Blog dLieve

Tecnologia e Logística

Otimizar processos e reduzir custos da operação logística é uma necessidade diária do gestor logístico. A operação deve ser mais eficiente tanto para a empresa, quanto para o cliente final, que irá perceber a evolução dos serviços contratados.

No setor logístico, o investimento em ferramentas e equipamentos é indispensável e o gestor precisa apresentar resultados e comprovar o retorno sobre o investimento (ROI) feito. Entretanto, sabemos que essa tarefa nem sempre é fácil.

Neste artigo, vamos detalhar como a dLieve comprova o ROI da operação logística com assertividade.

 

Operação logística no dia a dia

A condução de uma operação logística é rodeada de desafios, que vão desde o momento que antecede a entrega até a chegada ao cliente ou destino final.

A fim de que tudo saia como o esperado, é preciso determinar as rotas antecipadamente, carregar os caminhões, organizar as jornadas dos motoristas, garantir que o produto terá sua integridade preservada e etc.

Quando esses processos não são feitos de forma adequada, a empresa pode sofrer com problemas que prejudicam o negócio, como desvios de carga, atraso na entrega, entre outros fatores.,

Para ilustrar, vamos pensar no setor de construção civil, cujo cumprimento dos prazos de entrega das ferramentas e materiais é fundamental para o andamento e finalização das obras. Quando eles não chegam no prazo esperado, os profissionais precisam parar suas atividades. Com isso, a conclusão do trabalho vai sendo prorrogada.

entrega de materiais de construção civil

Resolver esse problema ajudará a construtora ou mesmo a loja de materiais de construção a cumprir com seus prazos, melhorando sua imagem no mercado e, consequentemente, fidelizando clientes e atraindo novos.

 

Soluções encontradas com o uso da tecnologia

A dLieve é uma ferramenta SaaS (Software as a Service) ou seja, hospedada em nuvem, que permite a utilização de forma online e offline em qualquer dispositivo, pela plataforma e aplicativo (este último no caso dos motoristas).

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de resolver problemas enfrentados pelos gestores logísticos e nas dificuldades que eles encontram para ter sucesso na gestão de entregas – parte fundamental da cadeia logística e altamente valorizada pelo cliente final.

No e-commerce, as reclamações em relação ao atraso nas entregas são as mais frequentes. De acordo com um levantamento realizado pelo Reclame Aqui, houve um aumento de 34% nos registros da plataforma em 2018, comparado com o ano anterior. No primeiro semestre do mesmo ano, o site registrou mais de 24 mil queixas contra as transportadoras.

As empresas que monitoram seus indicadores logísticos e que buscam soluções, conseguem evoluir. Inclusive, aumentando a efetividade das entregas e reduzindo a insatisfação do consumidor.

Com o sistema dLieve, o gestor consegue observar o ROI da ferramenta logo que começa a utilizá-la na operação logística, pois uma das funcionalidades do sistema é a visualização de indicadores em tempo real.

A entrega desses dados permite que o gestor possa aplicar melhorias em suas operações para reduzir os gargalos e problemas enfrentados.

sistema dLieve

CTA dlieve sistema

 

ROI comprovado com a dLieve

A dLieve é um sistema de gestão completo, que realiza desde a otimização de rotas para as entregas até a confirmação de recebimento do cliente. A ferramenta fornece dados precisos que comprovam o ROI e permitem que a organização conduza suas ações de forma mais estratégica.

Por exemplo, com o uso do software, a empresa pode eliminar o custo de um operador que perde muito tempo ao telefone para fazer o acompanhamento do status das entregas.

Conheça algumas funcionalidades que melhoram a performance do seu negócio:

 

Controle total de entregas realizadas e não realizadas rastrear mercadoriaCarregamento do caminhão

Quando o carregamento é feito de forma manual, muitos problemas podem ocorrer. Se o caminhão sai com uma carga diferente da que precisa levar, a empresa corre o risco de perceber o erro só quando a mercadoria é recebida pelo cliente. Ou seja, uma viagem perdida.

A dLieve elimina esse problema com o escaneamento por código de barras. Todos os itens que irão para o caminhão são escaneados e têm o pedido confirmado pelo sistema.

 

transparencia nos dadosRomaneio

A falta de organização é o principal problema enfrentado pelas empresas que fazem o romaneio impresso. Isso sem falar nos custos com impressão que são altos no longo prazo.

No sistema dLieve, a lista de romaneio fica disponível no aplicativo utilizado pelos entregadores. Com isso, não há confusão na entrega dos formulários.

 

otimização de rotasCriação de Rotas

A criação de rotas de forma manual exige bastante tempo dos profissionais. Além disso, limitam o trabalho dos entregadores.

Com a dLieve, a otimização das rotas é feita de forma automática, ou seja, o motorista consulta o aplicativo do sistema pelo celular e já começa a fazer as entregas com a ordem dos pedidos definida.

Além disso, por estarmos linkados com o Waze, conseguimos traçar os melhores caminhos com previsões de chegada assertivas.

 

visibilidade em tempo realControle de jornada do motorista

A falta de controle na jornada dos profissionais pode gerar problemas financeiros e processos trabalhistas. O entregador têm direitos regulamentados por lei, que devem ser garantidos pelas empresas. Mas como a empresa consegue garantir que o profissional fez o seu horário de almoço, por exemplo?

O sistema dLieve permite que o empreendimento faça todo o controle da jornada do motorista. A ferramenta informa o horário das paradas e esses dados podem ser exportados diretamente para a folha de pagamento. Seguindo o que determina as leis trabalhistas.

 

assinatura-digital-1Entrega ao cliente

Como mostramos no início do texto, o atraso nas entregas está entre as principais reclamações dos clientes. Situações como essa prejudicam a imagem da empresa perante o consumidor, por isso é fundamental investir em soluções que garantam efetividade no processo.

O sistema dLieve conta com um recurso de previsão de horário de entrega. É um alerta que informa ao cliente qual é o horário previsto para a chegada do pedido.

Caso o cliente não possa receber o pedido ou não esteja no local, poderá reagendar a entrega para outro momento. Isso evita que o motorista perca tempo tentando realizar a entrega e que o cliente se sinta frustrado.

 

Baixa e comprovação das entregas

No momento da entrega, o motorista precisa pegar a assinatura do cliente e guardar o canhoto do comprovante até retornar para o centro de distribuição. Esse processo pode apresentar falhas, pois o canhoto pode se perder, ser rasurado e o operador logístico tem que esperar o motorista para fazer as baixas no sistema.

Esse processo com a dLieve é automatizado. Por meio de uma assinatura digital, o cliente confirma o recebimento do pedido e a comunicação é enviada diretamente para o sistema que faz a baixa automática.

Dessa forma, eliminamos o trabalho manual de um operador que antes entrava em um ERP ou sistema de gestão para ir dando baixa nota a nota, ou seja, enxugamos custo.

Além disso, para uma transportadora, por exemplo, isso auxilia bastante o fluxo de caixa da empresa. Uma vez comprovado que a entrega foi realizada mais rapidamente, é possível receber pelo serviço de forma mais rápida.

 

chat com motoristaChat com motorista

Por meio do app, o motorista pode se comunicar com a base a qualquer momento. Caso haja algum problema, é possível reportar tudo em tempo real. E assim, reverter a situação.

Essa comunicação evita que os imprevistos resultem em entregas não realizadas, que além de insatisfação do cliente final, gerariam despesas altas por ineficiência. Com essa funcionalidade, conseguimos garantir até 8% de redução de custos com reentregas.

 

Análise da operação logística

Com todos esses benefícios, o gestor ganha vantagem competitiva, pois consegue analisar e executar a operação logística com assertividade e rapidez. Assim, ele terá mais tempo para pensar e investir em novas estratégias que ofereçam melhorias para a gestão como um todo.

Comece agora a transformação logística da sua empresa. Converse com nossos especialistas e solicite uma apresentação do sistema:

dlieve gestão logística

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve