Blog dLieve

Tecnologia e Logística

A pesquisa Perfil do Consumidor Online, feita pelo PayPal em parceria com o Instituto Ipsos, analisou o comportamento de compra de pessoas em diversos países. No período analisado (março de 2017 até março de 2018) 76% dos brasileiros compraram online, 9% a mais do que no período anterior.

Outro dado relevante foi apresentado pela PwC. De acordo com um levantamento feito pela empresa, 7 de cada 10 brasileiros compram pela internet regularmente, chegando a fazer uma compra por mês, pelo menos.

Todos esses dados revelam um aumento no fluxo de pedidos e entregas, que pode ocasionar um gargalo na gestão logística da empresa. Nesse sentido, como organizar o processo sem prejudicar as entregas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente? Parece impossível? Não mais, pois a solução está em um recurso de automatização, que realiza todo o trabalho de forma ágil, segura e eficiente.

A dLieve desenvolveu um sistema para solucionar esse e outros problemas enfrentados na gestão de entregas. Veja como é possível rastrear mercadoria em tempo real!

dlieve rastrear mercadoria em tempo real

Tela de monitoramento do sistema dLieve

 

Preparação do roteiro de entregas

Por meio do sistema dLieve e com o apoio de uma planilha com as informações dos endereços e motoristas, ou ainda por meio de um ERP, é possível preparar o roteiro de entregas para que seja enviado diretamente ao entregador. Após inserir a planilha, o motorista receberá seu roteiro de entregas diretamente em seu aplicativo.

As informações de entregas que acontecerão no futuro não atrapalham o entregador, pois só entrarão em seu roteiro à meia-noite do dia em que elas precisam ser realizadas. Ou seja, a produtividade é garantida.

produtividade logística

Falando em produtividade, como vai a da sua empresa? Faça o teste e receba o diagnóstico.

 

Como é possível rastrear a mercadoria?

Nosso sistema de gestão de entregas funciona online e offline, por meio de dados de internet móvel ou WiFi. Dessa forma, o motorista poderá acessar as informações da sua rota a todo o momento e a empresa terá a localização exata de onde o profissional está. Veja a seguir como é cada etapa do processo para rastrear mercadoria com a dLieve:

 

Status das entregas rastrear mercadoriaStatus das entregas

Por meio do sistema, a empresa verifica quais são os status de cada entrega. O sistema classifica as rotas por meio de legendas que identificam quais são as rotas que já foram iniciadas, quais rotas estão dentro do seu fluxo natural e quais rotas apresentam pendências, como atrasos, por exemplo.

 

mapa de visualização em tempo real rastrear mercadoriaMapa de visualização em tempo real

O mapa de visualização mostra o local exato em que o entregador está. O acompanhamento ajuda as empresas a evitarem o desvio nas rotas ou que o motorista mude o percurso sem comunicar a central logística. Além disso, permite identificar as causas de possíveis atrasos.

 

roteirização rastrear mercadoriaAlterações na roteirização

As alterações são feitas de forma rápida e intuitiva. Basta mover os campos com as informações de cada entregador — ou usar o botão de roteirização para que o próprio sistema identifique a melhor rota.

 

Controle total de entregas realizadas e não realizadas rastrear mercadoriaControle total de entregas realizadas e não realizadas

Depois de inserir as informações da planilha no sistema ou integrar com o ERP da empresa, a dLieve apresentará as informações sobre as entregas. O sistema envia os dados para o aplicativo do motorista e, por meio dessas informações, acompanha o roteiro de entrega.

 

Conforme as entregas são realizadas, apresentam imprevistos ou não são entregues, as legendas são alteradas. O sistema também permite a configuração do tempo que cada entrega demora para ser realizada. Nesse caso, considere o tempo que o motorista leva para parar o veículo, chamar o cliente, entregar o pacote, fazer a confirmação e sair para uma nova entrega.

Essa informação, apesar de não ser obrigatória, pode influenciar no cálculo da estimativa de cada atividade.

 

Pronto para testar?

Faça uma demonstração gratuita do sistema dLieve:

dlieve gestão logística

 

Funcionalidades completas da coleta até a entrega

Nosso sistema de gestão de entregas tem como um dos principais benefícios o controle total sobre as atividades de entrega. Isso quer dizer que, a partir do momento que as informações são inseridas no sistema, a empresa consegue fazer o monitoramento completo das entregas e em tempo real.

Essa atividade influenciará diretamente em diversos pontos da sua operação. Entre eles estão:

  • Aumento na segurança: é possível saber exatamente onde o motorista está e evitar fraudes no processo;
  • Diminui o volume de atendimento: o cliente também tem acesso ao mapa da rota do entregador, podendo acompanhar todo o percurso. Com isso, não precisa entrar em contato com a empresa para saber sobre a sua entrega;
  • Reduz os custos: a roteirização automática avalia qual o melhor percurso para o motorista, levando em consideração a extensão e o tempo de trajeto. Essa avaliação ajuda a reduzir os custos com combustível, por exemplo;
  • Elimina o uso de papéis: não será mais necessário utilizar canhotos para confirmar o recebimento do pedido. O aplicativo permite que o motorista faça o registro digital da confirmação de entrega no ato;
  • Produtividade: não será mais necessário dedicar horas fazendo o planejamento das rotas e perdendo tempo na baixa e confirmação das entregas.

dlieve rastrear mercadoria

O sistema dLieve foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma rotina mais efetiva para as empresas que trabalham com gestão logística. Por isso, conta com todas as funcionalidades necessárias para uma gestão completa. Entre as principais estão:

 

Otimização de Rotas

Sua empresa economizará tempo e dinheiro com um planejamento de rotas automatizado.

 

Previsão de horário de chegada

Evite transtornos e desencontros no momento da entrega. A funcionalidade permite comunicar o cliente a previsão do horário da chegada do pedido, assim ele pode se planejar para recebê-lo.

 

Alerta de atrasos

Atrasos deixarão de ser um problema. O motorista pode enviar alertas para todos os envolvidos no processo de entrega e recebimento do produto, comunicando sobre o atraso e evitando transtornos.

Isso sem falar em outras ferramentas como controle de agendamento, controle de pagamentos, ocorrências, agendamento de entregas, chat com o motorista e muito mais.

botão entrega de produto

Conheça todas os recursos que a dLieve oferece para ajudar na sua gestão de entregas.

Continue acompanhando nossos conteúdos para manter-se informado sobre as melhores ferramentas do mercado.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Patrick Rocha

Executivo de Logística e Negócios.
CEO da dLieve