Escolha uma Página

Blog dLieve

Tecnologia e Logística

O planejamento no controle de entregas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, acompanhar a logística evitará problemas. Porém, isso só será possível com a implementação de um software de roteirização de entregas.

Considere um sistema que se preocupa com a organização da rotina do cliente, pois envia, por SMS ou e-mail, o horário em que a mercadoria será entregue.

Além disso, tanto o cliente, quanto a empresa, poderão acompanhar o trajeto do entregador. Caso ocorra algum problema no percurso, todos saberão imediatamente, evitando frustrações e ajudando a planejar uma solução ágil para o incidente.

Agora vamos falar diretamente para o seu negócio. Quais são os problemas que ele enfrenta na área de logística? Já pensou que um software de roteirização e monitoramento de entregas pode solucionar vários deles? Neste artigo, além do funcionamento desse sistema, vamos mostrar as principais vantagens que ele é capaz de oferecer a sua empresa. Acompanhe!

Os desafios no planejamento das entregas

Empresas que trabalham com entregas vivem grandes desafios. O atraso, por exemplo, causa insatisfação no cliente e gera despesa para o negócio.

De acordo com o Reclame Aqui, em 2018, os consumidores registraram 90 mil reclamações de atraso na entrega. Comparado ao ano anterior, foi um aumento de 34%.

Problemas como esse podem ser resolvidos com planejamento. Vamos pegar um exemplo para o estado de São Paulo. Imagine que a sua empresa está localizada em Osasco, mas tem duas entregas para fazer, na Barra Funda e no Tatuapé. A melhor opção para o entregador é usar a Marginal Tietê.

Provavelmente, ele fará primeiro a da Barra Funda. Dependendo do horário que sair, como após às 15h ou 16h, certamente pegará trânsito. Porém, sem planejamento, essa previsão não será feita. O software de roteirização de entregas faz a análise da rota e identifica o melhor caminho para realizar a entrega.

planejamento roteirização de entregas

Vantagens que um software de roteirização de entregas proporciona

Há anos que a área de logística enfrenta problemas com os seus processos. As empresas que não utilizam nenhum tipo de software ficam dependentes do retorno dos entregadores para saber se houve ou não sucesso no serviço. A falta do detalhamento das informações está entre os principais problemas enfrentados.

1. Reduz os custos causados pelas falhas na entrega

A falha na entrega é um dos maiores causadores de custos para a empresa. Quando uma entrega não é realizada, seja por falha do entregador ou porque o cliente não pode receber, a operação tem que ser repetida.

A vantagem do software é que ele evita esse problema, pois o cliente é avisado quando o pedido chegará. Caso o problema seja com o entregador, a empresa pode buscar uma solução para que o pedido não retorne para o seu galpão.

2. Otimiza o tempo de entrega da sua frota

O sistema de roteirização conta com mapa de geolocalização que mostra o tempo de percurso de cada entrega. Essa opção permite que a empresa controle o volume de entrega de cada profissional. Por exemplo, um profissional que mora na Zona Leste de São Paulo, pode fazer todas as entregas dessa região no final do dia e ir direto para casa em seguida.

Assim, a empresa diminui a despesa com o seu trajeto de retorno e garante um menor tempo entre cada entrega.

3. Contribui no gerenciamento da equipe e da frota de veículos

A roteirização permite que a empresa faça uma previsão de quantos veículos serão necessários para realizar as entregas. Dessa forma, é possível reduzir o tamanho da frota, aumentando o número de corridas de cada colaborador.

4. Traz mais controle das atividades

A empresa terá controle total de todas as atividades. Desde o momento em que o pedido sai do centro de distribuição até a confirmação do recebimento, feito de forma digitalizada.

5. Aumenta a qualidade do seu serviço e da rotina do entregador

Saber todas as etapas de uma entrega proporciona mais segurança para o cliente e diminui a sua ansiedade.

O entregador também ganha no processo, sabendo exatamente as entregas que precisa fazer no dia, seus trajetos, o tempo que levará em cada um deles e quando serão finalizadas. Sua rotina de trabalho fica mais organizada e tranquila.

Ao contratar o software de gestão e monitoramento da dLieve, o cliente contará com um treinamento das principais funcionalidades da plataforma. Em seguida, ele recebe seu login e, caso precise, também pode fazer uma integração com outro sistema que utiliza.

O sistema é personalizado com a identidade visual da sua empresa, tanto na parte web quanto no aplicativo. Quer conhecer os benefícios que a dLieve pode oferecer?

botão entrega de produto

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *