Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A principal diferença entre o rastreador de entrega e o sistema dLieve é a finalidade dessas ferramentas. Além disso, a quantidade de funcionalidades que elas oferecem também muda.

Enquanto o propósito do primeiro é a segurança,  o segundo é focado em facilitar o acesso à informação logística. Para isso, a dLieve disponibiliza dados em tempo real para que a  equipe consiga fazer uma melhor gestão sobre a operação.

roteiros de entrega

Em outras palavras, o rastreador nada mais é que uma peça que você instala no veículo e ele então passa a fornecer em tempo real informações, como posicionamento, se o motor está ligado, se as portas estão abertas, etc. Alguns deles podem ter um painel dentro do veículo para avisar à central que chegou ao local de entrega.

Há rastreadores  mais completos que já oferecem informações sobre a localização da carga e emitem alarmes ao gestor logístico quando há uma mudança inesperada de rota, alertando contra furtos e roubos.

Como você já deve ter percebido, as informações são limitadas e vão depender do modelo do rastreador.

Já o sistema dLieve é uma ferramenta capaz de integrar vantagens de um rastreador de entrega e ainda agregar valor às operações ao oferecer maior quantidade de recursos. Ele envolve embarcador, transportador e cliente final em busca de uma gestão eficiente e completa.

Neste artigo, você vai ver quais são as principais diferenças entre esses dois sistemas. Confira!

 

Diferenças entre o rastreador de entrega e o sistema dLieve

Atualmente, o rastreador de entrega é um recurso comum para as operações das companhias. De acordo com o Dossiê de Roubos, um levantamento realizado pelo Instituto de Segurança Pública, em 2018, as empresas brasileiras tiveram um prejuízo de 1,47 bilhões casos de roubo de cargas.

O relatório também destaca que as organizações estão mais preocupadas com os custos dos seguros de cargas – um benefício que é obrigatório por lei. A obrigação de contratar esse serviço gera custos altos para as pequenas empresas. Com isso, o uso de tecnologias de rastreamentos se tornam mais frequentes, numa tentativa de mitigação dos riscos de roubo.

cargas

Caso a carga seja desviada ou furtada, o rastreador pode mostrar para onde os pedidos estão indo. Enquanto isso, o gestor pode acionar os órgãos competentes para evitar que a mercadoria seja perdida.

Além disso, o sistema pode ser um recurso de apoio na abertura de um sinistro de roubo para as empresas que contratam seguro de cargas.

Apesar de necessário para aumentar a segurança na atividade, o rastreador de entrega é limitado. Ele não alcança todos os envolvidos no processo. O motorista não consegue utilizar esse sistema para tornar seu trabalho mais produtivo, por exemplo.

Enquanto o rastreador de entrega é focado em segurança, o sistema dLieve está voltado para a gestão das operações logísticas.

Ao entender as vantagens do sistema dLieve, você vai ver como a busca pelo aumento da produtividade é um ponto forte da ferramenta.

Com o sistema dLieve, a empresa consegue monitorar as suas entregas em tempo real, gerenciar o trabalho dos entregadores, ter mais facilidade na comunicação entre entregadores e central, otimizar a rota e mais uma série de recursos. Saiba mais falando com um dos nossos consultores.

CTA dlieve sistema

Em outras palavras, a dLieve é um sistema que faz a gestão de todo o processo, da coleta até a entrega efetiva da mercadoria.

Veja abaixo uma tabela que compara os benefícios oferecidos pelo rastreador de entrega e pelo sistema dLieve:

 

Funcionalidades 


Sistema dLieve                                

 Rastreador de entregas

Monitoramento em tempo real

Identificação do motorista e controle de jornada

Alertas contra furtos e roubos

Chat com o Motorista

Telemetria

Registro e Otimização de Rotas   

(Apenas registro de rotas percorridas)

Baixa automática das entregas

(Vai depender do tipo do rastreador)

Integração com outros sistemas (ERP, TMS…)

Data e previsão do horário de entrega

Alerta de Atrasos

Comprovante digital (canhotos de entregas)

Indicadores de desempenho

 

Indicadores em tempo real

Os indicadores de performance entregam dados sobre toda a operação logística. Ou seja, a empresa consegue saber se os seus pedidos estão sendo entregues dentro do prazo, como está a avaliação dos clientes com relação ao serviço, se os produtos estão chegando dentro do esperado, gerenciar as ocorrências etc.

Uma empresa que atua com entrega de produtos para construção civil, por exemplo, precisa entregar os materiais da obra no prazo. Do contrário, a obra pode ser prejudicada.

Quando o prazo de entrega não é cumprido, os indicadores apresentam essa informação e a empresa pode agir para evitar esse problema.

Comprovante digital de entrega

No lugar do comprovante impresso, o gestor logístico recebe a assinatura digital do consumidor e a foto do produto entregue, que são coletadas na hora da entrega pelo motorista. Em suma, é a eliminação da conferência infinita dos canhotos impressos de entregas, que ainda carregam o risco de serem perdidos.

Canal de comunicação com o motorista e o cliente final

O acesso à torre de controle  logístico via chat no aplicativo, facilita a comunicação com o motorista. Caso ele tenha e dificuldades para localizar o local da entrega, pode acionar a central por meio do app para confirmar o endereço.

O cliente, por sua vez, pode usar o sistema para comunicar que não estará em casa para receber a mercadoria e pedir reagendamento da entrega.

Custo

Enquanto o rastreador demanda um investimento alto, pelo fato de ser necessário instalar um hardware em cada veículo que será rastreado – chegando a R$5.000,00 – R$10.000,00 por instalação – a dLieve tem custo zero nessa etapa. Isso porque basta baixar o aplicativo em um celular android para ter acesso a todo tipo de informação gerada pelo sistema.

O sistema dLieve é um recurso baseado na chamada nuvem. Isso quer dizer que todas as informações não ficam hospedadas em um computador dentro da empresa. Os dados são armazenados dentro do sistema, podendo ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar.

Para manter as informações em segurança e evitar fraudes, o sistema só pode ser acessado por meio de credenciais de usuário e login. Dessa forma, cada tipo de usuário terá acesso a informações específicas da operação.

tela de login dlieve

Na contratação do recurso, o cliente não precisa agendar instalação e aguardar o serviço. A liberação do sistema é feita de forma automática. Apesar do software ser intuitivo, nossos consultores também oferecem treinamento à equipe logística da empresa contratante.

Além disso, a ferramenta pode ser integrada a outros sistemas, como TMS, ERPs e sistemas via API, EDI, WEBSERVICE e outros modelos.

 

Quem pode usar o sistema dLieve?

O sistema dLieve foi desenvolvido para ajudar embarcadores, transportadoras e cliente final. Nosso objetivo é tornar a gestão de entregas cada vez mais fácil e assertiva.

Sendo assim, qualquer empresa que sente necessidade de aprimorar a logística de entregas e coletas, pode contar conosco.

Se você já utiliza um rastreador de entrega, mas acredita que esse recurso não atende as necessidades do seu negócio porque não contribui com a gestão, o sistema dLieve é para você.

Quer conhecer melhor a ferramenta e entender como ela pode fazer você e seus clientes acreditarem na eficiência das entregas? Preencha o formulário abaixo converse com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

dlieve gestão logística

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve