fbpx

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Alguns clientes não receberam seus pedidos no prazo. As reclamações não param de chegar. Você deve estar se perguntando como pode lidar com o atraso na entrega do produto. Não é mesmo?

São tantos casos que o número de queixas dos clientes no site Reclame Aqui aumentaram. Foram registradas 24 mil, de janeiro a junho deste ano.

Apesar de ser um problema que pode atingir qualquer empresa, o atraso na entrega do produto pode ser solucionado. Neste artigo, listamos 5 soluções que vão te ajudar a driblá-lo. Confira!

Evite o atraso na entrega do produto

Entre as piores consequências que o atraso na entrega do produto pode causar estão:

  • a má reputação da empresa;
  • perda de credibilidade do cliente.

Nenhuma companhia quer correr esse risco. Por isso, recomendamos que você siga as soluções que apresentaremos a seguir para proteger a sua. 

Você sabe quanto sua empresa gasta com a devolução de entregas? Faça o cálculo gratuitamente na Calculadora dLieve!

calculadora devolução de custos de entrega dlieve

1. Monitore as entregas em tempo real

Existem alguns fatores que podem tornar uma experiência de compra exaustiva. Uma delas é não ter como saber onde está o produto e em que momento ele será entregue. Essa dúvida gera expectativas no cliente. Ele precisa garantir que alguém estará no endereço no momento da entrega.

Para a empresa, essa dúvida também gera um problema. Imagine que o pedido do seu cliente não foi entregue. Então, ele entra em contato querendo saber o que aconteceu. Sem o monitoramento em tempo real não será possível localizar o produto imediatamente. O que vai gerar ainda mais insatisfação no consumidor.

Ter o acesso ao trajeto do pedido é fundamental para proporcionar mais segurança ao cliente.

monitoramento em tempo real

Monitoramento em tempo real – o sistema dLieve mostra a localização exata da mercadoria

2. Controle o risco de atraso na entrega do produto

Imprevistos podem acontecer, como trânsito, acidentes, chuva, desastres naturais e até de o entregador passar mal, ficar doente. E isso também pode ser facilmente solucionado quando há controle dos riscos de atrasos.

Por meio dessa solução, tanto a empresa que utiliza o serviço, quanto o cliente saberão quais são as possibilidades de atraso que podem impactar na entrega. Essas são uma das ações que diminui a devolução de entrega do produto.

Dessa forma, evita-se que o cliente entre em contato com a empresa. Congestionando as linhas ou chats de atendimento, com uma dúvida que pode ser facilmente solucionada. Além disso, é possível recalcular a rota e informar o novo prazo de entrega ao cliente sem demora.

3. Otimize as rotas de entrega

Fazer a otimização de rotas de forma manual é humanamente impossível. Existem inúmeras variáveis que vão interferir no planejamento. Mesmo que uma planilha no Excel seja utilizada, é fundamental contar com a tecnologia e com ferramentas que façam a integração.

O ideal é contar com recursos que farão todo o trabalho sozinho, contando com a integração com o Google Maps, por exemplo. A otimização de rotas deve criar os melhores trajetos, considerando as variáveis dos clientes, custos e recursos.

Ela vai permitir que outros fatores sejam influenciados positivamente, como o uso eficiente do combustível, do tempo disponível, uma menor quantidade de quilômetros rodados, além de reduzir a deterioração do veículo.

Isso sem falar na automatização do processo, que torna tudo muito mais rápido e produtivo para todos os envolvidos.

Tenha este resultado em mãos!

calculadora devolução de entregas

Ver seu custo com devolução de entregas

4. Reduza os seus custos

Quando um pedido não é entregue no prazo, a empresa corre o risco de sofrer uma devolução de  mercadoria e ter que ressarcir o cliente. Outro caso frequente é quando a entrega atrasa e o cliente não está no local para receber.

Nos dois casos a empresa terá um custo adicional para atender o cliente. No primeiro, ela pagou pela entrega e será preciso devolver o dinheiro ao consumidor. No segundo caso, teve uma despesa, o cliente não foi encontrado e terá que fazer uma nova tentativa de envio.

Um sistema de controle evitará que essas situações aconteçam, pois o cliente poderá se programar para receber o seu pedido. Afinal, ele será avisado quando o pedido sair para entrega, enquanto estiver em rota e o seu prazo para que chegue até o destino.

Antes de sair, a empresa pode programar para que o funcionário leve os pedidos de outros clientes. Com isso, caso haja um imprevisto com um dos clientes, o entregador poderá levar os outros pedidos aos seus destinatários. Reduzindo assim, boa parte dos custos.

5. Gere segurança e confiabilidade para seus clientes

Sistemas de entregas que não são transparentes, abrem brecha para que o consumidor crie expectativas e inseguranças com relação ao recebimento dos seus produtos.

Ou seja, as transportadoras precisam melhorar seus serviços e oferecer mais eficiência nas entregas.

chat com motorista

Chat com o motorista – o sistema dLieve permite que gerente comercial ou vendedor conversem com o profissional que fará a entrega

Nenhum cliente quer fazer compras com a insegurança de que não vai receber o seu pedido. Por isso, é fundamental oferecer um método que lhe dará total suporte e permitirá acompanhar o pedido de onde estiver.

A tecnologia e a inovação estão sendo utilizadas por empresas que querem mudar esse cenário. Promovendo mais segurança, tanto para os clientes quanto para as prestadoras de serviços.

Tudo isso é o que um sistema de gestão de entregas faz!

Por meio de um aplicativo, simples de usar, a empresa prestadora consegue se comunicar com o motorista responsável pelas entregas. Caso haja algum atraso, o sistema faz o cálculo da rota automaticamente e informa uma nova previsão de entrega ao cliente que está aguardando seu pedido.

O cliente receberá um e-mail ou SMS com o link do seu controle. E se ele não estiver em casa para receber o produto, no horário indicado pelo sistema, pode cancelar sua entrega e sugerir uma nova data.

Quando o motorista chega ao endereço do consumidor, captura o nome, documento e a assinatura do recebedor – feita por meio da digital na tela do smartphone. Na sequência, o motorista confirma no aplicativo que a entrega foi realizada

A dLieve investiu na inovação para proporcionar uma experiência melhor entre quem precisa entregar um pedido e quem está esperando para recebê-lo. Não só para a entrega dos produtos, como também para o atendimento de diversos tipos de serviços.
Quer mudar tudo que você conhece e já viu sobre sistemas de entrega? Solicite uma demonstração do sistema dLieve.

 

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve