporte e não naquele que fará a sua entrega.

Isso acontece porque o processo de carregamento das mercadorias nos veículos é muito rápido. Exige que uma simples conferência seja feita, mas nem sempre isso é suficiente para garantir que o pacote será destinado ao local correto. 

A dLieve também oferece uma solução para acabar com esse problema. É o escaneamento de mercadoria por código de barras. Na hora de carregar o veículo, o entregador pode usar o aplicativo da dLieve para escanear o código do pacote e se certificar de que faz parte de seus envios. 

Depois, no momento da entrega, o motorista faz o escaneamento novamente para garantir que aquele é mesmo o pacote do cliente. Esse recurso evita que confusões com o nome ou endereço do cliente aconteçam, por exemplo. 

 

O sistema dLieve é uma ferramenta completa que oferece uma série de vantagens para a gestão logística da empresa. Além dos recursos que minimizam os problemas de avarias de mercadoria, o sistema permite o monitoramento do pedido em tempo real, mostrando exatamente onde o produto do cliente está. 

Por meio do recurso de previsão de chegada, o cliente sabe o momento em que vai receber seu pedido e pode informar que não estará no endereço naquele momento. Dessa forma, é possível reagendar a entrega e evitar que o motorista perca a viagem e que o cliente não receba seu produto. 

Outros recursos como assinatura digital, otimização de rotas, alertas de atrasos, chat com o motorista entre outras funções fazem da ferramenta uma solução necessária para o sucesso da operação logística das empresas. 

O sistema dLieve também pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa. Por isso, se você não encontrou uma função específica, converse com os especialistas e eles certamente terão uma solução para te ajudar. 

Quer saber mais sobre o sistema dLieve e como ele pode ajudar no sucesso do seu negócio? Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato para apresentar as soluções da ferramenta.

 

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *