Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A gestão logística de um e-commerce está entre os principais desafios enfrentados pelos empreendedores. Em muitos casos, os problemas são identificados somente após a reclamação de um cliente, ou seja, depois que já foi prejudicado. Por isso, acompanhar entregas é um processo fundamental para qualquer tipo de negócio.

Para muitas empresas, essa tarefa é um grande desafio, devido a quantidade de etapas e processos que são necessários. Mas isso pode ser mudado. Neste artigo, você vai ver como é possível fazer uma gestão facilitada e ainda aumentar a produtividade com apenas 5 funcionalidades para acompanhar entregas. Confira!

Saiba como calcular os principais indicadores de desempenho logístico da sua empresa nesse ebook gratuito.

ebook kpi logistica

 

Os desafios enfrentados para acompanhar entregas

A gestão logística de entregas em uma empresa, enfrenta diferentes desafios em seus processos. A efetivação desse serviço, que envolve o prazo, a qualidade da entrega, a segurança do produto, entre outros fatores, torna o processo mais complexo. A empresa precisa lidar com uma série de etapas para garantir que o produto será entregue dentro do prazo.

Questões externas, como o trânsito, por exemplo, não podem influenciar na garantia da entrega e, mesmo com todos os empecilhos encontrados no caminho, o pedido deve chegar ao seu destino sem nenhuma avaria. Além disso, é necessário ainda, lidar com o risco de não encontrar o cliente em casa, ter o custo de retornar a mercadoria e realizar uma nova tentativa de entrega.

A gestão de entregas também enfrenta outros desafios, como por exemplo, em relação ao atendimento ao cliente e contato com os motoristas. A seguir mostraremos como é possível resolvê-los com 5 funcionalidades.

 

As 5 Funcionalidades indispensáveis para uma gestão de entregas eficiente

Acompanhar entregas é um processo fundamental em qualquer empresa que precisa ou trabalha com transportes de mercadorias. Do contrário, prejuízos financeiros afetariam o negócio, seus parceiros e também os clientes. Algumas funcionalidades são necessárias para evitar esse tipo de problema.

A seguir, mostraremos 5 opções que irão facilitar a gestão e ainda garantir o sucesso para acompanhar entregas.

 

1. Visibilidade completa e em tempo real

Esta funcionalidade permite ao gestor ter uma visão geral de todas as etapas do processo e acompanhar entregas em tempo real. Na prática, isso quer dizer que é possível saber o momento exato em que o pedido saiu do centro de distribuição para a entrega e acompanhar todo o percurso nesse período.

dlieve rastrear mercadoria em tempo real

Dessa forma, diante de qualquer imprevisto, o gestor pode buscar uma solução rápida para o problema, como a substituição do veículo, transferência da carga, etc.

 

2. Chat com o motorista durante a rota

A falta de comunicação também é um dos desafios enfrentados pela gestão logística. Além de não contar com canais oficiais, que permitam o registro das conversas, a empresa depende de um meio de contato que não está sob a sua gestão. Ou seja, um recurso terceirizado e que não é adequado à sua necessidade.

Por meio do chat com o motorista, o contato é facilitado. Isso permite que o entregador consulte ou tire dúvidas sobre o endereço ou outros dados do cliente diretamente com o departamento responsável.

 

3. Alerta de atrasos 

O motorista se deparou com imprevistos, como trânsito ou um pneu do veículo furado, por exemplo. Situações que vão impactar diretamente no prazo da sua entrega. Nesse momento, é possível enviar um alerta para todos os envolvidos no processo, informando sobre esse atraso. O alerta é recebido ate mesmo pelo cliente, que pode se programar e aguardar a entrega.

 

4. Previsão do horário de chegada

A previsão do horário de chegada é uma funcionalidade que permite ao cliente acompanhar entregas. Dessa forma, é possível se programar para estar no local no momento em que o pedido estiver agendado para ser entregue, ou ainda pedir para que alguém permaneça no endereço.

relacionamento-com-cliente-1024x536

Isso evita que o pedido tenha que voltar para o centro de distribuição, causando transtornos e um custo adicional para a empresa, que terá de fazer uma nova tentativa de entrega.

 

5. Assinatura digital do recebedor

Uma análise denominada “Raio-X da Fraude” realizada pela Konduto – empresa brasileira de antifraude, mostrou que transações realizadas entre janeiro e dezembro de 2017 no e-commerce brasileiro,  sofreram uma tentativa de fraude a cada 5 segundos.

Entre os golpes mais comuns estão o uso de cartão de crédito clonado e a compra com desistência do pedido depois que ele já foi entregue. Tais práticas podem ser minimizadas com a captura da assinatura digital do cliente que está recebendo a mercadoria. No ato do recebimento, o motorista faz o registro da assinatura, que é enviada diretamente para o sistema da empresa. Com isso, não é necessário acumular e arquivar canhotos, nem realizar conferências manuais.

 

Mais benefícios para sua empresa

Todo gestor quer sua operação organizada e rendendo bons resultados para a empresa. Mas para isso, é necessário estar sempre em busca de recursos que possibilitem um melhor desempenho para a atividade da empresa e que aumente os índices de produtividade, além de otimizar a rotina dos profissionais. Ao conquistar todos esses aspectos, a empresa conseguirá oferecer um atendimento de qualidade e satisfatório para seus clientes.

 

A automatização dos processos torna o processo de acompanhar entregas, mais ágil, efetivo e seguro. O sistema dLieve foi desenvolvido para atender de forma completa esse e outros quesitos de sua empresa. Para isso, conta com uma série de funcionalidades, além da possibilidade de criar recursos personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio. Conheça todas as funcionalidades que a dLieve oferece e veja como ele vai te ajudar a acompanhar entregas.

Solicite uma demonstração gratuita do sistema e teste todas essas funcionalidades na prática. Continue acompanhando os conteúdos no blog da dLieve, para estar por dentro de todas as novidades e soluções que podem ajudar na gestão logística as entregas de sua empresa.

 

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve